A partir do momento que tomamos conhecimento das verdades de Deus, precisamos nos amoldar a elas. Depois de nossa conversão precisamos urgentemente passar por um processo de revisão de todos os valores cultivados e vividos outrora. O conhecimento de Deus e das verdades bíblicas devem permear nossa forma de pensar, agir e encarar o mundo.
Quando o apóstolo Paulo diz em Romanos 12.2 que não devemos nos conformar com este século, ele está nos ensinando que não podemos tomar a forma deste mundo mau, que precisamos ser diferentes, com pensamentos, conceitos, valores remodelados pelo conhecimento do Evangelho. Em seus comentários sobre a epístola de Romanos, João Calvino, analisando este trecho, afirma que: “Visto que o mundo jaz no maligno, então devemos despir-nos de tudo quanto pertence à natureza humana, se verdadeiramente anelamos por vestir-nos de Cristo.”
É somente a partir do momento que colocamos em cheque nossos conceitos, desconfiando de nós mesmos, e depositando na Palavra de Deus nossa confiança irrestrita, é que poderemos experimentar a transformação de que Paulo fala. Seremos transformados pela renovação da nossa mente! Esta renovação consiste em revermos toda a nossa vida pelo padrão das Escrituras. Viver desta forma é andar na contramão do mundo.
A mídia nos assedia dia e noite, querendo nos encher de seus conceitos e valores. O que eu devo vestir, comprar e usar; que tipo de casa devo ter, com que tipo de homem vou me casar, quantos quilos devo pesar. Todas estas são questões levantadas pela mídia. Cabe a nós detectar o que estão tentando vender à nossa família e aceitar ou não. No meio deste turbilhão de informações fornecidas pelos meios de comunicação encontramos os filmes, seriados e novelas com suas histórias sedutoras, seus romances inebriantes e seus finais arrebatadores.
Muitas vezes temos nos assentado como espectadoras não pensantes diante de uma televisão que se propõe a ‘entreter’, mas que na verdade está querendo nos discipular, modelar nossas mentes, mudar o comportamento da sociedade! Por isso meu convite a você é que descubra um poderoso botão que existe no controle remoto, que nos possibilita desligar a TV, tão logo detectemos formas de alimentarmos o mau e o pecado que tenazmente nos assediam.
Quando digo isso, não me refiro apenas a cenas imorais e provocantes, mas também àquelas que vão moldando a nossa forma de pensar gradativa e sutilmente. Isto não é feito de forma aberta e honesta, expondo os objetivos corruptos e o desprezo a Deus e a seu reino. Façamos, então, uma rápida análise de alguns conceitos massivamente expostos nas novelas, contrapondo-os ao padrão que devemos seguir: (clique na imagem para ver o quadro maior)
Tantas mentiras ditas em tão pouco tempo, que tomam forma de verdade e grudam em nossa mente, de forma tão feroz que não nos permitem questionar ou contradizer! Precisamos sacudir-nos deste sono mortífero! Precisamos urgentemente entender que tudo que se passa ali naquela telinha é de mentirinha, portanto, não pode servir de padrão para nós.
Nas novelas e filmes, ninguém trabalha 8 horas por dia, pega metrô lotado, ninguém enfrenta fila de banco, mercado ou combustível. Os apartamentos estão prontos e incrivelmente decorados quando a esposa abandona o marido e o filho e se muda para viver sua paixão. As moças que engravidam dos namorados continuam estudando, pagam babás, têm o apoio irrestrito dos pais, e a vida segue normalmente. Este é um mundo imaginário, sem paralelo com o mundo real. No salmo 1, Davi nos ensina que bem-aventurado é o homem que não toma parte e não é cúmplice da forma de pensar do homem ímpio.
Quando nossa mente é encharcada pela ideologia do mundo, ensinada pela televisão, acabamos nos tornando como este homem, que paulatinamente vai se chegando, concordando, pensando igual, defendendo e, por fim, praticando as mesmas obras corruptas.
- Quanto tempo dedicamos à leitura da Palavra de Deus, de bons livros, artigos edificantes?
