“Contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.” (Atos 14:17)
Todos nós sabemos que ninguém pode mudar o tempo, só o Senhor pode, e graças a Deus por isso. Imagine se o tempo pudesse ser governado por pessoas. Aqueles com controle sobre ele teriam uma tarefa muito difícil: como eles poderiam agradar a todos? Por exemplo, os fazendeiros querem que chova para ajudar a plantação a crescer, enquanto as pessoas que trabalham nas estradas querem que esteja seco para não terem que trabalhar na lama. Haveria muitas brigas, você não acha?
No livro de Atos, Paulo e Barnabé curaram um homem aleijado de nascença. As pessoas ficaram tão surpresas com esse milagre que começaram a pensar que Paulo e Barnabé eram deuses. Paulo e Barnabé rapidamente colocaram um ponto final àquilo falando a eles que somente o Deus vivo poderia curar daquela forma. Paulo então usa o tempo como um exemplo de que Deus tem demonstrado a eles a Sua bondade durante todas as estações. Quem mais além do verdadeiro Deus manda a chuva e a luz do sol, e dá comida em abundância para encher nosso estômago e tornar nossos corações alegres?
Quando ouvimos o barulho do trovão e vemos o assustador relâmpago, nós falamos de ouvir a voz de Deus e ficamos maravilhados com o seu poder. Mas Paulo nos lembra que Deus está também no tempo agradável. Ao nos dar a chuva e a luz do sol a seu tempo, a plantação cresce e há alimento em abundância. É o Senhor quem nos dá aquela sensação de satisfação após uma boa refeição. Ele quer nos ver gratos e alegres quando sentamos ao redor de uma mesa; Ele quer que nós apreciemos a comida e a companhia dos que estão conosco. Mas, Ele quer que nos lembremos Dele do mesmo modo que nos lembramos quando ouvimos um estrondo de um trovão.
Eu espero que você tenha muitos momentos felizes no seu dia. Espero que você se sinta feliz ao acordar para um novo dia, quando experimenta um bom café da manhã, quando você estuda um assunto interessante, e quando brinca com seus brinquedos, seu animal doméstico, ou com seus amigos. Espero que isso te faça ver o quanto o Senhor tem sido bondoso com você a cada dia. E espero que isso te faça querer ler mais a sua Bíblia, para aprender mais sobre Ele, e estar cada vez mais unido a Ele.
Eu acredito que os cristãos são mais felizes do que os não-cristãos. O que você acha? Porque será? Qual seria a razão por você não estar feliz algumas vezes? O que você deveria fazer quanto a isso? Fale com seus pais sobre isso enquanto comem. Pergunte a eles como o Senhor nos faz alegres ao controlar o tempo. E veja se você pode pensar em outras razões para estar feliz no Senhor.
_________________
*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de março/abril de 2017) , traduzido com permissão do editor.
**Elina VanderZwaag é esposa do Rev. Foppe VanderZwaag, com quem tem 9 filhos. Ela nasceu e cresceu na Holanda, mas seguiu seu marido para Alberta, Canadá seis semanas depois do seu casamento e depois para Ontario, Canadá, onde ele era diretor de uma escola cristã. Em 1997, eles se mudaram para Grand Rapids, Michigan onde meu marido fez o seminário e hoje é pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation. Ela é dona de casa e mãe em tempo integral.
**Tradução: Mara Davis