Se você já assistiu ao filme “Como Treinar o Seu Dragão”, tente lembrar como você reagiu ao ver, pela primeira vez, o dragão ameaçador e cuspidor de fogo. Você o identificou como o inimigo, não foi? Um terrível e incontrolável inimigo contra um rapazinho mirrado e aparentemente não tão corajoso, chamado Soluço, que nem sequer tinha chance.
Muitos de nós nos sentimos exatamente como aquele garoto quando recebemos, pela primeira vez, o diagnóstico [de portador de necessidades especiais] de nosso filho. O diagnóstico imediatamente vira o inimigo em nossas mentes, algo que temos que combater e superar. Eu já escutei muitos pais falarem: “Nós vamos superar isso!”, “Ele é maior que isso” ou “Eu não deixarei que isso arruine a vida do meu filho”. Nós dizemos coisas como essas porque quando lidamos com circunstâncias assustadoras e nos sentimos impotentes para lutar, nós ansiamos por controle. Nós tentamos reunir forças contra a ameaça iminente que zomba do nosso controle e ridiculariza a nossa esperança de felicidade. Você já esteve nessa situação?
Então, o que acontece no filme? Ao invés de se tornar uma saga sobre como derrotar um dragão, é o suposto inimigo quem liberta o garoto de seus reais inimigos (covardia, fracasso, falta de coragem)! Aquilo que no começo parecia ser o inimigo, se tornou a graça salvadora/redentora do menino.
Essa é uma pequena figura do Evangelho. Se você crê no Senhor Jesus Cristo, a vontade de Deus para você é que você seja como o Seu Filho e tenha a Vida Eterna. Isso significa que não há circunstância alguma onde Deus não esteja trabalhando para o seu bem. Não há nada que possa impedir a Fidelidade Eterna, o Amor Infinito, e o Poder Onipresente de Deus sobre sua vida. Ele pega as coisas que nós tememos: notícias ruins, dias difíceis, o mal que nos ameaça e assusta e nos pede (nos manda!) que confiemos nEle mesmo em meio a essas coisas. Ele transforma as coisas que ameaçam nos derrubar em suas ferramentas para nos fortalecer e nos trazer para mais perto, em uma doce união com Seu Filho. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” Romanos 8:28-29a Você crê nisso? Este não é um texto banal que está tentando descartar ou encobrir sua dor, essa é a Esperança viva e real! A promessa na qual você pode basear a sua vida. Ele pega o dragão, o inimigo que você sente que vai roubar sua esperança e alegria, e transforma isso em bondade. É difícil acreditar nisso, não é? Nós queremos andar por vista, mais do que por fé, nós queremos a prova aqui e agora e a Glória parece algo muito distante e intangível para acreditar. É isso que andar pela fé é, desistir de acreditar no que nossas percepções, sensações e sentimentos nos dizem, e acreditar no que Deus prometeu. Nós temos um inimigo muito maior do que o que o que o Soluço enfrentou. O inimigo não são as “necessidades especiais” ou uma ameaça às suas boas circunstâncias, o inimigo real é a incredulidade e Satanás que “anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para
devorar”. 1 Pedro 5:8 ___________ * Este artigo foi publicado originalmente no blog Not Alone. Traduzido e publicado em português com autorização da autora. ** Kara Dedert é esposa de Darryl e mãe de Sophie, Noah, Evelyn e Calvin. Ela foi missionária por 5 anos no Cambodja ao lado de seu marido, onde o casal pretendia passar a vida inteira, mas ambos precisaram voltar aos Estados Unidos quando seu filho mais novo, Calvin, foi diagnosticado com Desordem de Migração Neuronal e Malformações Cerebrais Graves. Ela mantêm o blog En Route e escreve esporadicamente no Not Alone. Eles congregam na Heritage Netherlands Refomed Congregation em Grand Rapids, MI. *** Traduzido por Natália Oliveira