- Temos feito nosso culto doméstico diariamente com nossa família, a fim de instruí-la nos caminhos do Senhor?
- Temos aproveitado todo o tempo disponível para estar no meio dos crentes, falando coisas santas, compartilhando das coisas de Deus?
- Temos dado a devida importância ao 4º mandamento, guardando o dia do Senhor como Ele requer de nós?
- A hora da novela é mais sagrada do que domingo?
- Desesperamo-nos se não conseguimos chegar a tempo do capítulo da novela, mas somos relaxadas com a hora de prestar culto solene ao Senhor? Todas estas perguntas precisam de respostas!
Que Deus nos dê a bênção de refletir sobre tudo isso e moldar nossas vidas, pensamentos e atitudes de acordo com sua Palavra, para que, como o texto de Romanos diz, experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!
_________
* Esse post é uma palestra proferida por Simone Quaresma em Maio de 2012 no Seminário “A Mulher Cristã x O Mundo” organizado pela Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana de Poá. ** Simone Quaresma é casada há 23 anos com o Rev. Orebe Quaresma, pastor da Igreja Presbiteriana de Icaraí e da Congregação Presbiteriana de Ponta da Areia em Niterói, Rio de Janeiro. Professora de educação infantil, deixou a profissão para ser mãe em tempo integral de 4 preciosidades: Lucas (20 anos), Israel (18 anos), Davi (16 anos) e Júlia (14 anos). Ela mantém o blog Se Eu Gostasse de Ler… de leituras diárias para os jovens da Congregação pastoreada por meu marido; é professora da classe de jovens e trabalha com a SAF da Igreja onde ele é pastor auxiliar.
Reflexão muito oportuna para as moças e mulheres cristãs da atualidade. Ah, e para nós, homens crentes, também! Que Deus abençoe às tutoras do blog por compartilhar conosco textos como esse. Por isso, vou colocar o “Mulheres Piedosas” na lista de blogs que recomendo em meu mui modesto sítio virtual.
Textos como esse e outros já postados no blog, livros como “Esposa Excelente” da Sra. Pearce, “Vida no Espírito no casamento, no lar e no trabalho” do Pastor D.M.Lloyde Jones, embasados na Palavra de Deus ( devemos lê-los colocando-os em cheque com a Palavra de Deus), nos desafiam a mudarmos radicalmente nossas vidas. Não há outro caminho, a não ser ROMPERMOS completamente com o velho homem, e a cada dia, firmemente, sermos NOVAS CRIATURAS que adoram na prática de vida a Seu Criador. Eis a cruz!
Que Deus nos ajude!!!
Amém. Que nossas vidas sejam guiadas, pela palavra de Deus.
E que cresçamos no conhecimento do Senhor.
Amém. Deus abençoe vocês, que tem me ajudado na vida cristã.
Abraços.
Adorei, é uma pena ver tantas esposas cristãs que dizem ser servir a Deus, mas passam horas comendo comida de demônio, não oram, não leem a Bíblia e não estudam suas doutrinas lendo bons livros. E, ainda dizem que não tem tempo, ando muito cansadas dos trablhos de casa. Será mesmo?
Eis o grande fracasso da família cristã! Vou ler mais uma vez, pois é muito bom!
Amei o texto! Sem sombras de dúvidas que é inspiração de Deus!
Que possamos não apenas ler mas mudarmos de atitudes diariamente a fim de chegarmos ao centro da vontade de Deus!!
Que o Senhor Jesus continue lhe inspirando minha querida!
Eu não gosto de novela, mas a lê passe a me fortalecer mas ainda, e falar as pessoas que passa o dia todo assistido e fazendo da cenas a sua vida no dia a dia. procure fazer outra coisa, para muitas pessoas se tornou um vicio, ate homens. Era raro ver o homem na frente de uma tv assistido novelas, hoje não.
Abanço.
É um alerta! Precisamos selecionar aquilo que pomos diante de nossos olhos!
É um alerta, devemos atentar bem pra aquilo a que dedicamos nosso tempo. Devemos buscar a renovação da nossa mente através da Palavra de Deus.