Como ganhar o coração de nossos filhos de forma a direcioná-los a serem homens e mulheres crentes e piedosos.
Como toda mãe cristã, me preocupo não somente com a aquisição de conhecimento, mas com a formação do caráter cristão de minhas filhas (e quem sabe um dia filhos também). Estamos sempre aprendendo e buscando sabedoria de Deus para lidar com isso, não temos uma fórmula mágica. Desde antes de sermos pais eu e meu marido conversávamos sobre isso e os versículos que sempre me vinham à mente são:
“Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração.
Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.
Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos.
Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.” (Deuteronômio 6:6-9)
É um desafio que todas temos, afinal nós as mães temos o privilégio de passar mais tempo com nossos filhos educando-os no caminho do Senhor, principalmente quando ainda são pequenos.
Como aproveitar esse período para inculcar as verdades de Deus em nossos filhos? Para isso temos que estar constantemente na presença do Senhor, seja lendo a bíblia, orando ou em comunhão com irmãs em cristo. Como conseguir tempo? Como administrar melhor esse tempo para aproveitá-lo ao máximo? Nós temos as mãos sempre cheias, seja de afazeres da casa ou cuidado da família.
Devemos trazer à mente que para educarmos nossos filhos no caminho do Senhor, nós temos que estar neste caminho. Tanto que na passagem de Deuteronômio, antes de nos instruir a ensinar nossos filhos, Deus diz no vs. 5: “Amarás pois o Senhor teu Deus”. Para ensinar sobre Deus precisamos amá-lo de todo nosso coração. Se nossa mente está o todo tempo em Deus então todos os momentos serão oportunos para o ensino da vida cristã. Seja beber suco de laranja ou fazer culto doméstico.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.”(2 Timóteo 3:16)
Gostaria de fazer algumas indicações de livros para as mães que assim como eu, tem as mãos cheias.
- Sem tempo para Deus: Intimidade com Cristo para mães atarefadas. Glória Furmam. Editora Fiel
- Vislumbres da graça: Valorizando o evangelho na rotina do lar. Gloria Furman. Editora Fiel
- Futuros Homens: criando homens para enfrentar gigantes. Douglas Wilson. Editora Clire.
- Pastoreando o coração da criança. Tedd Tripp. Editora Fiel
- Instruindo o coração da criança. Tedd & Margy Tripp. Editora Fiel
Existem bons livros cristãos em português para crianças. Vou citar alguns dos meus preferidos.
O livro “ Sabedoria para crianças: estudando o livro de provérbios com a família Miller” ( Mildred A. Martin. Editora LMS do Brasil) é um livro muito bom para ler com as crianças. Neste livro mostra como esta família estudava o livro de provérbios e aplicava no seu dia a dia as lições.
A Coleção do R.C. Sproul para crianças é composto por três livros com histórias lindamente ilustradas e com o pano de fundo bíblico reformado, inclusive ao final do livro tem uma parte voltada “para os pais” onde cada personagem e a história são explicados no contexto bíblico. Os livros são intitulados:
- A luz do mundo.
- O príncipe e a taça de veneno.
- O jumentinho que carregou um rei.
Outra coleção que ajuda a contextualizar Cristãos que impactaram a história do mundo é “a história dos reformadores para crianças” por Julia Macnair Wright. È composta por 10 livretos cada um de reformadores históricos e entre os personagens estão: Willian Tyndale, John Knox, Martinho Lutero.
Posso ainda citar o amplamente conhecido livro de C.S. Lewis “ As crônicas de Nárnia”. Um riquíssimo material para trabalhar valores e a própria bíblia com nossos filhos.
Uma opção que temos usado aqui em casa é estudo cronológico de história usando a linha do tempo (timeline). Iniciamos apenas com os fatos bíblicos uma vez que nossas filhas ainda são novinhas, mas com o tempo vamos adicionando outros fatos históricos e isso permitirá que a criança se situe no tempo e espaço e também possa entender logicamente o impacto da bíblia e dos cristãos no patamar mundial.
Outra sugestão que tenho para crianças maiores são os livros que possibilitam montar manualmente construções citadas na bíblia. Isso permite que a criança faça, compreenda e visualize aquilo que ela ouviu na bíblia.
- Vamos Construir a Arca de Noé.
- Vamos construir o Templo Da Época De Jesus.
Existem ainda quebra-cabeças (para diversos níveis de dificuldade), livros de colorir, etc. Estes são materiais que, dependendo da idade das crianças, eles podem se entreter sozinhos enquanto estamos atarefadas. Existem diversos recursos que podemos lançar mão para nos auxiliar nesta empreitada, mas lembre-se de que não precisamos de um arsenal de recursos para ganhar o coração de nossos filhos.
Sejamos vigilantes e estudiosas da Palavra de Deus. Oremos para que Deus nos conceda sabedoria e discernimento para aproveitarmos todos os momentos que Ele nos dá para inculcarmos suas verdades nas mentes e corações de nossos filhos. E que tenhamos em mente que Ele nos concederá graça. Estejamos cheias da Palavra e transbordaremos.
_______________
* Rachel Haswell, é casada com Daniel Haswell, presbítero da Igreja Presbiteriana de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, onde o casal congrega. Eles tem 3 filhas, Helena (4), Isabel (2) e Olivia (5 meses). Rachel é Mãe Homeschooler, Bióloga, Especialista em biotecnologia, Mestre em genética e melhoramento. É autora do Blog: Family Has Tools