Conforme entramos na terceira idade, percebemos algumas mudanças. Somos mais realistas e, embora ainda tenhamos sonhos, percebemos que mudamos e que possuímos certas limitações. Talvez já tenhamos nos aposentado de um trabalho ou ministério. Talvez nos questionemos se já “demos o que tínhamos que dar”.

Fonte da Imagem : RCeliaMendonça

Essa é a perspectiva humana. Mas como podemos perseverar com uma cosmovisão bíblica conforme envelhecemos?

            Eis aqui sete maneiras.

1.         Entregue o que Restou

Embora possamos tomar a decisão de nos aposentar de uma carreira ou ministério, não devemos nunca nos aposentar de seguir a Deus em novas oportunidades de obedecê-lo.

É dito que não há princípio bíblico que aponta a aposentadoria como uma opção para o crente. Os homens levitas se aposentavam do serviço regular no tabernáculo com certa idade, mas ainda tinham permissão para “ajudarem seus irmãos” (Nm 8.23-26). Simeão e Ana serviram ao Senhor fielmente na velhice (Lc 2.25-38). Mulheres e homens mais velhos, idosos piedosos, foram encorajados por Paulo a ensinar a geração mais jovem como viver (Tt 2.1-8).

A aposentadoria geralmente está associada com a busca pelo prazer, e, embora a busca por coisas prazerosas não seja errada, ela não é um objetivo sábio para nenhuma idade. Para perseverar na terceira idade, podemos buscar novas oportunidades de servir a Deus ao amar e servir aos outros.

2.         Refine seu Foco

Paulo, em Filipenses 3.13-14, diz aos crentes que ele tinha focalizado um objetivo para sua vida. “Mas uma coisa faço”, ele disse. Paulo tinha um objetivo eterno e ele o buscou — ele se esforçou ao máximo para isso — até que Deus o chamou para casa. Quando eu recentemente descobri um diagnóstico de câncer, meu médico disse: “Há apenas uma coisa que você precisa fazer: focar em melhorar”. Essa simples afirmação me ajudou a priorizar o que era importante nas outras áreas da minha vida, determinando quais eram assuntos prioritários e que coisas eu poderia deixar de lado.

Todos nós somos pacientes terminais (Ec 9.2-3; Rm 6.23). Algum dia, todos nós estaremos diante do Senhor que nos ama. Por isso, é sábio perguntarmos a nós mesmas: “Qual é a coisa que Deus está me chamando para fazer ou ser antes desse dia?”. Nós podemos criar novos objetivos com um foco mais refinado e mais bíblico, sem nos preocupar-nos em agradar outros, mas tomando novas ações para agradar ao Senhor (Rm 12.2; Gl 1.10; Ef 5.8-10; 1 Ts 2.4). Nós podemos conhecer o coração de Deus por meio da Palavra e da oração, e não devemos nunca parar de memorizar as Escrituras. Fico maravilhada com o quanto o Senhor tem usado os trechos das Escrituras que eu tenho memorizado em minha terceira idade.

Precisamos perseverar no crescimento espiritual e determinar quais habilidades precisamos desenvolver para sermos servas mais eficientes do Senhor na nossa terceira idade. E não devemos perder tempo (Ef 5.15-17). Devemos buscar fazer as obras que Deus preparou para nós (Ef 2.10).

3.         Aprimore a sua Obediência

            Ao longo dos anos, aprendi que a procrastinação — isto é, o atraso deliberado para fazer algo que Deus já me deu a direção — é irmã da desobediência. O tempo que eu perco procrastinando é terra fértil para Satanás me desviar do caminho ou me fazer parar de andar por ele completamente. A obediência que demorou a ser cumprida é desobediência, e desobediência é algo custoso (Jo 14.15; 15.14; 2 Jo 6).

            Talvez haja várias razões para procrastinarmos — medo, preguiça, teimosia —, mas a procrastinação que leva à desobediência é um hábito feio com consequências eternas. Talvez nos perguntemos: “O que Deus já me disse para fazer e eu ainda não obedeci?” e “Por que eu não obedeci?”. Aprimorar nossa obediência na nossa terceira idade é uma maneira de perseverar com poder!

            É importante lembrar que não podemos fazer isso à parte da graça e poder do Espírito Santo. Nossa carne não quer obedecer a Deus (Rm 8.7-8), mas quando andamos pelo Espírito, nós não levaremos a termo os desejos da nossa carne (Gl 5.16).

            Precisamos viver o evangelho (Rm 6.6-11), encher-nos com o Espírito e preparar-nos para a batalha espiritual (Ef 5.18; 6.10-17). Precisamos estudar e memorizar as Escrituras (Sl 119.11), aproximar-nos de Deus (Tg 4.7-8) e permanecermos totalmente dependentes do seu poder que nos habilita (2 Co 12.9-10), a fim de que possamos superar qualquer pecado frequente e obedecer a Deus.

            Ídolos no nosso coração ficarão no caminho do nosso amor e obediência ao Único Verdadeiro Deus (Jn 2.8; Cl 3.5; Gl 5.19-21; 1 Co 10.14). Então, se quisermos ser espiritualmente maduras, abandonaremos nossos ídolos egoístas. Os ídolos podem ser sutis. Podem ser uma poupança cujos fundos Deus gostaria que usássemos de outra forma. Podem ser aquele tempo perdido na frente da TV ou em outro passatempo. Podemos pedir a Deus para sondar nossos corações e encontrar os ídolos de estimação que nos roubam a obediência e o ministério na terceira idade.

