friendsplayingInteragir com rapazes regularmente é uma coisa normal da vida. Algumas meninas investem tempo em amizades com rapazes, enquanto outras estranhamente evitam o contato com os rapazes.
Independente se você se sente natural e confortável com rapazes ou não, você precisa saber qual a maneira correta e bíblica de tratá-los.
Eu amo o que Leslie Ludy diz sobre este tópico, “Não é mais espiritual agir com timidez e insegurança em uma conversa com um cara. Você pode ser simpática, extrovertida e confiante com qualquer cara que você se encontra. A chave é falar e interagir com eles de forma que honre a Deus.”

A maneira com a qual alguma garota trata um cara é um resultado direto de uma coisa – a maneira como ela vê rapazes em sua mente.

Que tipo de garota você se parece mais?
Garota nº 1: Ela vê todos os caras como um namorado em potencial e naturalmente age com flertes e chamando atenção quando está perto de um rapaz.
Garota nº 2: Ela vê todos os caras como um amigo “do tipo irmão” e, naturalmente, os trata casualmente e à semelhança de suas amigas.
Garota nº 3: Esta menina se sente realmente intimidada por caras. Age de forma insegura e nervosa perto deles. Ela tem medo de ter uma conversa cara-a-cara com qualquer rapaz.

Será que alguma dessas garotas se parecem com você?

Com tantos pensamentos e pontos de vista diferentes, qual é a melhor maneira para você tratar os rapazes em sua vida?
Para obter algumas respostas, precisamos verificar a Bíblia e ver o que Deus diz sobre interações homem / mulher.

Há uma seção no livro de Romanos intitulado Atributos de um verdadeiro cristão.
O apóstolo Paulo está ensinando aos novos cristãos em Roma sobre como devem tratar uns aos outros. Ele diz: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade” (Romanos 12: 10,13).Há um outro tipo de garota que eu não tinha mencionado ainda, e eu acho que ela tem a resposta. Ela é a Garota nº 4.

Garota nº 4: Ela é o tipo de garota que vê todos os rapazes cristãos como seus irmãos em Cristo. Ela os vê como seres humanos valiosos criados por Deus para uma finalidade específica. Ela os vê como irmãos em Cristo e santos que são servos de Deus assim como ela. Ela os vê como futuros líderes, maridos e pais da próxima geração.

Isso é exatamente como Deus quer que você e eu vejamos rapazes cristãos.

Nossa cultura é tão obcecada por empurrar romances e relacionamentos sexuais goela abaixo, que nem sabemos mais como ver rapazes de uma forma adequada. Deus quer que vejamos os rapazes cristãos em nossas vidas da mesma forma como vemos qualquer cristão – como um irmão ou irmã em Cristo.
Como cristão, você é parte de uma família espiritual, onde Deus é o seu Pai e Rei. Você e eu somos chamados a amar uns aos outros com amor fraternal e preferindo-nos uns aos outros em honra.

Afeição fraternal.

Esse versículo não significa que você deve tratar todos os caras com o mesmo contato físico que você trataria seu próprio irmão de sangue; significa que você deve demonstrar afeição fraternal (que não é romântico ou sensual) e honra a todos os cristãos.
Você deve apresentar a forma piedosa de “amor fraternal” (bondade, cuidado genuíno, respeito, pureza, etc.) para todos os rapazes em sua vida.
Além disso, a maneira como você trata os homens mais velhos em sua vida (pastor, pai, ou um homem mais velho piedoso) deve ser parecida com a maneira como você trata os caras mais jovens. Só porque um cara é da sua idade não significa que você precisa flertar automaticamente com ele. Trate-o como o homem que Deus quer que ele se torne e tenha sempre em mente que você provavelmente está lidando com o futuro cônjuge de outra pessoa.

Então, como é isso na vida cotidiana?
É assim: você, como uma garota cristã, deve fazer escolhas sábias a partir de agora cada vez que você está perto de rapazes. Sua mentalidade deve mudar de “rapazes existem para me fazer feliz”, ou “tenho medo do que rapazes pensam sobre mim” para “Deus criou rapazes para a Sua glória como santos valiosos no seu reino. Eles não existem para meu próprio prazer e segurança, eles existem para propósitos e planos de Deus.”

Sua mudança de mentalidade deve trazer algumas mudanças externas também.
Flertar, brincar de bater neles, pular em suas costas, sarcasticamente brincar com eles, tirar sarro deles, etc., não são maneiras honrosas de tratar qualquer irmão em Cristo. Suas palavras, conversas, ações, contato físico e linguagem corporal devem ser construídos em torno de honra e respeito quando você está perto do sexo oposto.
Você e eu somos ordenados por Deus a amar os nossos irmãos em Cristo com o mesmo tipo de amor que Deus nos ama. “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15:12).

O amor de Deus é puro, santo, honrado, bondoso, admirável, etc. Esse é o tipo de amor e respeito que devemos mostrar para nossos irmãos.

É o tipo de amor altruísta que olha para o melhor interesse da outra pessoa.
Quando a nossa mentalidade muda e passamos a ver rapazes da mesma forma que Deus vê, vamos finalmente ser livres para amar de verdade e nos preocuparmos com eles como irmãos em Cristo.

Vamos tornar isso pessoal…
• Como você trata os caras em sua vida? Seja honesta agora… você se parece mais com a garota nº 1, 2 , 3 ou 4?
• Que mudanças você precisa fazer para ter amizades saudáveis e piedosas com rapazes?
• Como é que suas palavras e ações incentivam seus irmãos em Cristo a se tornarem homens de Deus?

2015-08-24

_____________

kristen clark2* Este post é uma tradução de um artigo de Kristen Clark, publicado originalmente no blog: GirlDefined, traduzido e publicado em português (aqui) no blog Inconformados, reproduzido  mediante autorização. Original em inglês aqui.

** Kristen Clark tem 27 anos de idade e há 3 é casada com o amor da sua vida, Zack Clark, e não poderia estar mais feliz. Ela ama uma boa xícara de café e não se cansa de amêndoas cobertas com chocolate meio amargo. Ela é co-fundadora do Ministério GirlDefined com a sua irmã Bettany Baird e ama estudar o desígnio e propósito de Deus para as garotas.

 

*** Tradução: Aline Brandão