Certa vez, eu estava ensinando as crianças de seis e sete anos de idade na Escola Dominical, e lhes perguntei: “Do que vocês necessitam para viver?” Um menino respondeu: “De uma bicicleta novinha!” Seu amigo se virou para ele e disse: “Isso não é uma necessidade; isso é um desejo!”
Às vezes queremos tanto alguma coisa que pensamos que é uma necessidade. Mas quais são realmente as necessidades básicas da vida? Para o seu corpo, você precisa de ar para respirar, comida para comer, água para beber, roupas e abrigo para protegê-lo, e atividades para mantê-lo saudável. Para a sua mente, você precisa pensar e aprender. Para a sua alma, você precisa de Deus para salvá-lo de seus pecados. E para os relacionamentos, você precisa de amor.
Estas são necessidades fundamentais. Sem elas, as coisas vão mal. Mas você pode dizer: “Algumas dessas coisas não são absolutamente necessárias. Algumas pessoas vivem sem amor”. Sim, é verdade, mas elas sofrem. Como sabemos que o amor é básico para a vida? “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lucas 10:27). “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus. 22:40). Se toda a Palavra de Deus depende do amor, então ele é mais importante do que qualquer outra coisa no mundo inteiro! E deve ser importante na sua vida também!
Se o amor de Deus não faz parte da sua vida, você é vazio e solitário. Você pode ter muitas coisas e amigos, mas sem Deus como seu Melhor amigo, algo bem grande está lhe faltando. Você não é realmente feliz. Além disso, você está vivendo em perigo. A dívida e a culpa de seus pecados estão se acumulando todos os dias. Você pode perder sua vida a qualquer momento. Você está viajando em uma estrada traiçoeira, e a ponte está bem à sua frente.
Se o amor não é básico em sua vida, então seu relacionamento com outras pessoas também sofre. Você é egoísta. Você pensa mais sobre seus próprios desejos e necessidades do que você nos outros. Bondade, generosidade, paciência e compreensão provavelmente não são seus pontos fortes. Você nem sempre se dá bem com as pessoas. Você pode ser uma pessoa irada.
Estou te alertando a parar, dar meia-volta e correr para Deus! Suplique a Ele que te salve da destruição e dos seus pecados por meio de Jesus Cristo. Ore para que Ele te encha com Seu amor e paz, a fim de que você siga o Seu mandamento de amá-Lo e amar ao seu próximo com tudo o que há em você.
Como é a sua vida se o amor de Deus está em seu coração? Deus te criou por amor, e Ele quer que você O ame de volta. Nós somos pecadores, por isso, naturalmente não fazemos isso. Mas se o Espírito Santo nos mostra a bela perfeição de Deus em contraste com nossa feia pecaminosidade, então nós nos arrependemos e pedimos-Lhe que nos perdoe por meio de Jesus Cristo.
Foi o amor que fez Jesus disposto a seguir a vontade do Pai, morrendo na cruz para pagar a dívida de pecado por Seu povo. É o amor e o poder de Deus que nos atrai a amá-Lo em troca. Precisamos nos encontrar com Deus em oração. Quando experimentamos o amor de Deus, ficamos cheios de esperança, alegria, satisfação e amor.
Se o amor de Deus é básico em sua vida, você também ama o seu próximo. A regra de ouro não é um dever, mas um deleite para você. Você deseja o melhor para os outros, e o melhor é que eles conheçam e amem a Jesus. Quando alguém te trata mal, você deseja tratá-lo bem em troca. Você ama o que é bom, não o que é mau. Você tem paz e alegria, mesmo quando a vida fica difícil.
O amor é a necessidade básica mais importante em tudo da vida. Não vá em frente sem ele. ” Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mt 7:7).
_____________________
*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Fevereiro/2014) , traduzido com permissão do editor.
**Mary Beeke é esposa do Dr. Joel Beeke e mãe de Calvin, Esther e Lydia. Ela trabalhou como enfermeira e professora, e tem mestrado em educação especial. Desde 1989 é dona-de casa e esposa de pastor.
*** Tradução: Arielle Pedrosa