Two_Sisters_Praying_01Muitas pessoas acreditam em anjos. Como cristãos, nós também acreditamos que os anjos existem. No entanto, devemos ter cuidado para não confundir o que o mundo acredita com o que a Bíblia diz sobre eles. A triste realidade é que muitas pessoas dizem que acreditam em anjos, mas não em Deus; ou então acreditam que os anjos têm mais poder do que Deus. Às vezes as pessoas dão aos anjos o crédito pelas coisas que Deus realizou. E às vezes as pessoas acreditam em coisas que simplesmente não são verdadeiras. Vamos examinar mais de perto o que a Bíblia ensina, para que possamos entender melhor o que é e o que não é verdadeiro sobre os anjos.

  1. Primeiramente, os anjos são seres criados; eles não são deuses. “Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Colossenses 1:16). Visto que Deus os criou, eles são Seus servos. Eles são criaturas, por isso eles adoram a Deus, seu Criador. “E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem” (Hebreus 1:6). Eles alegremente servem ao Senhor.
  2. Porque os anjos vivem no céu com Deus, eles são santos. Eles não têm pecado, e louvam a Deus sem inveja ou orgulho. Houve anjos que pecaram: eles são os demônios, e serão lançados no inferno, juntamente com todos os descrentes, no Dia do Juízo. No céu, no entanto, não há pecado, porque Deus não tolera o pecado em Sua presença. O céu está cheio de milhares de anjos que se deleitam em servir a Deus perfeitamente. “Acaso, têm número os seus exércitos?”, perguntou Bildade, o suíta, em Jó 25:3a. “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia” (Hebreus 12:22) . Que lugar maravilhoso o céu deve ser!
  3. Os anjos são divididos em tipos diferentes.

  • A Bíblia fala do Anjo do SENHOR. Isso se refere ao próprio Senhor Jesus Cristo. “Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor” (Zacarias 3:1). Este Anjo do SENHOR, o Senhor Jesus, ordenou que as roupas sujas de Josué fossem substituídas por roupas limpas, e que uma linda coroa fosse posta em sua cabeça, mesmo que Satanás estivesse por perto para condená-lo. Isso é algo que só o Salvador pode fazer.
  • Isaías descreve os serafins para nós: “Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os seus pés e com duas voavam” (Isaías 6:2). Serafins têm seis asas; querubins têm duas.
  • A arca da Aliança foi adornada com semelhanças de querubins cobertas de ouro, um em cada extremidade do propiciatório: “Os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estavam eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório” (Êxodo 37:9 ).
  • Há também Miguel, o arcanjo, ou o grande príncipe do céu: “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo” ( Daniel 12:1a). No início, após a criação dos anjos, a Bíblia nos diz: “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos” (Apocalipse 12:7a). Ele parece ser o anjo encarregado da batalha contra Satanás e todo o mal.
  • Depois, há Gabriel, o anjo que deu as novas do nascimento de Cristo para alguns do povo de Deus. Ele disse a Zacarias que ele e Isabel teriam um filho que seria o precursor do Salvador. Quando o velho sacerdote não acreditou nele, ele disse: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas”(Lucas 1:19).

Cada anjo tem uma finalidade, independentemente de sua posição. Todos os anjos estão prontos para servir a Deus; todos os anjos são mensageiros de Deus, eles devem levar as mensagens sejam elas de alegria ou de alerta. Quando o Senhor Jesus Cristo nasceu, “o anjo do Senhor” trouxe a notícia de seu nascimento aos pastores nos campos de Belém. Então, “subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus” (Lucas 2:13). Não é de admirar , então, que os anjos estão interessados ​​no evangelho, e na salvação dos pecadores. Pedro nos diz que “os anjos anelam perscrutar” as coisas de Deus (1 Pedro 1:12). Jesus disse: “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:7a) . Eles se alegram quando os pecadores são salvos porque eles sabem que a salvação é um dom especial de Deus para o Seu povo.

Às vezes, porém, os anjos têm notícias desagradáveis ​​para entregar. Os anjos que foram visitar Ló em Sodoma levaram uma medonha mensagem de destruição: “pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR; e o SENHOR nos enviou a destruí-lo” (Gênesis 19:13) . Os anjos não foram somente enviados para levar a Ló esta mensagem assustadora, eles também receberam a ordem de realmente realizar o juízo de Deus. Isso aconteceu outras vezes. Quando os israelitas foram superados em número pelos seus inimigos e clamaram ao Senhor por ajuda, “saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres” (2 Reis 19:35). Finalmente, no grande dia do julgamento, o Senhor Jesus Cristo aparecerá com os anjos para julgar todas as pessoas. “E verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mateus 24:30b, 31). Os anjos de Deus são poderosos guerreiros do exército celestial do Rei dos reis.

Um fato muito bonito e confortante é que os anjos protegem os filhos de Deus. Um texto bem conhecido é o Salmo 91:11: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos”. Deus ordena que Seus anjos pessoalmente guardem seus queridos filhos onde quer que vão. Quando Daniel foi jogado aos leões por ter recusado a ordem do rei de parar de orar a Deus, o Senhor enviou um anjo para protegê-lo durante aquela noite longa e escura. Várias vezes, os anjos libertaram os apóstolos da prisão, para que pudessem continuar a pregar o evangelho. Um verso particularmente precioso para os “pequeninos” de Deus é Mateus 18:10: “Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste”. O salmista nos diz que “o anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os livra” (Salmo 34:7). Embora eles não possam vê-Lo, o Senhor Jesus está sempre perto de Seu povo.

Muitas pessoas em nossos dias colocam muita ênfase no papel dos anjos, e até mesmo os adoram. Charles Spurgeon explica: “É supersticioso adorar aos anjos; é apropriado amá-los… Eles não tiveram vergonha de vir e dar a notícia do nascimento de Cristo aos humildes pastores. Note quão bem eles contaram a história, e você irá amá-los”. Podemos amar os anjos, porque eles amam a Deus e O servem melhor do que nós, mas nós não podemos adorá-los. Quando João viu um anjo na Ilha de Patmos, ele nos diz: “E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” (Apocalipse 22:8b, 9).

Certamente , os anjos são criaturas abençoadas, mas aqueles que amam o Senhor são ainda mais abençoados. Os anjos nunca pecaram, e isso é uma coisa maravilhosa, mas eles são maravilhados com os santos de Deus, que foram resgatados do pecado e feitos justos pelo sangue de Cristo. Eles não entendem o mistério da salvação. O povo de Deus também não entende, mas experimenta uma alegria que os anjos nunca compreenderão.

Crianças, vocês pertencem ao povo abençoado por Deus? Deus está cercando vocês com a proteção de

Seus anjos? Ou vocês vivem suas vidas sem a proteção tanto dos anjos quanto do próprio Senhor? Será que os anjos terão que executar a terrível tarefa de lançar vocês no inferno, ou irão alegremente levar vocês para o céu? Um dia vocês se juntarão aos anjos para louvar e glorificar a Deus? Este é um assunto tão importante. Não deixem de responder a estas perguntas! Dediquem tempo lendo a Palavra de Deus e orando pela obra salvadora do Espírito Santo. Não vai ser perda de tempo, pois o Senhor com alegria ouve as orações dos filhos.

_____________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Julho/Agosto de 2007), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Arielle Pedrosa