Quando Deus criou Adão, Ele o fez perfeito – sem pecado. Ele colocou Adão em um lindo jardim e mandou-lhe “cultivá-lo e guardá-lo” (Gênesis 2:15b). Então, porque Adão estava sozinho, Deus criou Eva. “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18). Adão precisava de uma ajudadora e amiga.
Depois que Adão e Eva pecaram, nós, seus filhos, nos tornamos depravados – perversos e corruptos. Nossos corações preferem o pecado ao invés daquilo que é bom; nós preferimos desobedecer a Deus ao invés de obedecê-Lo. Porém, essa triste verdade não nos desobriga de fazer o bem. Nós mudamos; Deus não. Os mandamentos de Deus também não mudaram.
Embora Deus saiba que nossa vontade não é mais a mesma que a dEle, e que nós não conseguimos e, portanto, não vamos obedecê-Lo, ainda assim Ele manda: “Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 18:13). Esse mandamento quer dizer que nós temos que cumprir o propósito que Deus tinha quando nos criou. Por que Deus nos criou? Para glorificá-Lo. Como nós O glorificamos? Uma das formas de glorifica-Lo é agindo como Jesus. Jesus disse: “No meio de vós, eu sou como quem serve” (Lucas 22:27b). Então, como nós podemos servir a Deus? Uma das formas é servindo aos outros.
Quando Jesus ensinou seus discípulos sobre o Dia do Julgamento, Ele disse que o Seu povo seria recompensado pela bondade praticada a outras pessoas. “Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40b). Os cristãos servem a Deus ao servirem os outros. Essa é uma lição que os discípulos demoraram para aprender; eles queriam ser importantes e sonhavam com o dia em que seriam parte do Reino terrestre de Jesus. Eles discutiam sobre qual deles era o maior.
Mas Jesus demonstrou humildade e mansidão. Ele ensinou os discípulos enquanto inclinava-se para lavar os pés deles. “Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes” (João 13:13-17)
Jesus mandou que seus discípulos servissem uns aos outros. Esse mandamento se estende a todas as pessoas. Não é uma opção, é uma ordem. Nós não podemos nos desculpar dizendo que não conseguimos obedecer porque somos pecadores. Deus nunca retira Seus mandamentos por causa do nosso pecado. Então, nós nos encontramos em uma situação impossível: nós devemos servir a Deus e obedecê-Lo perfeitamente, mas somos incapazes e teimosos. Deveríamos ignorar nossas responsabilidades usando nossa pecaminosidade e nossa falta de capacidade como desculpas? Não. Em vez disso, devemos correr com todo nosso pecado e rebelião buscando refúgio no perfeito Salvador. Devemos pedir que Ele nos dê um coração limpo que deseje servi-Lo com alegria.
Queridos filhos, peçam a Deus que use vocês para Sua glória, mesmo que vocês sejam pecadores. Vocês são jovens, mas os mandamentos de Deus também se aplicam a vocês. A Bíblia nos fala de diversas crianças que serviram a Deus de maneiras simples. Samuel ajudou Eli no templo (1 Samuel 2:18); a esposa de Naamã tinha uma pequena criada judia cujas palavras sobre o Deus de Israel levaram Naamã até Eliseu (2 Reis 5:2-3); um menino deu seu almoço para os discípulos, e Jesus o usou para alimentar cinco mil pessoas (João 6:9); e outro menino foi usado por Deus para salvar a vida de Paulo (Atos 23:16).
Como você pode ajudar e servir aqueles que estão ao seu redor? Você poderia brincar com seus irmãos e irmãs ou ler para eles enquanto sua mãe ou seu pai estão ocupados. Você poderia perguntar a seus pais como ajudá-los dentro de casa. Talvez você pudesse ler histórias da bíblia para as crianças do bairro. Você pode fazer e enviar cartões para os idosos e os doentes na sua igreja, ou para os missionários sustentados pela sua igreja. Seus pais poderiam ajudar você a contribuir e trocar cartas com crianças carentes em diferentes partes do mundo. E orar pelos outros é uma forma importante e eficaz de ajudar.
Todas estas são coisas maravilhosas para fazer, e estou certa de que você pode pensar em muitas outras maneiras de ajudar e servir aos outros. Mas, existe uma lição muito importante que eu devo enfatizar. Nós não devemos pensar que essas boas ações nos farão mais agradáveis ou aceitáveis a Deus. Até mesmo nossas boas ações são como trapos imundos (Isaías 64:6). Você descobrirá que até mesmo as suas ações mais bondosas estão manchadas pelo pecado. Você sente um orgulho pecaminoso quando faz alguma coisa boa? Você vê como gosta de receber honra pelo que faz ao invés de fazer apenas para a glória de Deus? Você percebe que é muito mais difícil ajudar as pessoas de quem não gostamos muito?
Não deixe que isso te impeça de se esforçar para obedecer a Deus, mas lance todos esses pecados diante dEle e peça ao Senhor Jesus que te purifique deles. Peça ao Espírito Santo um novo coração. Você não pode entrar no céu sem um coração novo (João 3), não importa quantas coisas boas você faça. Jesus disse aos seus discípulos que muitas pessoas esperam entrar no céu por causa das boas coisas que fazem em nome de Deus, mas o Juiz do céu e da terra irá dizer, “Nunca vos conheci.”
Isso não significa que nós não devemos nos esforçar para sermos obedientes a Deus. Se Adão precisou de uma ajudadora quando ainda estava sem pecado, num jardim perfeito, então certamente nós precisamos ajudar e servir aos outros hoje. Nossa natureza pecaminosa nunca é uma desculpa para a desobediência a Deus. Somente aqueles que chegarem aos céus serão capazes de servir a Deus sem pecado. Até lá, suplique por ajuda para servir a Deus para a glória dEle e não para a sua própria glória.
____________________
*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Junho de 2012), traduzido com permissão do editor.
** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.
*** Tradução: Karol Barreto