vintage_secretary_postcard-p239971376244843608qibm_400A questão de esposas trabalhando fora de casa é uma que ela e seu marido devem chegar a um entendimento a partir de uma perspectiva bíblica, e então permitir que o Espírito Santo oriente em sua situação específica. 

Tito 2:4-5 ensina que as mulheres devem ser prudentes (isto é, conhecer suas prioridades). Quais são as prioridades que uma mulher casada deveria adotar? Sua primeira deveria ser satisfazer as necessidades de sua família. O versículo 4 diz que as esposas devem amar seus maridos e filhos.

Para serem “amantes do esposo” e “amantes dos filhos” (como lemos literalmente no grego), o versículo 5 diz que as mulheres deveriam ser “boas donas de casa”. Essa frase é uma palavra no grego (oikourgos) e significa “trabalhadores do lar” ou “trabalhadores no lar”. 1 Timóteo 5:14 enfatiza o mesmo ponto dizendo que as esposas devem “governar a casa”. Essa frase no grego (oikodespoteo) significa “guardar a casa”. A prioridade de uma esposa, portanto, é cuidar do seu lar. Ela mostra seu amor por seu esposo e filhos fazendo do lar um refúgio de paz e descanso para a família, amigos e hóspedes.

A segunda prioridade da esposa é encontrada em 1 Timóteo 2:15, que ensina que ela encontrará grande utilidade dando à luz filhos. A palavra grega para dar à luz filhos (teknogonia) significa não somente gerar filhos, mas também abrange a idéia de educá-los. Esse versículo ensina também que infundir valores nos filhos é parte do papel de uma mãe. Deuteronômio 6:6-7, Provérbios 1:8 e 6:20 nos dizem que deveria ser ensinado aos filhos os princípios das Escrituras (começando com a verdade do Evangelho). As mães desempenham uma parte crucial nesse processo.

Uma terceira prioridade de uma esposa é encontrada na descrição da mulher diligente encontrada em Provérbios 31:10-21. O versículo 21 diz que ela está envolvida no cuidado para com as necessidades do pobre e desprivilegiado. Como uma crente, uma esposa cristã tem o privilégio e responsabilidade de servir aos outros. Uma área primária na qual esse trabalho se realiza é na igreja, à medida que ela emprega seus dons dentro do corpo de Cristo.

Uma esposa que satisfaz essas três prioridades provavelmente será uma pessoa muito ocupada. Se ela ainda tiver tempo sobrando, então estará livre para buscar atividades empreendedoras e criativas fora do lar. Sem dúvida, as mulheres que são mais livres para fazer isso são as solteiras e aquelas casadas, mas ainda sem filhos. Mas mesmo essas mulheres deveriam se assegurar que estão cumprindo suas responsabilidades no lar antes de saírem para o local de trabalho.

______________

O pastor John Piper tratou do mesmo tema respondendo a pergunta: “É Correto que Mães trabalharem em Tempo Integral Fora de Casa?”
Não deixe de conferir!!

______________

* Esse artigo foi escrito por John MacArthur, Jr., postado originalmente no site “Grace to You”, traduzido e publicado em português no Monergismo.net.br e re-publicado com autorização do tradutor.

** Este video de John Piper foi publicado originalmente no site Desiring God e re-publicado conforme permissão expressa no próprio website.

John_macarthur

*** John MacArthur, Jr. é pastor da Grace Community Church em Sun Valley, na Califórnia, e autor de diversos livros, entre eles Abaixo a Ansiedade, A Morte de Jesus, Crer É Difícil, Criação ou Evolução, Doze Mulheres Notáveis, Como Educar seus Filhos segundo a Bíblia, Como Obter o Máximo da Palavra de Deus, Como ser Crente em um Mundo de Descrentes, O Caminho da Felicidade, O Livro sobre Liderança, O Poder da Integridade, todos da Editora Cultura Cristã.

**** Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

_______________

***** John Piper é um dos ministros e autores cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA desde 1980.