“Você se pega dizendo a Deus o quanto você poderia trabalhar para Ele se ao menos seus filhos parassem de brigar ou dormissem por mais tempo? Você luta com a demora para alimentar um bebê? Você se pergunta sobre o valor de todo o tempo que gasta lavando os corpos e servindo refeições? Você imagina o porquê Deus designou a maternidade para requerer tanto tempo e energia para influenciar tão poucas pessoas? Você sente que está desperdiçando o seu potencial? Você não seria mais útil se tivesse grande influência sobre muitas pessoas?”
Publicado pela Éden Publicações, este pequeno livro é muitíssimo proveitoso e útil, abordando a questão da “Produtividade na maternidade” de forma clara, simples e, principalmente, Bíblica.
Tenho 3 filhos e como é fácil tentar medir minha santificação em quantidades de tarefas feitas no dia. Em muitos dos meus dias “apenas” consigo chegar ao fim deles com as crianças alimentadas e limpas, mas sem dizer o mesmo da minha casa e me sinto frustrada por não conseguir fazer todos os pontos da minha lista diária. São tarefas que nunca acabam! Mal limpo um cômodo e tudo está sujo novamente, e repito tudo por dias, semanas, meses.
Esther nos relembra do principal propósito das nossas vidas: Glorificar a Deus. E nos lembra que o maior interessado nesse propósito é o próprio Deus, que fará sua obra do jeito que Ele mesmo planejou – e Sua vontade é boa, perfeita e agradável.
Queremos crescer em santidade, frutificar os frutos do Espírito e o Senhor usa exatamente nossa rotina para isso. O propósito não é a casa limpa, as roupas passadas e as crianças dormindo. Isso é o instrumento pelo qual o Senhor molda nossa vida à imagem de Cristo. Temos que confiar que os métodos de Deus são eficientes, afinal, Ele nos criou, Cristo viveu como homem e realmente sabe como fazer isso.
Além de relembrar o propósito, a autora ainda nos dá dicas práticas para que nossa mente esteja em paz e aproveite melhor nossa rotina para a glória de Deus.
Além de pequeno, é prático e muito proveitoso. Encorajo como leitura urgente para mães atarefadas e esgotadas.
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”
Efésios 3:20-21
Esther Engelsma é autora de “Como posso me sentir produtiva como mãe?” e “Transformados: como Deus renova sua mente para torná-lo mais semelhante a Jesus.” Ela mora em Grand Rapids, Michigan, com seu marido e três filhos, onde serve sua igreja como assistente administrativa.