childrenplayingAinda nao leu a parte 1? Leia aqui.

Maneiras de lutar contra o mundanismo
Nós temos a grande responsabilidade de treinar nossos filhos para lutar contra o mundanismo. Não é suficiente apenas identificar os problemas, pois grandes medidas são exigidas. Os pais precisam mostrar a seus filhos que eles precisam valorizar suas almas mais do que as coisas deste mundo, temer e amar ao Senhor mais do que o louvor ou a censura das pessoas e se preocupar mais em acumular tesouros no céu do que tesouros na terra. Tudo isso requer muita perseverança da parte dos pais, bem como muitos sacrifícios.

Seja um Exemplo de Piedade
Primeiramente, nós precisamos ser exemplos para nossos filhos sobre como lutar contra o mundanismo. Nossos filhos lutam contra ele porque nós também lutamos. Se os pais são bajuladores e dão mais consideração à aparência externa do que às coisas espirituais, se amam mais as coisas materiais, vivem pelo prazer terreno, se importam com as coisas terrenas e abraçam o orgulho, como eles poderão ajudar seus filhos? Muitos pais vivem no lugar de seus filhos. Orgulham-se da popularidade, da beleza física, do sucesso ou da riqueza deles, confirmando, assim, os piores traços nos filhos e neles mesmos.
Ajudá-los nessa luta deve começar com nossa própria batalha. Se nossos filhos não veem nossa luta, eles não terão nenhuma ideia do que é lutar contra o mundanismo. Se eles não virem você vivendo por coisas maiores que a glória das pessoas, eles não irão viver por coisas maiores que essa. Se eles veem um orgulho desmedido em você, eles se tornarão orgulhosos em suas ações.

Ensine a Autorenúncia
Em segundo lugar, precisamos ensinar nossos filhos a autorenúncia. O mundo mira o amor próprio. Ele incita nossos filhos a satisfazerem suas vontades, desejos e ambições. Nós precisamos combater isso ensinando-os o poder da autorenúncia. A autorenúncia é um ato de fé que começa na mente, no coração e na vontade. Precisamos do poder do Espírito para dizer “não” às exigências do nosso eu. Nós ensinamos às crianças o que é a autorenúncia encorajando-as a serem “outro-cêntricas”. E o melhor lugar para elas aprenderem isso é em casa. Ensine a seus filhos a beleza de cuidar de seus irmãos e irmãs. Mostre a eles como servir as pessoas com que eles vivem diariamente. Use as devocionais familiares para mostrar a seus filhos o que é mais importante na vida. Proteja seu casamento com cuidado, pois o casamento é um dos relacionamentos mais abnegados que seus filhos verão. Ele mostra como as esposas devem se submeter a seus maridos e como os maridos devem estar dispostos a entregar suas vidas por suas esposas.

Combata a Concupiscência dos Olhos
Em terceiro lugar, João nos diz que o mundanismo inclui a concupiscência dos olhos. Pense no brilho dos olhos dos seus pequeninos: esses olhos absorvem uma grande quantidade de objetos, eventos, ações e impressões. Durante as últimas décadas, nós aprendemos o perigo de deixar nossos filhos assistirem muita TV, passarem muito tempo no computador ou terem muito acesso a livros, revistas e filmes populares. Deixá-los explorar este mundo sem guia, supervisão ou qualquer responsável é simplesmente errado. Precisamos ensiná-los a fazerem escolhas sábias, desligando a fonte dessas tentações mundanas. Não devemos deixar nossos filhos irem sem guarda ao mundo enquanto nós nos ocupamos com nossas próprias buscas e interesses.

Pais, vocês sabem o que seus filhos estão fazendo no computador? Que livros estão lendo? Que vídeos estão assistindo? Que mensagens estão enviando no celular? O que vocês sabem sobre a vida diária deles? Que parte vocês têm nela?

