Deus fez os seus ouvidos para ouvir música, palavras, e todos os sons ao seu redor. A parte de fora do seu ouvido, o pavilhão da orelha, age como uma luva de beisebol que puxa as ondas sonoras e as mandam para o canal do ouvido. Seu avô talvez coloque a mão por trás do ouvido para captar mais ondas sonoras; uma criancinha talvez tape os ouvidos para não ouvir algum som que ela não queira.
Nós somos feitos de forma assombrosamente maravilhoso. Deus fez nossos corpos de forma que podemos receber ondas sonoras, transformá-las em impulsos nervosos, e interpretá-las no cérebro como palavras e idéias. Então podemos meditar sobre elas e responder com as nossas próprias palavras e ações. Nós costumamos falar do coração e da mente como lugares onde processamos a informação e decidimos o que fazer com ela. Então pense nos caminhos que as informações percorrem para chegarem até você: ouvidos, cérebro, mente, coração.
E nos meios pelos quais as informações saem de você: palavras e ações.
Provérbios nos fala que a forma como ouvimos é muito importante porque revela que tipo de pessoa somos. Simples assim: a pessoa sábia ouve, e o tolo não. Então, nesse sentido, como está a sua vida e a minha? Vamos começar do início.
O fundamento de uma casa é a parte mais importante; assim é o fundamento da sua vida. Você precisa construir na Rocha, Jesus Cristo. “O temor do Senhor é o princípio do saber: mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”(Prov. 1:7). Peça a Deus para que te encha do temor do Senhor, e ouça a Sua instrução.
Deus tem escrito para você uma carta com Suas instruções: é a Bíblia. Os dez mandamentos devem guiar a nossa vida. Jesus nos deu o resumo da lei no Novo Testamento, “amar a Deus sobre todas as coisas, e o seu próximo como a ti mesmo.” Se somos sábios, nós amamos seguir essas leis. Elas são boas e doces!
Seu papai e sua mamãe foram escolhidos para serem seus pais. Eles te amam e querem o melhor para você. Provérbios 1:8-9 fala que devemos ouvir o ensino de o nosso pai e não deixar a instrução de nossa mãe.
Talvez você nem sempre queira fazer isso, mas Deus requer que obedeçamos aos nossos pais. E ele até promete nos honrar e nos recompensar com vida longa quando fazemos isso.
“Mas, porque clamei, e vós recusastes;porque estendi a mão, e não houve quem atendesse;(…)Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar.” Pv 1: 24,28
Se somos sábios, nós ouvimos Deus agora.
Por outro lado, há aqueles a quem não devemos ouvir: aqueles que nos convidam para ferir outras pessoas, aqueles que querem que roubemos com eles, aqueles que gostam do mal e aqueles que se zombam dos outros. Deus odeia essas ações porque elas não são amorosas. Isso nos conduzirá pelo caminho da morte e da destruição.
Nós mostramos que somos sábios se obedecemos e quando obedecemos. Deus é paciente e cheio de bondade e misericórdia; “Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito” (Prov. 1:23). Mas a Sua paciência acaba e então Ele se ira. “Mas, porque clamei, e vós recusastes…. Então, me invocarão mas eu não responderei” (Prov. 1:24, 28).
Se você for sábio, você pedirá bons conselhos. Pergunte a sua mãe como fazer para economizar dinheiro. Pergunte ao seu pai como consertar a torneira. Pergunte ao seu avô como fazer um banquinho. Pergunte à sua avó como lidar com pessoas difíceis. Pergunte ao seu vizinho sobre jardinagem. Pergunte ao seu professor de ciências sobre fotografia. Pergunte a qualquer pessoa piedosa como servir a Deus. Adquira conhecimento e faça bom uso na sua vida. Isso te fará bem.
Nós todos erramos. Isso faz parte da vida e de ser um pecador. Mas não desperdice seus erros. Preste atençao neles. Aprenda deles. Se você deixou a sua bicicleta na chuva e enferrujou, mude seu comportamento, tenha o hábito de colocá-la na garagem. Se você não terminou sua tarefa a tempo, fale a você mesmo para “trabalhar antes de brincar.” Seja sábio; aprenda dos seus erros, e sua vida será mais agradável.
E se você não se sente muito sábio? Ou se algumas vezes você não quer fazer coisas sábias? A Bíblia tem resposta para isso também. Tiago 1:5 nos fala que se precisamos de sabedoria, nós podemos pedir a Deus. Ele promete nos dar generosamente e sem reclamar. Deus estava feliz em dar sabedoria para Salomão quando ele escolheu sabedoria ao invés de riquezas ou qualquer outra coisa; Deus está disposto a te dar sabedoria também!
Os seus ouvidos estão abertos? A sua mente e o coração estão dispostos a ouvir e aprender? As suas mãos estão dispostas a fazer coisas boas? As suas palavras honram e amam a Deus e ao seu próximo? Comece uma nova fase com a sabedoria maravilhosa de Deus.
_____________________
*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Janeiro de 2015) , traduzido com permissão do editor.
**Mary Beeke é esposa do Dr. Joel Beeke e mãe de Calvin, Esther e Lydia. Mrs. e Dr. Beeke têm duas netinhas. Ela trabalhou como enfermeira e professora, e tem mestrado em educação especial. Desde 1989 é dona-de casa e esposa de pastor.
*** Tradução: Mara Davis