Fonte da Imagem:  Pinterest

Querido jovem leitor, você pode me dizer qual o nome desse animal? Tem as pernas de uma zebra, o corpo de um cavalo grande, e a cabeça de um veado. Será que é uma experiência científica? É uma mistura de raças? Não é nem uma coisa, nem outra. Não é parente da zebra, nem do cavalo ou do veado. O Senhor o criou segundo a sua espécie. É um Ocapi. Para que você pudesse vê-lo em seu ambiente natural, teria que viajar para a floresta tropical da República Democrática do Congo, que fica na África Central. Mesmo lá, você teria dificuldade em ver um. Os Ocapis têm sido tão caçados por causa da sua carne e de sua pele que o seu número tem diminuído. Agora os ocapis estão protegidos pela lei.

Mesmo sendo animais tão singulares, os ocapis têm um parente próximo. Um parente que vocês todos conhecem e viram no zoológico: a girafa. Se você olhar fotos da girafa e do ocapi lado a lado, e não focar nas suas características diferentes, você poderá ver as semelhanças. Claro, a girafa tem um pescoço bem mais comprido do que o ocapi, mas ambos têm uma língua preta longa e forte. Na verdade, a língua do ocapi é mais longa. Ele a usa para limpar o nariz e as orelhas! Outra coisa que eles têm em comum é a forma como andam. O ocapi e a girafa movem ambas as pernas de um lado do corpo, e depois ambas as pernas do outro lado quando caminham. Mas quando eles correm, correm como a zebra e outros animais, balançando suas pernas traseiras e dianteiras todas juntas.

Sem que tenhamos todas as informações sobre o ocapi, e olhando apenas a aparência, ele parece estar tentando muito se encaixar. Quer fazer parte do grupo das zebras, dos cavalos e dos veados ao mesmo tempo. Por tentar se encaixar em vários grupos ao mesmo tempo, o ocapi não se encaixa bem em nenhum deles.

Isso também não acontece conosco, às vezes? Gostamos de ser aceitos por outros meninos e meninas na escola, na aula de música, ou nos jogos de bola. Então tentamos vestir as mesmas roupas, usar as mesmas palavras, e agir como os outros, mas no fundo ainda nos sentimos sozinhos.

O Senhor não quer que sejamos solitários. Ele quer que façamos parte de um lugar, que nos encaixemos, e que sejamos unidos, mas não da maneira como achamos que devemos nos igualar uns aos outros. Ele não quer que uma marca especial de sapatos de ginástica, ou um tipo de penteado (para meninos ou meninas) seja aquilo que nos une. Ele quer que sejamos unidos no Espírito do Senhor Jesus. Ele quer que tenhamos uma só mente! Ele quer que pensemos biblicamente e ajamos graciosamente, à semelhança de Cristo.

Espero que você sinta que seu lugar é em meio aos cristãos, seguidores de Cristo. Espero que você tenha um grupo de amigos que tenham o mesmo pensamento, e que todos desejem servir ao mesmo Deus maravilhoso. Vocês podem parecer bem diferentes uns dos outros. Alguns podem ser jovens, outros velhos, alguns musicais, outros atléticos, alguns podem estar em cadeiras de rodas, uns podem ser simples e outros não tão simples, mas todos são aceitos pelo Senhor porque crêem que o sangue do Senhor Jesus é a única coisa que os limpa dos seus pecados. Então vocês têm a única coisa em comum que realmente importa: vocês pertencem a Deus.

“Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 15:5-6

**Elina VanderZwaag é uma dona de casa, esposa do Rev. Foppe VanderZwaag, e membro da Grace Reformed Christian Church (HRC) de Harrison, Arkansas, onde seu esposo é pastor.

**Edição n°84 (Março/Abril de 2019) da Revista “The Banner of Sovereign Grace Truth”

Tradução: Mara Davis