“E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.” (João 4: 4).

Este é um dos versículos mais encorajadores para os pecadores perdidos e desprezados em toda a Bíblia. Jesus e seus discípulos estavam viajando da Judeia para a Galileia. Havia várias estradas que Jesus poderia ter tomado em Sua jornada, mas Ele escolheu este caminho a fim de mostrar Seu poder e salvação em Samaria. Ali, em uma cidade desprezada, uma pecadora precisava ser salva.

Por estar cansado, Jesus parou na altura da fonte de Jacó e enviou Seus discípulos à frente para comprar comida. Infelizmente, os discípulos não demonstram o tipo de compaixão pelos pecadores que Jesus demonstra, e, portanto, Ele deseja ficar sozinho enquanto faz a obra de Seu Pai. Enquanto Ele descansa, uma mulher vem para tirar água. Geralmente, nos tempos bíblicos, as mulheres iam em grupos ao poço local, de manhã e à noite, para tirar água. Visto que esta mulher era desprezada pelos outros, tendo tido cinco maridos, ela saiu para tirar água no meio do dia, quando as outras mulheres não estavam lá. Aproximando-se do poço, ela vê um homem que é judeu. Jesus conhecia o coração daquela mulher; Ele sabia do fato de que ela estava no marido número seis. Mas, enquanto ela está tirando água, Jesus, estando cansado e com sede, pede-lhe para tirar também para Ele. Chocada, ela pergunta: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” (João 4: 9).

Jesus não responde: “Desprezada mulher samaritana, por que você pecou tão grandemente que está agora no seu sexto marido?” Em vez disso, com muita paciência, Jesus começa a dialogar com aquela samaritana desprezada. Ela, sem saber com quem está falando, questiona-O. Com cada resposta que Jesus dá, Ele extrai algo dela. Faríamos bem em praticar este grande ato de sabedoria ao tentar alcançar uma pessoa que está vivendo em pecado. As primeiras palavras da nossa boca não devem repreender o pecado, mas estabelecer um sentimento de confiança e preocupação. É somente então que podemos alcançar o coração de uma pessoa.

Finalmente, Jesus diz a ela que chame seu marido. Jesus construiu alguma confiança respondendo às suas muitas perguntas; agora, Ele precisa chegar ao seu coração. Ainda pensando que Ele era um mero homem, ela diz: “Eu não tenho marido” (João 4:17), ao passo que Jesus confirma sua resposta – de fato, ela já teve cinco maridos. Jesus não teve medo de evidenciar o pecado dela, mas Ele não a deixa ali.

Chocada, ela declara que Jesus é um profeta. Seus olhos estão começando a ser abertos e enquanto ela continua suas perguntas, Jesus Se revela a ela: “Eu o sou [o Messias], eu que falo contigo” (João 4:26). Aquele era o Cristo! Imediatamente, ela deixa Jesus e volta para a cidade declarando Cristo a todos os que encontra. Sua boca foi aberta, “Vinde …Será este, porventura, o Cristo?” (João 4:29). O fruto na vida desta mulher já estava sendo evidenciado e muitos samaritanos vieram não só para ouvir Jesus, mas também creram Nele “em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito” (João 4:39).

Assim como Jesus, que escolheu aquele caminho por que era necessário alcançar o coração da mulher samaritana, foi “necessário” que você lesse esse artigo. Por que? Jesus precisa trabalhar em seu coração? Talvez você tenha vivido uma vida de grande pecado, quer seja em público ou em privado. Jesus conhece seu coração. Ele vem a você cada vez que você ouve a palavra pregada, cada vez que lê sua Bíblia. Vá até Ele com todas as suas perguntas difíceis. Ele não rejeitou a desprezada samaritana que tinha cinco maridos, e Ele não te rejeitará (João 6:37). Nenhum pecador é grande demais para que Ele possa salvar.

Talvez fosse “necessário” que seus olhos fossem abertos, mas a sua boca ainda está fechada. Se Jesus tocou sua vida, fale bem Dele. Muitos acreditaram por causa do testemunho dessa mulher. “Assim resplandeça a vossa luz” (Mt 5:16).

Por fim, poderia o “necessário” ser que você conhece uma pessoa que vive em pecado e tem medo de falar com ele ou ela? Jesus não tinha medo de pessoas que eram desprezadas pelos outros. Siga o exemplo do seu Mestre e vá na fé. Procure pecadores. Diga tudo o que Cristo tem feito e sido para você. E então, minha amiga, leve-os aos pés de Jesus. Só Ele satisfará as almas sedentas.

____________________
*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de agosto de 2016) , traduzido com permissão do editor.
** 
Donna Kelderman é esposa, mãe de seis e avó. Ela reside em Grand Rapids, Michigan e auxilia seu marido, Pr. Mark Kelderman, que serve no Puritan Reformed Theological Seminary (PRTS).
*** Tradução: Arielle Pedrosa