Embora não possamos tirar nossos filhos do mundo, nós podemos desafiar os modos pelos quais o mundo trabalha em nossos filhos. Talvez nós precisemos ver antes o que eles desejam ler ou assistir. Precisamos ser sábios ao explicá-los que um filme, um livro ou uma revista não serve para cristãos, pois promove falsidade ou imoralidade, encoraja materialismo ou autossatisfação, glorifica violência ou apresenta uma visão não cristã da sexualidade humana.

Pense com cuidado antes de dar a seus filhos acesso aos vários meios de comunicação, seja um computador, um Ipad ou um smartphone. Eles são velhos o suficiente para usarem esses aparelhos com responsabilidade? Como você irá monitorar suas atividades? Além disso, vá também fazer compras com eles. Faça parte de suas decisões, sejam elas por roupas, música ou acessórios. Encoraje-os a gastar dinheiro sabiamente. Esteja preparado a dizer “não” quando preciso, mas também os deixe cometer alguns erros, como gastar muito em sapatos novos e depois não ter dinheiro para uma nova camisa. Viver com as consequência de uma decisão ruim pode ser uma ótima maneira de aprender.

Uma das maneiras mais proveitosas de ajudar nossos filhos a lutar contra o mundanismo é falar com eles. Adoração familiar é um ótimo momento para tais bate-papos. Use um verso ou uma passagem apropriada da Bíblia como um salto de partida para essas conversas. Atividades diárias também promovem oportunidades para discussões um a um, mas lembre-se de ouvir tanto quanto falar e de instruir e transmitir sabedoria mais do que criticar ou condenar.

Revele o Problema do Coração
Em quarto lugar, ajude seus filhos a lutar contra o mundanismo ensinando-os que objetos materiais não são pecaminosos em si. Como criações de Deus, muitas coisas são boas desde que sejam recebidas com gratidão e que sejam usadas da maneira que Deus quer. Entretanto, nossas naturezas pecaminosas são propensas a perverter todas as coisas boas e a usá-las para nosso mal. Nossos filhos se doam para o mundanismo nas coisas mais absurdas. Meninos de cinco anos de idade discutem com seus amigos sobre qual pai consegue bater em outro pai. Meninas pequenas discutem sobre quem tem o vestido mais bonito. O mundanismo pode alimentar praticamente qualquer coisa na vida. Nós, que reconhecemos o Senhorio de Cristo, concordamos com Paulo que seja lá o que fizermos, tudo deve ser feito para a glória de Deus (1 Co 10:31). Nenhuma área da vida de seus filhos deve estar fora do Senhorio de Cristo, sejam posses materiais, relacionamentos pessoais, família, trabalho escolar, vocações, atividades de lazer ou de entretenimento. A guerra contra o mundanismo deve ser lutada em todas essas coisas. Como seres humanos, somos capazes de nos esquecermos de que estamos em guerra. Nós deixamos nossas defesas para baixo e paramos de combater o bom combate. Precisamos não só ensinar nossos filhos sobre a guerra em que estão, como também precisamos equipá-los, encorajá-los e liderá-los nessa guerra contra o mundanismo.

Enfatize o Positivo
Em quinto lugar, não é suficiente apenas varrer o mundanismo das mentes de nossos filhos (veja Lucas 11:24). Simplesmente negar a eles acesso aos diversos meios de comunicação geralmente aumenta o poder da tentação. Nós também não podemos nos retirar do mundo para preservar a santidade como os Amish fazem. Comprar nossas roupas de lojas de segunda-mão ou limitar o que possuímos também não são formas de curar completamente o mundanismo. Isso porque o mundanismo e o orgulho podem se enraizar até mesmo na frugalidade, na austeridade e no asceticismo rigoroso (Cl 2:20-23).

