Screen Shot 2015-05-01 at 9.23.14 AMRecebemos o livro “A Mulher Cristã e Seu Guarda-Roupa” escrito por Janeide Andrade Feitosa, para fazermos a critica e eu fiquei feliz em perceber que as mulheres cristãs no Brasil tem se interessado sobre o tema da modéstia, que é de fundamental importância para a igreja em uma cultura tão sexualizada.

“A irmã Fulana é uma benção, ela não tem vaidade alguma, não usa calça de jeito nenhum” 

“A irmã Fulana veste roupas muito sensuais”.

Com uma linguagem simples, Janeide inicia o livro com um importante alerta contra dois extremos nos quais frequentemente caímos quando tratamos de modéstia: o legalismo e o liberalismo. Segundo ela, ambos posicionamentos são perigosos para a saúde da igreja pois “O legalista passa a idéia de um Evangelho preocupado apenas com a aparência. Já o liberal abraça a moda, não se preocupando com a sensatez nem com a santidade.” Ela então nos explica melhor cada extremo para que busquemos um equilíbrio bíblico.

A autora nos dá um interessante panorama histórico sobre as vestes no decorrer da história, desde os tempos bíblicos até os tempos pós-modernos.

Em seguida, nos exorta ao bom senso através do estudo de 1 Tm 2: 9-10, considerando o contexto em que foi escrito e o que isso significa para nós hoje.

“Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso,  porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).”

Após tratar do guarda-roupa da mulher modesta, a autora expande o tema para modestia no proceder no capitulo chamado “Espirito Manso e Tranquilo”.

Janeide expõe, ainda, uma perspectiva dos homens quanto às roupas que nós, mulheres, vestimos e aos efeitos que nossos trajes imodestos podem exercer neles. Nesse capítulo ela cita um video que postamos no blog Mulheres Piedosas chamado “Moças, como as suas vestes fazem os homens cobiçarem” por Rev. Al Martin (se você ainda não assistiu, não deixe de conferir).

Ela finaliza com orientações práticas a respeito de como devemos orientar nossas filhas a se vestirem com modéstia e como nós mesmas poderemos nos vestir adequadamente, visando agradar a Deus.

O livro não se aprofunda muito no tema, mas se você quer um panorama geral sobre modéstia cristã, “A Mulher Cristã e Seu Guarda-Roupa” é o livro que você está procurando.

Você já leu?
Gostaríamos muito que você nos contasse o que achou.
Com amor,
Flavia Silveira

________

janeide-andrade* Janeide Andrade é formada em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, tem formação teológica pelo ITESMI/PB e atua como palestrante em diversos eventos para mulheres em igrejas evangélicas da Paraíba. Ela também é autora da obra ‘A mulher e o Padrão Bíblico de Feminilidade’, da VCP Publicações, e Coordenadora do Encontro de Mulheres da Vinacc. Janeide é casada com o pastor Euder Faber, da Igreja Brasil para Cristo com quem  tem duas filhas Rebeca e Júlia.