Ainda não leu a Parte 1? Leia Aqui. Ainda não leu a Parte 2? Leia Aqui. A mulher feita para ser uma com o homem As três partes do projeto de Deus para o casamento são marcas importantes de um bom casamento:
- Deixar. Deixar pai e mãe é um tremendo reajustamento. A intimidade da unidade familiar deve ceder lugar para uma nova unidade familiar com uma nova cabeça. Esta nova unidade tem prioridade sobre a relação pai-filho. Há uma corrente de pensamento racional aqui: Um deve deixar a fim de juntar e dois devem juntar para se tornaram um só (“uma só carne”).
- Juntar. Um par recém-casado deve unir-se concomitantemente. A palavra grega original pode ser traduzida como “cimentado ao mesmo tempo”. O relacionamento inseparável, um do outro. A mulher torna-se parte do homem e vice-versa. Eles se tornam mais do que um companheiro íntimo, melhor amigo e parceiro fiel, um do outro.
- Unir (unidade). A expressão “uma só carne” é a construção hebraica mais forte para indicar uma mudança de estado. Isto já está subentendido no fato de ter Eva sido formada de Adão. O objetivo do casamento, contudo, não é apenas tornar-se um fisicamente, não importando o quanto isso seja importante e realizador, mas em cada aspecto do relacionamento: um só no coração, um só no amor, um só em confiança, um só em propósito, em pensamento e, acima de tudo, um só em Cristo. Uma unidade que não seja mais profunda do que física, cedo dissipar-se-á e mais provavelmente terminará em um casamento infeliz ou num processo de divórcio. Porém, um casamento que tenha uma unidade global de coração, de mente e atitude terá igualmente uma unidade física especial! A unidade física não produz um grande casamento, mas um grande casamento, em Cristo, produz grande unidade física tanto quanto grande unidade intelectual, emocional e espiritual.
Unidade é o grande objetivo do casamento – ser um com Deus através de Cristo, depois, por causa desta unidade, ser um, um com o outro. Mas, como pode um pecador que se separou de Deus tornar-se um com Deus? Unicamente através do Salvador, Jesus Cristo, que se comprometeu no deixar, no juntar e na unidade em atrair e ganhar Sua noiva. Paulo coloca isto dessa maneira: “Grande é o mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja” (Ef 5:32). Aqui está como Ele fez isto:
- Cristo deixou Seu Pai voluntariamente. Ele deixou a coroa, o trono, a corte de glória para vir a este mundo buscar Sua noiva. Ele suportou uma dilacerante separação do Seu Pai, na cruz. Ele pagou assim o preço do dote por Sua noiva a fim de que ela se tornasse parte do Seu corpo, Sua carne e Seus ossos.
- Na cruz do Calvário, Cristo juntou-se à Sua noiva. Enquanto Ele estava morrendo, ela foi misticamente formada nEle, como o Segundo Adão, exatamente como Eva foi formada do primeiro Adão, enquanto esteve em profundo sono. Assim como a mulher veio do lado de Adão para simbolizar o seu estar unido concomitantemente, assim também do lado ferido, sangrando, agonizante do nosso Salvador, foi tirada a Igreja, por assim dizer, para nascer, viver e ser unida com seu Salvador. Este é, realmente, um grande mistério!
- A maior parte deste mistério, no entanto, é: “Se tornarão os dois uma só carne”. A igreja de Deus, diz Paulo, constitui a plenitude total de Cristo como Mediador. Ele é a cabeça: a igreja é o corpo. “E, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Ef 1:22-23). Esta união mística será aperfeiçoada um dia no céu, numa união ideal, indestrutível. Quando nascemos de novo através do poder regenerador do Espírito Santo, nós nos tornamos pessoalmente unidos com Jesus Cristo. Nos tornamos um “em Cristo”. Por isso é que Paulo jamais se cansou de descrever um cristão desse modo.
