A Bíblia contém muitas ordens de Deus para nós. Deus é muito claro sobre o que Ele espera de nós. Muito tempo atrás, os israelitas se reuniram aos pés do Monte Sinai para ouvi-Lo falar os Dez Mandamentos. Para nos ajudar a lembrar destas leis, Deus as escreveu em duas tábuas de pedra. Todo domingo de manhã ouvimos a leitura destes mandamentos, feita a partir do púlpito.
No entanto, há um enorme problema: não podemos obedecer estes mandamentos perfeitamente, não importa o quanto tentemos. Você conhece muito bem a história de nossa queda no Jardim do Éden. Deus criou Adão e Eva perfeitos, capazes de obedecer a todas as leis de Deus. Tudo isso mudou quando eles loucamente desobedeceram a ordem de Deus e comeram o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. A partir daquele momento, ninguém mais era capaz de guardar as leis de Deus perfeitamente.
Você pode se perguntar: “Por que Deus ainda nos manda guardar essas leis se não somos capazes de obedecer nenhuma delas de acordo com Seus padrões?” É porque Deus ainda é santo. Nós somos aqueles que caíram em pecado; nós mudamos. Deus não mudou, então Ele tem o direito de exigir obediência perfeita de nós. Ele seria completamente justo se nos punisse eternamente quando pecamos contra Seus mandamentos. Nós somos tão corruptos que, em vez de nos arrependermos de nossos pecados, nos queixamos de que Deus não é justo e que não podemos deixar de pecar contra Ele.
Ninguém quer admitir que merece ser punido e que Deus é justo e santo. Para que isso aconteça, precisamos da obra do Espírito Santo, que nos ensina a enxergamos a nós mesmos como Deus nos enxerga. Ele nos mostra que estamos cheios de pecado e que merecemos totalmente a ira de Deus contra o pecado.
Felizmente, este não é o fim da história. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Mesmo que Adão e Eva tenham pecado deliberadamente quando se afastaram de Deus, Ele os procurou no Jardim – não para destruí-los, mas para oferecer-lhes uma maneira de escapar. Ele prometeu que mandaria Seu único Filho para pagar o pecado de Seu povo em seu lugar. Ele prometeu que quem pede salvação a Ele irá receber.
A Bíblia não só contém ordens de Deus, mas também contém muitas belas promessas de que Ele vai fazer o que Ele disse. “Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o SENHOR, falo a verdade e proclamo o que é direito” (Isaías 45:19). Estas promessas são totalmente imerecidas, mas elas são gratuitas para todos os que pedem com insistência.
Querido, você ora a Deus por salvação? Você busca o Senhor? Ou você está tão acostumado a ouvir sobre esta incrível promessa de Deus que você nem sequer presta atenção a ela mais? Você ignora o Deus do céu e da terra, que lhe oferece a graça livremente à custa de Seu Filho? Espero que não!
Se você nunca procurou o Senhor, então volte-se a Ele de uma vez por todas, confessando os seus pecados. Conte a Ele tudo sobre o seu duro coração e peça que Ele te transforme e encha com o Seu Espírito. Peça a Ele para te tornar um dos cordeirinhos que pertencem ao rebanho do Bom Pastor.
Talvez você que preste atenção ao que Deus diz em Sua Palavra. Você escuta bem às promessas de Deus e deseja pertencer a Ele. Talvez você já tenha orado muitas vezes, mas tem medo de que nada tenha mudado. Você começa a duvidar de que Deus realmente prometeu essas coisas, ou se existe realmente um Deus que ouve suas orações. Satanás sussurra todos os tipos de dúvidas e perguntas em seus ouvidos, e você começa a ficar com medo. Meu querido, sempre que você sentir dúvida ou medo, vá imediatamente até a Palavra de Deus e peça ao Espírito Santo para te abençoar enquanto você a lê. Aí, você vai ouvi-Lo falando com você de novo, e as mentiras de Satanás serão silenciadas. Peça ao Espírito Santo para te ensinar a amar e confiar no Senhor Jesus Cristo. Deus prometeu responder a essas orações.
Deus tem muitas promessas para aqueles que O buscam. É importante notar que buscar a Deus é realmente uma ordem; não é uma opção: “Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei” (Amós 5:4). Isto é colocado como uma ordem. A maravilha é que Deus inclui promessas para aqueles que obedecem: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14). Você é chamado pelo nome de Deus: você é cristão, e foi batizado em nome do Deus triúno. Se você se humilhar, confessando seu pecado, e se afastar do pecado para buscar ao Senhor, então Ele promete perdoar os seus pecados.
Você pode ter ficado um pouco preocupado agora. Você pode pensar: “Tenho de me humilhar e me afastar do pecado? Eu tentei, mas eu não sou humilde; na verdade, eu sou orgulhoso. Eu não gosto do pecado, mas peco antes mesmo de perceber! Estou tão desanimado! Só existe salvação para as pessoas que se afastam com sucesso de seus pecados?”
Não, querido! Mesmo para aqueles que se sentem carregados de pecados, Deus promete misericórdia. Jesus disse, em seu Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5:6). Jesus também encorajou as pessoas a “orar sempre e nunca esmorecer [ou desistir]” (Lucas 18:1b). Lembre-se que você não está pedindo que Deus te conceda salvação por causa de suas muitas orações ou por causa de alguma bondade em você, mas por causa da bondade Dele.
“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14:13-14). Esta é a resposta: você está pedindo salvação a Deus por causa de Cristo, para que Ele seja glorificado. Deus, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo, é glorificado quando pecadores pedem salvação a Ele conscientes de que não a merecem, e todo o céu se alegra quando um pecador é salvo. Jesus ternamente disse aos seus discípulos: “Não temais, pequeno rebanho; pois é do agrado do Pai dar-vos o Reino” (Lucas 12:32). Deus tem prazer em conceder salvação.
Não pense que você deve convencer Deus a te conceder misericórdia por meio de suas orações; Ele concede salvação livremente e de bom grado. Nunca é por causa de suas belas orações ou de suas muitas lágrimas ou de todas as coisas boas que você faz, mas apenas porque Ele é fiel às Suas próprias promessas.
Você deve pedir, mas você também pode confiar que Ele vai fazer o que Ele prometeu. “Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham” (Provérbios 8:17). Isso não deixa margem para dúvidas: quando você buscar a Deus, você vai encontrá-Lo. Sinta-se encorajado, e busque o Senhor; Ele certamente vai te responder em misericórdia, pois “quem fez a promessa é fiel” (Hebreus 10:23).
____________________
*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Setembro de 2011), traduzido com permissão do editor.
** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.
*** Tradução: Arielle Pedrosa