4.  Resolva seu Passado

Uma das coisas mais importantes para perseverar na terceira idade é resolver os problemas passados a fim de que você possa prosseguir com a bênção de Deus. Isso pode significar pedir por perdão — ou concedê-lo. O objetivo é a unidade e a paz.

Deus diz para lidarmos apropriadamente com a raiva a fim de não darmos lugar ao diabo (Ef 4.26-27), mas muitas de nós ainda guardamos rancor do nosso passado.

A Bíblia diz: “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18). Deus quer que obedeçamos ao Espírito Santo resolvendo questões do passado e perseverando em manter a paz! Para fazer isso, precisamos deixar a bagagem pesada para trás: “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão” (Fp 3.13).

5. Acione sua Criatividade

Não podemos saber quantos anos o Senhor preparou para nós. Mas podemos “contar” nossos dias, ou contá-los com cuidado, para que possamos ganhar um coração sábio (Sl 90.12). Nossas vidas são breves (Sl 39.4) e devemos medir nossos dias com um pensamento bíblico.

Só porque entramos na terceira idade, isso não significa que podemos negligenciar nossos dons espirituais (Rm 12.6-8; 1 Co 12.4-11,28). Esse é o momento — especialmente porque temos mais tempo disponível — para cultivar novas habilidades e talentos que Deus pode usar para encorajar e abençoar outros. Esse é o momento para continuar nas boas obras que Ele preparou para nós e glorificá-lo (Ef 2.10).

Não é sábio negligenciar nossa comunidade e nossas amizades. Podemos cultivar novas amizades que encorajem a nós e a outros — e talvez achar novos meios de ministrar juntamente com outras pessoas. Podemos praticar o “um ao outro” das Escrituras.

6. Compartilhe o Evangelho

Um dos maiores arrependimentos que eu ouço com frequência de idosos piedosos é o de não ter compartilhado o evangelho ou de não ter levado pessoas ao Salvador. Perseverar muitas vezes significa despertar nossa coragem e confiar na presença de Deus. Precisamos ir além de orar por nossa família, amigos e vizinhos que não conhecem Cristo e compartilhar de fato o evangelho com eles. O espírito de Deus é capaz de usar Sua Palavra e nosso testemunho para atrair almas a Jesus (Mt 28.19-20).

            Talvez vivamos uma vida piedosa exemplar, mas também precisamos compartilhar como Jesus mudou nossas vidas. Um testemunho de uma vida mudada em Cristo é poderoso. Deus pode usar nossas histórias e nos ajudar a falar sem medo sobre Ele de formas novas e criativas.

            A vida é curta e nossos próximos podem não estar vivos amanhã (Tg 4.13-14; Hb 3.12-13,15). Esse não é o tempo de procrastinar. Não há tempo a perder!

            Sejamos cristãs autênticas. Com certeza iremos querer nos certificar que nosso estilo de vida está de acordo com nosso testemunho. Podemos nos tornar mais disponíveis e cultivar relacionamentos de cuidados mútuos. Vamos pedir a Deus para ajudar nosso próximo e outras pessoas a nos ver como a pessoa “certa” para procurar quando eles precisarem de respostas sobre a vida e questões espirituais.

7. Mantenha-se no Caminho

            Paulo, conforme chegava ao fim de sua jornada espiritual, escreveu palavras de testemunho que podem nos motivar a perseverar na terceira idade. Em 2 Timóteo 4.7, ele diz: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Em seus anos finais, as lutas de Paulo se transforaram num grito de vitória!

            Depois de um treinamento árduo, os competidores dos Jogos Gregos Pan-helênicos trabalhavam duro para ganhar um prêmio. Paulo usou esses Jogos como uma analogia para a fidelidade na vida dos crentes (1 Co 9.24-25). Embora os que ganhassem esses Jogos recebessem uma coroa, ela era apenas temporária. Paulo diz que os cristãos correm a corrida da vida para ganhar uma “coroa incorruptível”.

            Nossa motivação para seguir e obedecer a Cristo deveria aumentar na terceira idade. Deveríamos continuar sendo vigilante, livrando-nos de tudo aquilo que nos atrapalha conforme corremos “com perseverança” a carreira que nos está proposta (Hb 12.1-3).

            Nós queremos deixar um legado para a próxima geração a fim de que eles sejam encorajados a correr a carreira também. Então, continuemos no caminho, queridas piedosas da terceira idade. Sejamos diligentes e terminemos a carreira bem. Que possamos terminá-la fortes!

_________________

Dawn Wilson é casada com Bob. Juntos eles tem dois filhos casados ​​e três netas.
Dawn auxilia Nancy DeMoss Wolgemuth em pesquisas e estudos; Ela também trabalha com vários departamentos da Revive Our Hearts,  é fundadora e diretora da Heart Choices Today, publica na “Upgrade with Dawn” e, além de escrever para TrueWoman.com – ela também escreve respostas “tipo wiki” no Christianity.com.

https://www.reviveourhearts.com/true-woman/blog/7-ways-persevere-your-senior-years/

Traduzido por: Rebeca Falavinha | Revisado por: Paula Lima