T9PG100ZNunca fui o tipo de gente que ama rotina ou se apega a tradições. Ainda assim, há um estranho conforto e estabilidade nas tradições; elas trazem um sentimento de que você pertence àquele lugar (ou que você tem algo que é seu) e alicerce.

Tradições bíblicas têm ainda mais poder de instruir nossas mentes, mover nossos corações e guiar nossas mãos. As tradições são o texto de Deuteronômio 6:4-9 na prática:

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”

Estas instruções não têm o objetivo de ser um fardo ou mais uma tarefa para riscar da sua lista, elas são, antes, feitas para serem uma grande alegria e conforto para nós. Um lembrete de quem Deus é e as boas novas que nós temos em Cristo Jesus! Talvez você esteja com dificuldades em como comunicar o evangelho às crianças com deficiência cognitiva e atraso na aprendizagem. Eu gostaria de sugerir que tradições são ótimas ferramentas.

Nós descobrimos grande alegria em criar nossas próprias tradições como família, muitas que nos direcionam a Jesus enquanto estamos envolvidos nessas coisas. Crianças com necessidades especiais são muito beneficiadas (assim como o restante da família) pelas tradições cristocêntricas. Nosso filho é incapaz de falar e teve paralisia cerebral, ainda assim, todo o seu corpo demonstra empolgação e seus olhos ficam arregalados enquanto ele espera por alguns desses momentos preciosos em nosso lar.

Não temos que inventar esquemas elaborados e requintados, apenas tradições simples e consistentes baseadas nas Escrituras. Aqui estão algumas ideias:

Lembrem juntos. Um dos temas chave no Antigo Testamento é o povo de Israel perdendo sua segurança, porque eles esqueceram. Esqueceram da provisão que Deus lhes prometeu, esqueceram que haviam prometido serem fiéis a Ele e que confiariam Nele somente. Desespero e destruição eram sempre o resultado daquele esquecimento. Nós precisamos nos lembrar diariamente de Quem Deus É, o que Ele prometeu em Cristo Jesus e o que isso significa para as nossas vidas. Compartilhe maneiras específicas em que Deus proveu à sua família (nossos filhos amam essa parte!). Recite promessas específicas que Deus nos deu em Cristo Jesus. A maioria das noites terminam conosco sussurando no ouvido do nosso filho, “Ele fará todas as coisas novas!” (Ap 21:5), enquanto vislumbramos o dia em que seu corpo e sua mente não serão mais afetados por sua deficiência.

Orem juntos. Deus é um refúgio, mas para obter os benefícios de Sua proteção e cuidado, nós precisamos ir até Ele. Como nós sentiremos o Seu cuidado e proximidade se nunca nos aproximamos Dele em oração? Permita que seus filhos O vivenciem como um refúgio, orem diariamente juntos enquanto família. Não permita que uma dificuldade na fala na cognição mantenha um pequenino longe dos pés de Jesus. Nosso filho não pode falar nem mover suas mãos, por isso nós posicionamos suas mãozinhas e o conduzimos aos pés de Jesus. Deficiência nunca pode ser um impedimento para o Evangelho, é, sim, mais uma razão para o Evangelho ser uma realidade e ser valorizado em nossas vidas.

Cantem juntos. Não consigo contar a quantidade de consultas médicas das quais saí com pesar no coração. Segurei minhas lágrimas enquanto voltava com meus filhos para casa. Antes de deixar o estacionamento, coloquei um de nossos louvores e, logo, todos estavam cantando a Verdade que atravessaria todo aquele sofrimento em direção ao meu coração. Fui reanimada enquanto cantava a Palavra, louvando à Deus por quem Ele É e encontrando conforto Nele. Claro que meus filhos amaram entoar as canções e Calvin participou com eventuais ruídos e chutes. Nós precisamos proporcionar às nossas famílias constantes expressões de louvor e alegria, é assim que Deus nos encoraja!

Estes são apenas três pequenos exemplos de tradições em nossas famílias. Quais são as suas? Não perca as bençãos maravilhosas que podemos dar às nossos filhos (e à nós mesmas) ao observar tradições bíblicas simples. Se você nunca teve quaisquer tradições, comece com uma idéia simples e tente praticá-la diariamente. Veja o que Deus lhe tem reservado!

___________

Captura de Tela 2013-09-04 às 11.45.57 PM

* Este artigo foi publicado originalmente no blog Not Alone. Traduzido e publicado em português com autorização da autora.

** Kara Dedert é esposa de Darryl e mãe de Sophie, Noah, Evelyn e Calvin. Ela foi missionária por 5 anos no Cambodja ao lado de seu marido, onde o casal pretendia passar a vida inteira, mas ambos precisaram voltar aos Estados Unidos quando seu filho mais novo, Calvin, foi diagnosticado com Desordem de Migração Neuronal e Malformações Cerebrais Graves. Ela mantêm o blog En Route e escreve esporadicamente no Not Alone. Eles congregam na Heritage Netherlands Refomed Congregation em Grand Rapids, MI.

*** Traduzido por Vivian Junqueira Viviani