*Fonte: Site CBMW

Daniel 4 registra uma transformação marcante na vida pessoal de Nabucodonosor. Nabucodonosor era um chefe de Estado e, portanto, um homem público. Mas até mesmo figuras públicas são almas privadas que são individualmente responsáveis ​​diante de Deus. Minha opinião é que a transformação de Nabucodonosor foi mais do que uma mera reforma comportamental ou ajuste de atitude; foi, antes, uma conversão espiritual de sua alma.

A conversão de pecadores é sempre próxima e pessoal; Deus salva os pecadores individualmente, não corporativamente. Mesmo que cada conversão seja única, um padrão comum opera. Nada tem mais conseqüência eterna do que a conversão pessoal. O testemunho único de Nabucodonosor sugere três coisas comuns a toda conversão genuína: necessidade, intervenção divina e profissão.

Antes de destacar algumas das verdades desta história, eu preciso oferecer uma pequena explicação sobre a ordem dos eventos no capítulo 4. A sequência é potencialmente confusa a menos que reconheçamos que quase todo o capítulo é o testemunho de Nabucodonosor após sua conversão. O capítulo começa com uma doxologia em retrospectiva ao que Deus fez (4:1–3). Isso é seguido por um relato detalhado do sonho e da interpretação e advertência de Daniel ao rei (4:4–27), que precedeu sua conversão. Daniel então interrompe para registrar a atualização do que foi sonhado (4:28-33), e o capítulo termina com a profissão de fé de Nabucodonosor em primeira pessoa (4:34-37). Com isso em mente, podemos descobrir as principais lições sobre conversão.

ORGULHO PRÉ-CONVERSÃO
“Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?” (4:30). A grandeza da Babilônia era inegável. Os arqueólogos modernos ainda se maravilham com o gênio arquitetônico e a magnificência da Babilônia que Nabucodonosor havia construído. Quanto mais seus antigos moradores e visitantes ficariam impressionados com essa rainha de todas as cidades. Com suas paredes aparentemente inexpugnáveis, a imponente Porta de Ishtar, os grandes templos, o palácio luxuoso e a maravilha dos jardins suspensos, o esplendor de Babilônia era incomparável. Do ponto de vista da visão natural, Nabucodonosor tinha todos os motivos para se orgulhar de suas realizações.

Nada, no entanto, pode ser concluído apenas pela visão natural. Daniel deixou explicitamente claro a Nabucodonosor no início de seu reinado que “o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória” (2:37). Em sua presunção, Nabucodonosor tomou crédito por tudo isso.
Embora a manifestação de orgulho de Nabucodonosor fosse única, seu orgulho egoísta é a doença comum e fatal de todos os pecadores, sejam eles prósperos ou pobres, empreendedores bem-sucedidos ou não. A imutável lei espiritual é que Deus “resiste aos soberbos e dá graça aos humildes” (1 Pedro 5:5). Nabucodonosor precisava de graça. A menos que o Senhor interviesse e mudasse seu coração, Nabucodonosor estava caminhando para uma trágica eternidade. Assim é para todo pecador: a intervenção divina é necessária para mudar o destino de certo modo.

INTERVENÇÃO DIVINA
A conversão é marcada pela fé em Deus e pelo arrependimento do pecado: é a primeira resposta consciente à graça de Deus que invade irresistivelmente o coração, implantando a vida espiritual e possibilitando a percepção espiritual. A história da conversão de Nabucodonosor coloca um rosto nas proposições teológicas de Paulo de que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rom. 10:17) e que “não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam ”(Rom. 10:12). O Senhor graciosamente deu a palavra e governou as circunstâncias que levaram o rei pagão à salvação.

Primeiro, o Senhor deu a palavra através de um sonho, um meio comum de comunicação entre Deus e os pecadores naquela dispensação. Sem vida ou percepção espiritual, no entanto, Nabucodonosor não tinha idéia do que o sonho significava, apenas que era perturbador (4:5). Deus deu graça a Nabucodonosor, e Ele assegurou que tudo estaria no lugar certo para a execução temporal daquela graça. Entre as razões pelas quais Deus soberanamente levou Daniel à Babilônia, uma foi para posicionar o pregador necessário para a conversão do rei orgulhoso. Novamente, a teologia inspirada de Paulo explica os meios que Deus usa para salvar pecadores: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Rom. 10:14–15a). Visto que Deus é tanto o Autor quanto o Consumador da fé (Hb 12:2), nunca há qualquer chance de que algum componente essencial dos meios da graça não consiga alcançar o fim ou propósito da graça.

Deus controla e governa o tempo com vistas ao Seu propósito eterno, incluindo Seu propósito de salvar os indivíduos, cuja salvação é sempre para o louvor da glória de Sua graça (ver Efésios 1:4–12).
Uma vez que Deus resiste aos orgulhosos e dá graça aos humildes, Ele teve que humilhar o orgulhoso Nabucodonosor para despertar nele sua necessidade de graça. Apenas quando os pecadores são trazidos para ao seu próprio fim, eles se movem a reconhecer o Senhor. No sonho, o Senhor revelou ao rei o caminho da humilhação e Daniel interpretou e aplicou a palavra. Aqui estão os pontos proeminentes do sonho e sua relevância. Ele viu uma árvore florescente, grande e frutífera o suficiente para sustentar todas as criaturas da terra (4:10). Mas então a árvore foi cortada em uma cepa com as raízes (4:14-15). Estranhamente, a cepa foi presa e abandonada aos elementos da natureza (4:15). E ainda mais estranhamente, a cepa foi transformada em um animal, destinado a viver da grama do campo por um período de sete tempos (4:15-16). Quando Daniel aprendeu os detalhes do sonho, ele sabia que seria uma mensagem difícil de transmitir, mas ele entregou-o fielmente. Ele disse a Nabucodonosor que a árvore representava a ascensão de seu império e sua majestade pessoal (4:22). O corte da árvore e o restante de uma cepa representaram a intenção de Deus de remover pessoalmente o exercício da soberania de Nabucodonosor, forçando-o a viver como um boi por um período de sete tempos, provavelmente sete anos (4:23-25). Daniel deixou claro que Deus o estava diminuindo para trazê-lo aos seus sentidos espirituais (4:24-26). Como qualquer bom pregador, Daniel deu a palavra e pressionou a congregação de um homem a se arrepender enquanto havia tempo: “Portanto, ó rei, aceita o meu conselho e põe termo, pela justiça, em teus pecados e em tuas iniqüidades, usando de misericórdia para com os pobres; e talvez se prolongue a tua tranqüilidade.” (4:27).

