Você já viu um amigo caminhando tristemente pelo parquinho? Como você pode dizer se eles estão tristes? Talvez eles estejam de cabeça baixa, ombros caídos, chutando lascas de madeira enquanto caminham.
Certo dia havia dois amigos caminhando juntos tristemente. Cleopas e seu amigo não estavam no parquinho; eles estavam caminhando junto a uma estrada empoeirada, indo da cidade de Jerusalém à Emaús, mais de onze quilômetros de viagem! Eles tiveram uma longa caminhada até em casa e, como você sabe, uma caminhada se torna rápida quando conversamos com um amigo, eles estavam abrindo seus corações um para o outro. Eles tinham tido a pior semana da vida deles, e não era por causa de razões comuns que algumas vezes nos fazem dizer, “Esse é o pior dia de todos!” Eles não tinham perdido tarefa de casa ou mesmo um burrinho. Eles não estavam argumentando com seu amigo ou agitados sobre sentimentos feridos. Era muito pior.
A semana que antecedeu, eles tinham ido à Jerusalém para comemorar a Páscoa. Normalmente era uma celebração alegre – uma época para lembrar a fidelidade de Deus em libertar seus antepassados do Egito e um tempo de esperança, lembrando que Deus havia prometido enviar outro libertador. Mas essa Páscoa tinha sido uma confusão e parecia ter ido tudo errado. O querido amigo deles, Jesus, um grande profeta, tinha sido morto, bem no dia da Páscoa. E esse era quem eles pensavam que iria ser o libertador deles!
O coração deles doía só de pensar em Jesus; Ele tinha os amado e tinha estado com eles dia após dia. Eles tinham visto o poder de Deus nEle quando pessoas doentes vinha até a porta e quando pecadores encontraram vida e alegria em Suas palavras. Ele tinha sido amigo deles, seu futuro para uma vida melhor, mas agora tudo que eles sentiam eram tristeza e confusão. Jesus estava morto e não havia libertação à vista. Tudo que eles pensavam que era verdade parecia ter virado de cabeças para baixo. Eles estavam errados o tempo inteiro?
Jesus se juntou a eles em sua caminhada, bem no meio de toda a confusão de pensamentos e sentimentos, e escutou. Claro que Ele sabia tudo sobre isso, mas Ele ama que derramemos nossos corações a Ele. Eles contaram a história inteira a esse estranho, sem mesmo reconhecer que era Jesus! E Jesus gentilmente começou a apontar para o fato de que Ele estava bem ali e que tudo estava indo de acordo com o planejado.
Agora, se você ou eu temos algo excepcional que aconteceu, nós podemos dizer aos nossos amigos os detalhes sensacionais, mostrar fotos, ou mesmo reviver o acontecido. Mas Jesus, que tinha acabado de sofrer o maior de todos os sofrimentos e conseguido a maior de todas as vitórias na história do mundo inteiro, começou na forma mais comum – abrindo as Escrituras. Ele apontou para o desígnio que Deus estava realizando através das histórias dos Israelitas e das canções dos profetas. Ele lhes mostrou como todas essas histórias apontava para o Cordeiro, o Redentor – para Ele! À medida que Ele falava as palavras das Escrituras, seus corações começaram a derreter a partir do medo e da confusão e começaram a queimar, pulsar e quase explodiu, com a alegria do reconhecimento que iluminou todo o seu ser. Era Jesus. E ele tinha os libertado de algo muito pior do que os Romanos – eles foram libertos das garras do pecado que tinham o poder de destruir mais do que qualquer Romano.
Esses dois discípulos tinham começado sua longa caminhada com corações pesados e sandálias arrastando, mas ao final da longa jornada, à medida que se sentaram para partir o pão com Jesus, seus corações estavam leves e seus pés ansiosos para levantar e propagar as notícias – Jesus estava vivo e o plano de Deus de libertação estava sendo realizado perfeitamente!
Eu não tenho uma máquina do tempo para lhe enviar para a estrada do Emaús, mas eu posso lhe dizer onde você pode encontrar Jesus – abra sua Bíblia. Ele realmente está em cada página! Essa semana, em suas devocionais, por que você não escreve suas descobertas em ver Jesus nas histórias e profetas do Velho Testamento? Peça ajuda aos seus pais se você tiver dificuldades em encontrar.
Ver Jesus fez o coração dos discípulos arder de paixão, alegria e devoção. Se o seu coração estiver morto e frio e a Bíblia parecer chata, se ajoelhe. Peça ao Espírito Santo para abrir os seus olhos para ver Jesus à medida que você lê a Palavra. Ele é o único que pode nos acordar do sono do pecado e nos fazer vivos em Cristo. Ver Jesus fará nossos pés ansiosos para adorá-Lo e para compartilhar as boas novas de Jesus com outros.
________________
*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Junho de 2015), traduzido com permissão do editor.
Kara Dedert é esposa de Darryl e mãe de Sophie, Noah, Evelyn e Calvin. Ela foi missionária por 5 anos no Cambodja ao lado de seu marido, onde o casal pretendia passar a vida inteira, mas ambos precisaram voltar aos Estados Unidos quando seu filho mais novo, Calvin, foi diagnosticado com Desordem de Migração Neuronal e Malformações Cerebrais Graves. Ela mantêm o blog En Route e escreve esporadicamente no Not Alone. Eles congregam na Heritage Netherlands Refomed Congregation em Grand Rapids, MI.
*tradução: Silvana Rêgo