victorian-fashion-graphicsfairy006Quando se trata de lidar com nossos sentimentos, nós precisamos primeiro reconhecer que sintomas físicos (quer hormonais ou quaisquer outros) podem resultar em uma grande tentação para pecar. É por isso que é tão importante, como estamos falando repetidamente, se preparar para essas fases nas nossas vidas.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Instruiu Jesus em Marcos 14.38 (ARA). Matthew Henry lamenta “Que pesos são esses nossos corpos para nossas almas! Mas quando vemos problemas baterem à porta, nós deveríamos ficar prontos para eles.”.

Mesmo que a tentação seja grande, não quer dizer que temos que pecar! Pela fé, nós temos o poder de resistir à tentação. Há uma saída, “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” Rm 6.14 (ARA).

Elizabeth Elliot discorre sobre esta verdade: “Escolhas vão continuar sendo necessárias e – que não nos esqueçamos – possíveis. Obediência a Deus é sempre possível. É um erro fatal acreditar que quando sentimentos são extremamente fortes não podemos fazer nada a não ser agir de acordo com eles.”

Nós não devemos cair na armadilha de acreditar que não podemos confrontar nossos sentimentos. Ao invés disso, nós devemos escolher obedecer a Deus.

“Tente,” desafia Elisabeth Elliot. “Quando, diante de uma tentação poderosa para fazer o errado, há a rápida e dura renuncia – ‘não vou fazer isso’ – ela será seguida pela súbita perda das prisões do ego. O ‘sim’ para Deus que deixa entrar a luz do sol, nos deixa cantando e os sinos da liberdade tocando de alegria.”

Que gloriosas palavras para mulheres que se sentem (e não “são”) presas pela depressão, ansiedade e desespero! Quando nós escolhemos dizer “não vou fazer isso” para o pecado, nós vamos experimentar (talvez não imediatamente, mas em algum momento!) liberdade, alegria e o brilho da face de Deus.

Então, quando problemas hormonais baterem à porta, nós precisamos nos preparar para renunciar nossos sentimentos e escolher obedecer. Nós vamos continuar discutindo sobre como fazer isso nos próximos dias.

2015-01-28

________________

b2d307377c700a7f023599.L._V341005666_SX200_*  Este é artigo foi publicado originalmente no site GirlTalk traduzido e publicado em português conforme autorização das autoras do site.

** Nicole Whitacre é esposa e mãe de quatro filhos. Ela é filha de C.J. e Carolyn Mahaney e é co-autora dos livros Girl Talk (publicado em português pela Editora Monergismo sob o título Papo de Garota), Shopping for Time e True Beauty. Ela tem um blog com sua mãe e irmãs no GirlTalk, um blog sobre a feminilidade bíblica.

***Tradução: Bruna Bugana