Para lutarmos verdadeiramente contra o mundanismo, nós precisamos encher nossos filhos com coisas boas. Encha suas mentes com a Escritura e ofereça a eles bons livros para ler. Procure por bons filmes que reforcem valores cristãos. Deixe que eles aprendam a fazer músicas por contra própria no piano ou no violão. Se seus filhos não podem ir a uma festa mundana na sexta-feira à noite, deixe-os ter uma festa saudável e supervisionada em casa. Passe tempo como família fazendo alguma atividade favorita deles. Se ofereça para ir acampar com eles. Mas também vibre com o evangelho na presença de seus filhos, de maneira que eles não só o imitem quando em comunhão com os irmãos, como também evangelizem não cristãos e sirvam a ambos – crentes e não crentes. Se tudo o que fizermos for dizer “não” a nossos filhos sem oferecer alternativas, nós simplesmente iremos desencorajá-los. A melhor maneira de desencorajar o mundanismo é a de ensinar a nossos filhos formas honrosas a Deus de se aproveitar as coisas boas que o Pai das luzes nos deu – tanto as espirituais quanto as naturais.

Lute Pela Fé
Finalmente, lembre-se de que a batalha contra o mundanismo não é simplesmente contra coisas externas. O mundanismo é um disfarce do coração e deve ser lutado pela fé, então faça mais do que apenas regular o comportamento exterior de seus filhos. Para lutar contra o mundanismo, nossos filhos precisam de um novo coração e de uma nova vontade. Eles precisam de fé em Deus e de amor por Jesus Cristo. Acima de todas as coisas, ore por seus filhos sem cessar. Deixe a proposta do evangelho diante de seus olhos e ouvidos. Lidere-os em direção a Cristo, instando-os a lançar cada parte deles diante d’Ele como seu Salvador e Senhor. Ore para que a fé seja dada a eles de forma que reivindiquem tudo o que foi prometido a eles no batismo. Ore para que eles se devotem firmemente a Deus, confiando n’Ele e amando-O por meio de Jesus Cristo, pois só Ele pode livrá-los do poder do mundo, da carne e do diabo. Sem a oração, sem a Palavra e sem o trabalho do Espírito Santo, tudo que fizermos para nossos filhos irá fracassar.

Nosso Maior Encorajamento: Vitória Prometida em Cristo
Nosso maior encorajamento na luta contra o mundanismo é esta promessa de nosso Senhor Jesus Cristo: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33). Deus declarou que Ele é por nós (Rm 8:31), mesmo na nossa luta para livrar nosso filhos da armadilha fatal do mundanismo. Ele promete vitória – sim, vitória eterna – para aqueles que permanecerem firmes na luta até que a guerra acabe (1 Co 15:57-58). Os maiores prazeres do mundo são temporários, mas a vitória de Cristo em nós e por nós pela fé é eterna. Lembre-se da declaração de Spurgeon: “Se você tivesse conseguido o mundo, você não teria conseguido nada depois que a tampa do seu caixão fosse aparafusada e que entrasse pó na sua boca”.
Que Deus trabalhe tanto em você e nos seus filhos com o poder salvador de Seu Espírito que o mundo caia morto nos seus pés juntamente com você morto para o mundo. Que Ele possa abençoar ricamente você e seus filhos com Suas misericórdias da aliança e que Ele deposite Sua aprovação divina em todos os seus esforços para preservar seus filhos da aliança das tentações pecaminosas do mundanismo.

_____________

joel beeke*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Setembro/2012) , traduzido com permissão do autor.

**Dr. Joel Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA). É pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation, editor da Banner of Sovereign Grace Truth, diretor editorial de Reformation Heritage Books, presidente da Inheritance. Foi co-autor, escreveu ou editou mais de 50 livros, dentre os quais, “Vivendo para a Glória de Deus” e “Vencendo o Mundo”. Obteve seu Ph.D. em Teologia da Reforma e Pós-reforma no Westminster Theological Seminary. Ele é convidado freqüentemente para lecionar em seminários e pregar em conferências ao redor do mundo. Ele e sua esposa, Mary, foram abençoados com três filhos: Calvin, Esther e Lydia.

*** Tradução: Rebeca Romero