Fonte da Imagem: Pinterest

Você já se perguntou por que frequentemente vemos figuras de corujas relacionadas com escolas, aprendizado, e sabedoria? Aparentemente veio da Mitologia Romana e Grega, as quais são estórias sobre seus assim-chamados deuses e heróis de tempos passados. É provável que tenha sido o longo tempo que passam silenciosamente sentadas e os seus olhos arregalados que deram a ideia de que corujas são inteligentes e misteriosas. Na Índia, todavia, esse hábito de ficar parada e os seus olhos arregalados fizeram da coruja um símbolo de preguiça e tolice – justamente o contrário! Ser chamado de “oolu” (Coruja em Hindi) é o mesmo que ser chamado de tolo. 

As corujas são mesmo mais sábias do que outras aves do reino animal? Na verdade, não. Elas são boas caçadoras à noite, mas quanto à inteligência, ela não está nem entre os dez pássaros mais espertos. Você vai se surpreender com qual ave está no topo da lista: o corvo! Alguns cientistas dizem que os corvos são os animais mais inteligentes de todos. Você está se perguntando o que faz com que eles se destaquem? Corvos são muito engenhosos. Na Suécia, os pescadores fazem buracos nos lagos congelados, e então penduram as suas linhas de pesca com anzóis na água para mais tarde as puxarem com o peixe fisgado – a não ser que os corvos façam isso primeiro. Eles são conhecidos por puxarem a linha e comerem o peixe! Eles também são bons em solucionar problemas. Eles sabem como derrubar uma noz para quebrar a sua casca. Se isso não funcionar, eles as colocam na estrada e esperam para que os carros passem por cima delas. Eles até escolhem o horário mais movimentado do dia para terem certeza de que terá muitos carros passando. 

Na Bíblia, encontramos o Rei Salomão, o homem mais sábio da terra. Deus tinha dado a ele muita sabedoria e discernimento sobre a vida das plantas e a vida dos animais, pássaros, peixes e seres que rastejam. Salomão não escreveu nos seus Provérbios: “Vai ter com as corujas e sê sábio”, mas: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.” (Pv. 6:6)

Há tanto para aprender, tanto para descobrir sobre esse mundo. Que privilégio você ter tempo para aprender, de você poder iniciar outro ano na escola! Porque eu digo isso? Há crianças em lugares muito pobres do mundo que não têm tempo para ir à escola; ao invés disso, elas precisam trabalhar o dia inteiro por um pouco de comida. 

Eu sei que a escola pode ser bem difícil. Eu espero, porém, que você faça o seu melhor e peça ao Senhor que lhe ajude a compreender e a aprimorar a leitura e a matemática. Sem essas duas, é quase impossível aprender sobre as coisas sensacionais da criação de Deus. Mas vamos começar do começo, não é mesmo? E isso é o alfabeto, é claro. Errado! A primeira coisa necessária para que um garoto ou uma garota se tornem sábios e bem educados é algo diferente. Você provavelmente já sabe este texto de cor: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv. 9:10a)

Temer ao Senhor não significa ter medo Dele, mas conhecê-lo como um Deus poderoso, que também é um Pai amoroso. Ele é um Pai que quer te ouvir todos os dias. Ele é um Pai que quer falar com você todos os dias, para que você saiba o que Ele quer para você. Conhecer o Senhor como o seu Pai lhe ajudará a ser feliz, mas também fará com que você seja cuidadoso. Temer ao Senhor é querer agradá-Lo. É querer obedecê-Lo. E isso é tão difícil, não é mesmo? É difícil ser obediente o tempo todo, fazer o que é certo, e não fazer nenhuma coisa errada, e não ter pensamentos errados. Todavia, temer a Deus também significa que você conhece o Seu Filho, o Senhor Jesus, que viveu e morreu por pessoas pecadoras como você e eu. Se você disser a Ele o quanto você está arrependido por seus pecados, Ele te perdoará, e te ajudará a odiar o pecado ainda mais. Então será mais fácil aprender coisas novas sobre Deus e Sua maravilhosa criação. Você descobrirá, como Salomão, que a coruja não é o símbolo correto para sabedoria; deveria ter sido a formiga, ou talvez o corvo!

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.”

Pv. 9:10a

_________________

elina vanderZwaag

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Setembro/Outubro de 2018, pg. 217) , traduzido com permissão do editor.

** Elina VanderZwaag é uma dona de casa, esposa do Rev. Foppe VanderZwaag, e membro da Grace Reformed Christian Church (HRC) de Harrison, Arkansas.

***Tradução: Mara Davis / Revisão: Paula Ximenes