Meu marido e eu temos tentado ter filhos nos últimos quatro anos. Embora a experiência da infertilidade tenha nos levado tanto a uma viagem que nenhum de nós queria viajar, a experiência continua a ensinar e a refinar nossa fé.

Nos últimos quatro anos, aprendi várias lições valiosas em minha caminhada com o Senhor.

Cinco incentivos para aqueles lutando com a infertilidade

1. Procure comunidade.

Logo no início de nossa tentativa de ter filhos, nenhum de nós se abriu à comunidade da igreja local sobre as notícias. Claro, eu disse a alguns amigos íntimos que moravam a centenas ou milhares de quilômetros de distância, mas os que estavam próximos estavam distantes. Eu ainda não tinha crescido perto das pessoas do nosso pequeno grupo, e quando senti o Senhor me empurrando para ser vulnerável, eu me opus e mantive minha boca fechada. Olhando para trás, vejo agora porque o Senhor estava me levando a me abrir para os outros. O isolamento nos obrigou a sentir mais dor e solidão do que o necessário.

No momento mais difícil do nosso casamento e da minha vida, isolei-me dos outros na tentativa de me proteger. Mas em vez de me proteger, acabei infligindo mais danos. O primeiro ano e meio de nossa luta para conceber me quebrou de formas que ainda estou tentando processar. Meu marido e eu nos sentíamos sozinhos e nos agarrando a palhas enquanto navegávamos pela escuridão da dor por algo que não estava acontecendo.

No entanto, Deus, em Sua bondade, respondeu às nossas orações ao nos cercar da comunidade. Ao darmos o passo de obediência ao nos abrirmos para os outros ao nosso redor, o Senhor usou nossa honestidade para nos trazer uma cura imensa para nós individualmente e como um casal. Abrimos nossas vidas a outros para que eles chorassem conosco (Rm 12:15) e, enquanto buscávamos a luz, Ele nos deu uma comunhão sustentadora (1 João 1:7).

2. Confie no Senhor e se lembre de sua fidelidade

Vez após vez, nos deparamos com essa verdade: é o Senhor quem abre e fecha o ventre de uma mulher. As histórias de Lia e Raquel nos mostram que o Senhor pode abrir o ventre de uma mulher ou escolher manter uma mulher estéril (Gn 29:31, 30:22).

A história de Ana em 1 Samuel também nos mostra que Deus tem a capacidade de abrir o ventre de uma mulher quando Ele quiser (1 Samuel 1: 5–6, 19). A história de Ana está cheia de dor e saudade. O narrador de 1 Samuel nos diz que “ano após ano” ela ficara atormentada pelo fato de não poder ter filhos. Seus desejos de ter um filho foram mal interpretados pelo sumo sacerdote (v. 14) e seu próprio marido (v. 8). Mas em meio a sua dor, o Senhor se lembrou de Ana e permitiu que ela concebesse (v. 19). Esse tempo preparou o caminho para que o filho de Ana, Samuel, fosse dedicado a Deus e levasse Israel ao Senhor por toda a vida.

Ver a fidelidade de Deus a Ana me encoraja quando sinto que não há esperança. Esse mesmo encorajamento vem quando se ouve a fidelidade de Deus ao Seu povo durante os momentos de desespero. Isso pode advir da lembrança da minha própria história ou da história de outra pessoa, mas a mesma verdade é verdadeira: Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13:8).

3. Esperar tem um propósito.

Percebi logo no início da jornada da infertilidade que o Senhor não está me guiando para que eu possa simplesmente alcançar o objetivo final de ter filhos. Esperar tem um propósito. O Senhor está usando esse tempo de espera para me moldar a pessoa que Ele deseja que eu seja. Ele está usando esse tempo de espera para me refinar à sua imagem.

Ele é bom e fiel. Romanos 8:18–30 me lembra que minha espera ilumina a figura maior de toda a criação que espera ansiosamente pela liberdade. O advento desta vida, com a espera dolorosa da infertilidade, é finalmente trazer glória a Deus através de sua redenção final.

Deus também me ensina através deste tempo de espera para buscar nEle paciência e perseverança. Quando eu sou fraco e não sei orar por paciência ou perseverança, posso ter certeza de que o próprio Espírito de Deus está intercedendo em meu favor (Romanos 8:26).

4. Pensar na verdade e rejeitar mentiras.

Mulheres que lutam para conceber são bombardeadas com mentiras que vêm em todas as formas e tamanhos.

Se eu perdesse mais dez quilos, meu corpo ovularia. Eu não estou grávida este mês porque eu comi cookies e isso atrapalhou meu ciclo.
Porque eu lutei contra o pecado sexual antes do casamento, o Senhor agora está me punindo. Eu não sou digna de ser mãe.
Meu marido vai me deixar se eu não puder dar filhos a ele. Meu marido ainda me amará se eu nunca engravidar?
Estas são apenas algumas mentiras que passaram pela minha cabeça ou foram levantadas em discussão com outras mulheres cristãs que viajam por essa estrada.

É fácil cair em um ciclo vicioso de mentiras e é ainda mais fácil ficar lá sem comunidade. Há momentos em que tenho falado essas mentiras em voz alta e amigos queridos as chamam de mentiras. A liberdade que experimentei em ter outra pessoa a me ajudar a identificar a verdade que eu não estava acreditando ou não podia ver ainda é incrível para mim.

5. Procure o Senhor.

No final do dia, se eu não tiver filhos, e ter o Senhor, eu sei que vou ficar bem. E não apenas ok, mas vivendo uma vida abundante. Alguns dias, essa verdade é mais difícil de acreditar do que outras.

Quando isso acontece, lembro-me da verdade encontrada no Salmo 23: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”. Ele sabe do que eu preciso mais do que eu sei do que preciso. Ele sabe o que eu quero antes que eu saiba o que eu quero. Às vezes, tenho que simplesmente obedecer e orar ao Senhor, reconhecendo que Ele sabe melhor do que eu. E nos dias em que não sei orar, peço ao Espírito que me ajude a confiar que isso permanece verdadeiro em minha vida.

Logo no início desta jornada, eu me voltei para o Senhor, mas não totalmente. Eu estava amargurada e com raiva de que minha história tinha que ser dolorosa. Louvo a Deus que Ele amoleceu meu coração amargo e continua a mostrar-me Sua bondade no meio dessa grande dor.

Quando olho para trás e recordo a fidelidade de Deus ao longo dos últimos quatro anos, olho para frente, sabendo que Ele permanecerá fiel. Eu também sei que Ele continuará a me ensinar mais sobre Ele e Seu propósito para este tempo de espera enquanto eu O busco na verdade e na comunidade. Que Ele faça o mesmo por você.

__________________________

*Este texto foi postado originalmente em inglês no site ReviveOurHearts, traduzido aqui mediante autorização.
**Kelsey Park atualmente mora em Nebraska com o marido, Daniel. Através da experiência da infertilidade, a paixão de Kelsey por falar da verdade de Deus foi reacendida. Pela graça de Deus, ela atualmente vive uma vida multifacetada: ajudando seu marido em todos os aspectos do ministério de adoração, encontrando-se com mulheres para discutir a interseção entre vida e fé e vivendo a vida ao máximo.

*** Tradução: Tchai Mussi