*Fonte: Pinterest

Uma das minhas memórias mais antigas é de visitar a Carta Magna. Meu pai me colocou em seus ombros e eu pude ver por cima de todas as pessoas que estavam tocando a caixa que a envolvia. O documento, sujo e velho, não me impressionou. O que me impressionou foi a animação do meu pai. “Olhe!” que continuava dizendo, “É isso, isso bem aqui!”. Mesmo que parecesse sem importância eu sabia que era algo significante.

Crianças deveriam ser expostas a história bem cedo e com frequência serem apresentadas a artefatos, histórias contadas, arte antiga e especialmente bons livros. Aliado a isso, estou convencida que por que a história nos dá tantos benefícios, ela se torna de fato uma ferramenta para criação de filhos. É uma ferramenta bastante negligenciada que pode abençoar muito as nossas crianças. Aqui vão seis maneiras pelas quais ela faz isso.

1. Ensinar história para crianças é divertido

Mesmo que meus filhos gostem mais de ciências do que história nesse momento, nós amamos nos deitar no sofá e ler sobre alguém incrível que viveu há séculos atrás.

Pheidippides correu 200 milhas em alguns dias! Zheng He navegou da China para Meca antes de Colombo nascer. Lutero disse coisas chocantes que nos fizeram rir e pensar. Elizabeth, a Tsarina que nunca usou o mesmo vestido duas vezes e possuía 15.000 vestidos quando morreu.

A história é cheia de coisas loucas, pessoas interessantes, e pode ser muito divertido e interessante explorar suas vidas.

2. Ensinar história para as crianças permite que eles vejam valores sendo desperdiçados.

Pense sobre os traidores na história. É quando o egoísmo liderava diante do medo.

E sobre os ditadores? Isso é o egoísmo quando é ousado e poderoso.

Generais? Isso é liderança exercida para o bem ou para o mal.

Cientistas? Muitos nos mostraram como a curiosidade pode servir uma civilização.

Mártires? Convicção em larga escala.

Missionários? O veículo da verdade.

Quando as crianças podem conhecer a história, eles podem conhecer o que faz as pessoas vibrarem e como isso mudou não somente outras vidas, mas até mesmo o mundo. Eles podem também detectar as sementes dessas tendências neles mesmos, e então cultivá-las ou arrancá-las.

3. Ensinar história para as crianças dá a eles perspectiva

Nossa cultura é radicalmente individualista. Desde a geração do pós-guerra cujo objetivo de vida é uma aposentadoria maravilhosa até a geração do milênio com seu complexo de direitos, as pessoas são obcecadas por si mesmas, especialistas em ignorar a sua mortalidade. Isso ajuda a olharmos para o milênio e vermos homens, mulheres e crianças que não existem mais.

Nós somos tão pequenos, tão temporários. Não é sobre nós, e a história grita esse ponto. Você não pode seguir na história por muito tempo e se sentir maior do que realmente é.

As crianças podem aprender a ver a eternidade muito além do horizonte do tempo, aprender a contar os dias e ganhar corações sábios. (Sl. 92:12)

4. Ensinar história lhes dá direcionamento

Ao contrário de alguns pontos de vista, a história não anda em círculos. Ela tem um ponto final, um clímax que está próximo: “Ele virá para julgar a terra. Ele julgará o mundo com justiça e os povos com equidade” (Sl. 98:9)

Se agarrar a esse ponto final ajuda as crianças a entenderem que eles possuem propósito na vida: eles podem, enquanto amam a Deus e ao próximo, realmente mover a história para seu objetivo final. As suas vidas podem ter o mesmo objetivo que a história possui: a exaltação de Cristo Jesus.

5. Ensinar história às crianças traz fundamentos a elas

A indústria que esquadrinha árvores genealógicas, traços de DNA e revela raízes está em crescimento. Todos querem saber de onde vieram, porque isso é parte de quem eles são. Isso dá a eles uma história, uma história pessoal e uma grade interpretativa.

Crianças precisam disso. Elas precisam entender sua comunidade e o lugar onde pertencem. Eles precisam particularmente de história da Igreja. Especialmente em nossa cultura transcendente, esse presente traz bênçãos para vida. Dê isso aos seus filhos.

6. Ensinar história para as crianças as ajuda a compreender quem Deus é

A história nos ensina que nós somos pequenos e temporários, mas isso nos ensina o contrário sobre Deus. Ele não é como nós. Ele é eterno e está fora da esfera do tempo. Ele preserva sua Igreja e seu mundo. Ele construiu ordem e padrões para o mundo, mas Ele não está atrelado a eles. Ele trabalha com meios misteriosos, trazendo reavivamento para a Inglaterra enquanto a França enfrentava a revolução. Ele permitiu que a China fechasse a si mesma com o comunismo, permitindo que a Palavra e o Espírito fizessem seu trabalho por detrás disso. Ele derruba nações, e o coração dos reis é como a torrente de águas em suas mãos. (Pv. 21:1)

Então persiga a história com seus filhos! Leia em voz alta para eles. Dê a eles romances históricos de qualidade e biografias para que eles leiam sozinhos. Fale sobre isso com eles. Visite um museu e olhe as imagens e artefatos com eles.

Eles nunca são novos demais para conhecer pessoas e entender os eventos que formaram nosso mundo, ou contemplar o Deus que orquestrou tudo para o nosso bem e sua Glória.
_______________________

*Este post é uma tradução de um artigo de Rebecca Vandoodewaard, publicado originalmente no blog The Gospel Coalition, traduzido e publicado com permissão da autora. O artigo postado originalmente em portugues no Blog Inconformados e repostado aqui mediante expressa autorização. Original em ingles pode ser encontrado no link: O que ensinar história para suas crianças pode fazer.

**Rebecca VanDoodewaard é dona de casa, editora free-lancer e escritora. Ela é esposa do Dr. William VanDoodewaard, ministro da Associate Reformed Presbyterian Church e professor de História da Igreja no Puritan Reformed Theological Seminary, com quem tem 3 filhos. O casal bloga no “The Christian Pundit”.
*** Tradução: Marcela Mello