Quando eu penso em receber visitas, as primeiras coisas que eu quero fazer são cozinhar e limpar. Mas, quando estamos nos aprontando para receber hóspedes, há aspectos importantes que podemos facilmente negligenciar.

O primeiro aspecto consiste em preparar sua mente. Enquanto você corta os legumes, ou aspira a casa, você precisa pensar na visita, e se planejar para a conversa. Que tipo de pessoas estão vindo visitá-la? Que perguntas você pode fazer para estimular a conversa quando ela acabar? Existe algum tópico ou notícia importante que você sabe que eles vão querer discutir? Existe algo que você precisa evitar, pois iria ofendê-los? Certa vez, meu pai correu para o lado de fora durante uma refeição e atirou em um gato de rua que estava na frente da janela da sala de jantar, isto levou nosso hóspede às lágrimas. Tente evitar esse tipo de situação.

Existe algo acontecendo na vida deles sobre o que você deveria especificamente perguntar? Se eles são crentes, como você pode encorajá-los em Cristo?

Se eles não são crentes, como você pode compartilhar o Evangelho com eles? Você precisa explicar o que vocês estão fazendo no culto doméstico? Exponha seus pensamentos a seu marido para que vocês possam trabalhar juntos durante a visita.

E sobre os filhos dos seus convidados? Você precisa obter uma cesta de brinquedos para um bebê, ou um jogo de tabuleiro para alguns adolescentes? Existe uma maneira de envolvê-los na conversa?

Se você está convidando mais de uma família ou indivíduo, você também precisa pensar em como eles vão interagir, e como você pode ajudá-los a apreciar a companhia um do outro. Uma vez, minha mãe convidou duas maravilhosas famílias cristãs, mas ela não ponderou sobre as convicções teológicas dos homens, e os dois hóspedes acabaram de pé, gritando um com o outro na mesa de jantar. Então, se você se preparar desta maneira, irá poupar seus convidados de alguma mágoa.

Pensar a respeito de todas estas coisas é bastante trabalhoso, mas fará com que a visita ocorra de forma tranquila e ajudará os seus hóspedes a se sentirem mais confortáveis em sua casa. Confira na próxima semana o aspecto mais importante ao se preparar para a hospitalidade.

_________

Este post é uma tradução de um artigo de Rebecca VanDoodewaard publicado originalmente no Blog “The Christian Pundit“, traduzido e re-publicado com permissão da autora.

*Rebecca VanDoodewaard é dona de casa, editora free-lancer e escritora. Ela é esposa do Dr. William VanDoodewaard, ministro da Associate Reformed Presbyterian Church e professor de História da Igreja no Puritan Reformed Theological Seminary, com quem tem 3 filhos. O casal bloga no “The Christian Pundit”

** Tradução: Arielle Pedrosa