A questão de esposas trabalhando fora de casa é uma que ela e seu marido devem chegar a um entendimento a partir de uma perspectiva bíblica, e então permitir que o Espírito Santo oriente em sua situação específica.
Tito 2:4-5 ensina que as mulheres devem ser prudentes (isto é, conhecer suas prioridades). Quais são as prioridades que uma mulher casada deveria adotar? Sua primeira deveria ser satisfazer as necessidades de sua família. O versículo 4 diz que as esposas devem amar seus maridos e filhos.
Para serem “amantes do esposo” e “amantes dos filhos” (como lemos literalmente no grego), o versículo 5 diz que as mulheres deveriam ser “boas donas de casa”. Essa frase é uma palavra no grego (oikourgos) e significa “trabalhadores do lar” ou “trabalhadores no lar”. 1 Timóteo 5:14 enfatiza o mesmo ponto dizendo que as esposas devem “governar a casa”. Essa frase no grego (oikodespoteo) significa “guardar a casa”. A prioridade de uma esposa, portanto, é cuidar do seu lar. Ela mostra seu amor por seu esposo e filhos fazendo do lar um refúgio de paz e descanso para a família, amigos e hóspedes.
A segunda prioridade da esposa é encontrada em 1 Timóteo 2:15, que ensina que ela encontrará grande utilidade dando à luz filhos. A palavra grega para dar à luz filhos (teknogonia) significa não somente gerar filhos, mas também abrange a idéia de educá-los. Esse versículo ensina também que infundir valores nos filhos é parte do papel de uma mãe. Deuteronômio 6:6-7, Provérbios 1:8 e 6:20 nos dizem que deveria ser ensinado aos filhos os princípios das Escrituras (começando com a verdade do Evangelho). As mães desempenham uma parte crucial nesse processo.
Uma terceira prioridade de uma esposa é encontrada na descrição da mulher diligente encontrada em Provérbios 31:10-21. O versículo 21 diz que ela está envolvida no cuidado para com as necessidades do pobre e desprivilegiado. Como uma crente, uma esposa cristã tem o privilégio e responsabilidade de servir aos outros. Uma área primária na qual esse trabalho se realiza é na igreja, à medida que ela emprega seus dons dentro do corpo de Cristo.
Uma esposa que satisfaz essas três prioridades provavelmente será uma pessoa muito ocupada. Se ela ainda tiver tempo sobrando, então estará livre para buscar atividades empreendedoras e criativas fora do lar. Sem dúvida, as mulheres que são mais livres para fazer isso são as solteiras e aquelas casadas, mas ainda sem filhos. Mas mesmo essas mulheres deveriam se assegurar que estão cumprindo suas responsabilidades no lar antes de saírem para o local de trabalho.
______________
O pastor John Piper tratou do mesmo tema respondendo a pergunta: “É Correto que Mães trabalharem em Tempo Integral Fora de Casa?”
Não deixe de conferir!!
[youtube]http://youtu.be/arahU5LZZ9Y[/youtube]
______________
* Esse artigo foi escrito por John MacArthur, Jr., postado originalmente no site “Grace to You”, traduzido e publicado em português no Monergismo.net.br e re-publicado com autorização do tradutor.
** Este video de John Piper foi publicado originalmente no site Desiring God e re-publicado conforme permissão expressa no próprio website.
*** John MacArthur, Jr. é pastor da Grace Community Church em Sun Valley, na Califórnia, e autor de diversos livros, entre eles Abaixo a Ansiedade, A Morte de Jesus, Crer É Difícil, Criação ou Evolução, Doze Mulheres Notáveis, Como Educar seus Filhos segundo a Bíblia, Como Obter o Máximo da Palavra de Deus, Como ser Crente em um Mundo de Descrentes, O Caminho da Felicidade, O Livro sobre Liderança, O Poder da Integridade, todos da Editora Cultura Cristã.
**** Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
_______________
***** John Piper é um dos ministros e autores cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA desde 1980.
Estou passando por essa dúvida cruel em meu e buscando respostas. Que o Espírito Santo de Deus derrame sobre mim sabedoria. Ótima Matéria. Abraços.
Cleide querida, creio que a maioria das mulheres cristas em algum momento passam por esse dilema mesmo as que nem estão casadas ainda. Estarei orando por vc, mesmo que não a conheça. Abraços
E quando é necessário (financeiramente falando) que a mãe trabalhe durante meio turno e com a possibilidade do pai ficar em revezamento com a mãe?
Esse texto falou muito comigo, à 04 anos eu tomei a decisão juntamente com meu esposo que deixaria de trabalhar fora de casa para criar o nosso filho Samuel. Não me arrependo nenhum minuto, cada dia desses anos valeram a pena quando vemos o Samuel manifestando por onde passa, apesar da pouca idade, aquilo que estamos ensinando a ele de acordo com a palavra de Deus e valores cristãos.
Carla de Souza
Texto e vídeo são simplesmente excelentes, no mundo em que vivemos onde tudo corre ao redor do dinheiro e satisfação pessoal e profissional, tem sido realmente difícil falar dos chamados bíblicos para a mulher, espero que muitas mulheres sejam edificadas ao perceberem que serão muito melhores ao se permitirem fazer a vontade de Deus!
Este é um assunto muito importante principalmente nos dias atuais.Toda mulher cristã deve ter este entendimento,muito bom.
Algumas mulheres não enxergam sua família como prioridade e tudo o que querem é se sentirem realizadas, algumas dizem que precisam ajudar financeiramente em casa, mas temos visto que muitas estão quase que pagando para trabalhar fora, além de não priorizarem suas famílias estão perdendo o melhor do desenvolvimento de seus filhos, estão sempre cansadas, sem animo e força para dar atenção e cuidado ao marido, filhos e casa. Muitas mulheres oram pedindo a Deus um lar, então quando finalmente ele dá, simplesmente trocam por uma atividade que a faça se sentir melhor. Não há salário ou alegria que compense ver os primeiros passos e ouvir as primeiras palavras de nossos pequenos, é um privilégio, mas tb uma responsabilidade que um dia teremos que prestar contas.
Fico triste pois estou nessa situção. No meu caso ganho mais que meu marido, mas ainda assim gostaria de poder largar tudo! Temos uma bebê de 1 aninho e hoje quase não a vejo, pois passo mais de 12hs fora de casa, pois além de trabalhar em tempo integral, meu trabalho fica muito distante da minha casa. Cerca de 2hs para ir e mais 2h pra voltar. Estamos orando e se puderem, por favor, nos ajudem em oração. Tenho medo de ser insensata e perder tudo o que conquistamos até aqui… obrigada e beijos