Em suas epístolas Paulo usa esta frase ou uma similar – em Cristo, em Cristo Jesus ou nEle – pelo menos 164 vezes. Esta é a maneira favorita de Paulo para descrever um cristão. Por exemplo, Paulo escreve: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura”, ou como está no original “uma nova criação” (2 Co 5:17). Por estar unida com Cristo, uma pessoa se torna uma nova criação. Ela é uma em Cristo; ela está unida com Cristo. Igualmente, Paulo diz em Efésios 1:3: “Bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. A união do crente com Cristo é profundamente íntima. Quando Paulo fala de união com Cristo, ele usa um prefixo especial, em grego, melhor traduzido como “co-“, significando que o laço é indissolúvel. Literalmente, ele diz em Gálatas 2:19: “Estou co-crucificado com Cristo”. Isto é, quando Ele morreu, num sentido eu também morri. Em Romanos 6:4, quando Paulo fala de ser glorificado juntamente com Cristo, ele está dizendo que a intimidade da união do crente com Cristo é tão grande que há um sentido no qual, quando Ele foi crucificado, o crente foi também crucificado; quando Ele morreu, o crente também morreu; quando Ele foi sepultado, o crente também foi sepultado; quando Ele foi levantado de entre os mortos, o crente também foi levantado; quando Ele ascendeu, o crente também ascendeu. Quem pode compreender esta união mística? Um poeta disse: Um na tumba, um quando Ele se levantou, Um quando Ele triunfou sobre Seus inimigos, Um quando no céu Ele se sentou Enquanto serafins cantavam que o inferno derrotou. Com Ele, o nosso cabeça, prevalecemos ou caímos Nossa vida, certeza, nosso tudo. Oh, que dignidade existe em tudo isto – dignidade na criação de Eva, como uma mulher, uma com seu marido, partilhando esta dignidade com ele! E agora, através da fé, dignidade na recriação da noiva de Cristo, para ser feita uma com o esposo – para partilhar Sua dignidade e glória, ser amada por Deus com uma parte daquele mesmo amor com que Deus ama Seu próprio Filho! Verdadeiramente, não há dignidade como a dignidade da recriação – de ser feito a verdadeira noiva de Jesus Cristo. Aplicações Conclusivas E o seu casamento – ele reflete unidade em Cristo? Quando ele não está como você esperava que estivesse, você pergunta: Como posso eu (não meu cônjuge) fazer uma unidade mais profunda? Você trabalha no sentido de cultivar uma intimidade maior no seu casamento? Nos dias de hoje, o casamento está sob ataque. O Hedonismo está exuberante. O adultério está ganhando uma aceitação que se espalha. Divórcios anti-bíblicos se concretizam via internet. A estrutura básica da sociedade está se rompendo. Com certa freqüência os crentes estão em situação pouco melhor. Necessitamos desesperadamente compreender o valor do casamento e fazer um grande esforço para atingir a excelência no casamento através do Senhor Jesus. Devemos nos empenhar por unidade de modo que nossos casamentos possam ser epístolas abertas da graça de Deus em um mundo impiedoso. Não devemos nos render ao amor a nós mesmos, ainda que seja isto fomentado pela nossa cultura. O único caminho para ter um casamento realmente bem sucedido é colocar Cristo como primeiro, seu cônjuge como segundo e você como terceiro. O amor de si próprio deve ser quebrado ao pé da cruz de Cristo. Apenas quando nos vemos como pecadores em rebelião contra Deus e nos prostramos diante dEle por perdão e ajuda para buscar a santidade, o amor encherá nossos casamentos e transbordará sobre todos os nossos outros relacionamentos. Então nós entenderemos que um casamento não existe para o eu mas para o nós – para os filhos e a sociedade e, finalmente, para a glória de Deus. Estamos buscando diariamente a glória de Deus em nosso casamento? Esposos, estão se empenhando para ser o cabeça que ama, em seu casamento? Esposas, estão se empenhando para mostrar submissão amorosa ao seu esposo? Num casamento bíblico não há lugar para patrões – apenas para liderança amorosa e submissão amorosa quando um homem e uma mulher buscam vivenciar, pela graça de Deus, o