Segundo, Deus governou as circunstâncias para alcançar o Seu propósito. Um ano se passou após o sonho, sem evidência de arrependimento. Mas em seu próprio tempo, o Senhor em misericórdia interviu, e Daniel 4:28 efetivamente resume isso: “Tudo isso veio sobre o rei Nabucodonosor”. No exato momento em que o rei estava se vangloriando, uma voz do céu interrompeu, e o processo de humilhação começou. Para simplificar, Nabucodonosor perdeu a cabeça. Deus o deixou louco.

Parece que o outrora glorioso monarca pensou que era uma vaca, e tudo o que seus pastores reais podiam fazer era amarrá-lo no quintal do palácio e deixá-lo fazer o que as vacas fazem. Só podemos imaginar como os “especialistas” do tribunal lidaram com essa situação por sete anos. Enquanto a administração, sem dúvida, manteve isso em segredo ao público, Deus garantiu o reino para o rei louco (4:26), mas mais significativamente, Ele estava alcançando o coração de Nabucodonosor. No momento certo, o rei ergueu seus olhos de “vaca” para o céu e percebeu o que ele nunca havia percebido antes em seu estado anteriormente racional: Deus governa (4:34). A única explicação factível para essa transição da irracionalidade para a compreensão espiritualmente racional é a graciosa intervenção de Deus. Sem essa interferência divina, todo pecador está condenado; com isso, os pecadores são maravilhosamente convertidos.

Lembre-se da representação de Daniel de Nabucodonosor e seu reino como um leão alado cujas asas foram arrancadas e que receberam um coração de homem (7:4). Acho que o que Daniel viu ocorreu no evento descrito no capítulo 4. A ironia é digna de nota. Na visão, Daniel viu a besta humanizada. De fato, a humanização da besta foi realizada pela bestialização do humano. O ponto a aprender é este: quando Deus se propôe a salvar um pecador, Ele faz tudo o que é necessário para salvá-lo. De uma forma ou de outra, Ele sempre trabalha através de convicção e circunstância para trazer o pecador ao seu senso de necessidade espiritual. Seu propósito nunca falha; os planos de Deus sempre dão certo.

PROFISSÃO PÓS-CONVERSÃO
Daniel 4 é o último registro que temos de Nabucodonosor. O momento exato de sua conversão é impossível saber, mas muito provavelmente foi no final de sua carreira. A Escritura não preserva para nós os detalhes de como sua vida mudou. No entanto, registra para nós sua profissão de fé. Uma das evidências da graça salvadora é a capacidade de compreender a verdade espiritual (1 Coríntios 2:10-14). Novamente, de acordo com Paulo em Romanos 10, uma das condições da salvação é confessar com a boca que Jesus é o Senhor (v. 9). Depois de sua humilhação e de seu despertar espiritual, Nabucodonosor proferiu com a boca uma confissão de inquestionável ortodoxia a respeito do senhorio absoluto do Deus do céu (4:34-35, 37). Daniel havia expressado essa verdade a Nabucodonosor no início (cap. 2), mas a verdade não tinha efeito em um coração indiferente.

Como pagão e politeísta, Nabucodonosor às vezes estava disposto a saudar o Deus de Daniel por revelar segredos (2:47) ou o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego para resgatar do fogo (3:29). Os politeístas ficaram muito felizes em dizer “tio” quando o deus de alguém mostrou alguma superioridade. Mas a confissão no capítulo 4 vai além de dizer “tio”. Quando Deus mudou o coração, a verdade tomou espaço, e a boca se abriu em humilde louvor e submissão voluntária. Nabucodonosor reconheceu o Deus Altíssimo como o único Deus vivo e verdadeiro, cuja autoridade soberana tanto no céu como na terra era eterna, incontestável e irresistível e cujas obras eram sempre certas e justas. Isso é um credo e tanto.

A conversão de Nabucodonosor ilustra outra dimensão do controle soberano de Deus sobre os homens, suas circunstâncias e seus tempos. Em um nível, Deus usou Nabucodonosor e seu império como um instrumento em sua própria mão para realizar seu próprio propósito. Nabucodonosor foi um ator fundamental no quadro geral. Em outro nível, Deus lidou com Nabucodonosor como um pecador comum que necessita de graça salvadora. Deus tomou alguém que era Seu servo no tempo e fez dele Seu filho por toda a eternidade.

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**Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Julho/Agosto de 2007), traduzido com permissão do editor.
**Dr. Michael P. V. Barrett é decano acadêmico e professor de Antigo Testamento no Puritan Reformed Theological Seminary, em Grand Rapids, Michigan, e ministro ordenado na denominação Heritage Reformed.

***Traduçao : Tchai Mussi