relacionamento Cristo-Igreja na terra. Finalizando, uma palavra para os jovens: A unidade que Deus tenciona que o casamento seja, em Cristo, significa que você não pode casar com um descrente. Se você casa com alguém que tem uma agenda para o casamento diferente da agenda de Deus, você estará certamente preparando para si mesmo anos de dor e coração partido. Em 2 Co 6:14 lemos: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”. Procure um cônjuge que lhe seja dado pelo favor de Deus e das Suas mãos. E se você deseja ser você mesmo um bom cônjuge, escreveu Thomas Manton, “liquide seu direito e seu título por meio de Cristo” (Works 2:164). Esteja convicto do seu chamado e eleição. Se você e seu cônjuge são tementes a Deus, seu casamento se beneficiará grandemente porque você terá alguém para ajudá-lo a se esforçar por viver para a glória de Deus, para viver uma vida santa, a suportar as cruzes que Deus enviará ao seu caminho e a se aproximar de Deus confiantemente, pela intermediação de Cristo, em oração e adoração. Ore por direção, conselho e bênção de Deus enquanto você espera nEle para levá-lo a um cônjuge temente a Deus, apropriado para você. Peça a Ele um que seja ajudador idôneo para você. Caros amigos, vocês estão casados com Jesus Cristo? Adão e Eva não se envergonharam porque estavam vestidos com a retidão original, dada por Deus. Vocês também não estão envergonhados por estarem vestidos com a retidão de Jesus Cristo, dada por Deus? Lembrem-se, este Salvador bendito requer sua fidelidade. Ele tem ciúmes do seu amor de cônjuge. Vocês não devem extraviar-se dEle. O que você acha deste Noivo perfeito? Você está casado com um outro senhor – com o príncipe desde mundo? As promessas de Satanás são mentiras. Seu dote é angústia. Seu abraço é morte. Seu quarto é escuridão. Sua cama está nas chamas do fogo. Qualquer que possa ser o seu caso, vamos abandonar todas as nossas negligências em nossa vida matrimonial natural e em nosso casamento espiritual com o Noivo perfeito, Jesus Cristo. Vamos deixar a impiedade deste mundo e nos juntar com Cristo para sermos um com Ele – agora e sempre. Amém. _____________ Este post é um sermão (em Gênesis 2:18-25 e Efésios 5:20-33) do Dr. Joel Beeke traduzido e publicado em português originalmente na “Revista Os Puritanos” (Ano XII, nº 02:2004), re-publicado com permissão do Projeto Os Puritanos e do autor. *Dr. Joel Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA). É pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation, editor da Banner of Sovereign Grace Truth, diretor editorial de Reformation Heritage Books, presidente da Inheritance. Foi co-autor, escreveu ou editou mais de 50 livros, dentre os quais, “Vivendo para a Glória de Deus” e “Vencendo o Mundo”. Obteve seu Ph.D. em Teologia da Reforma e Pós-reforma no Westminster Theological Seminary. Ele é convidado freqüentemente para lecionar em seminários e pregar em conferências ao redor do mundo. Ele e sua esposa, Mary, foram abençoados com três filhos: Calvin, Esther e Lydia.
É de suma importância hoje que cada igreja possibilite cursos aos casais de noivos,mostrando pela palavra,o que significa de fato um casamento,tendo em vista o número de divórcios que têm assolado o “corpo de cristo”.Por outro lado tem aumentado o número de casamentos de jugo desigual.As complexidades aumentam na medida que nos distanciamos do que nos é proposto pela palavra.O que temos visto,mesmos em cristãos,é muita preocupação com a festa e todo aparato que cerca o enlace matrimonial,não que seja ruim fazer tal coisa,mas vemos pessoas indo para o casamento sem o cuidado que deve ter ,,e que não se resume só na festa.E depois ?Quando a lua de mel acaba,a festa passou?A moça sabe cozinhar,cuida da roupa do marido?como vai ficar a limpeza da casa?São questões que muitas vezes passam desapercebidas pelas jovens modernas.Quando cuidamos da nossa casa e tudo que a cerca com zelo,estamos obedecendo a Deus .Que as moças de fato entendam como é maravilhoso ser uma mulher cuidadosa e zelosa com o seu lar.