Young Girl Writing at her Desk with Birds--Henriette Browne (1829-1901)[3]Na escola você faz as tarefas para testar a si mesmo. Você pode fazer todas elas, mas o verdadeiro teste é a prova final. Isso é o que mostra se você domina a matéria ou não.

Quando Jesus andou nesta terra, Ele tinha uma tarefa dada por Seu Pai (João 20:31): provar ao povo pecador que Ele era Deus, a fim de salvá-los de seus pecados. Como Ele cumpriu Sua tarefa? Com palavras, Ele debateu com eles e explicou as Escrituras. Ele os convidou e ordenou a segui-Lo. Os milagres de Jesus mostraram que Ele era o Deus Todo-Poderoso. E Ele conduziu as pessoas ao arrependimento e à fé, pelo poder do Espírito Santo, mudando assim suas vidas.

Mas tudo isso não significaria nada se Jesus não passasse na prova final. Seus discípulos achavam que sabiam o que era a prova final. Eles pensavam que Ele os livraria do domínio dos romanos, se sentaria no trono, viveria em um palácio, e governaria como Rei sobre a terra. Eles não entendiam a prova final do Pai. Ficaram perturbados quando O viram preso, espancado e acusado de blasfêmia. As palavras que testemunhavam quem Ele era: “Eu sou o Rei dos Judeus”, foram as palavras que O condenaram à morte. Como Ele poderia se permitir ser preso sem ir à luta? Como Ele poderia ser Deus e morrer? Depois de ministrar durante três anos, parecia que Ele tinha falhado completamente na prova final.

Mas os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Seus pensamentos estão acima de nossos pensamentos. Enquanto Jesus permanecia no túmulo por três dias, o Pai estava à beira de completar a maior maravilha que já aconteceu. Em Seu plano gracioso, Jesus sofreu, morreu na cruz e ressuscitou dos mortos! A morte e a sepultura foram vencidos. O pecado e Satanás foram derrotados. O preço do pecado foi pago. A salvação foi oferecida gratuitamente aos pecadores. Você e eu podemos viver porque Ele voltou à vida! Jesus é o Senhor. A ressurreição prova que Ele é Deus. Ele passou na prova final!

“E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados” (1 Coríntios. 15:17). Se Cristo não tivesse ressuscitado dos mortos, Ele teria falhado na prova final. Ele não seria Deus. Nós não seríamos capazes de ter fé Nele, e não poderíamos ser salvos de nossos pecados. Mas, Ele ressurgiu dos mortos! A morte e a ressurreição de Jesus são as duas dobradiças que fazem a porta da salvação se abrir. Porque Ele vive, nós podemos viver também.

Você está pronto para a sua prova final? Você fica suado quando pensa sobre o encontro com Deus no momento da morte e no Dia do Juízo? Jesus sabia quando Sua prova final estava chegando, mas você não sabe. Você está preparado? Ele pode vir a qualquer momento. Será que isso te assusta? Jesus suou porque sabia a agonia pela qual teria que passar. Ele sabia que seu Pai iria retirar a sensação de Sua presença da natureza humana Dele. Se você não estiver preparado, terá que passar pelo mesmo terror, tudo sozinho, e terá um grande motivo para se preocupar e suar.

Mas a história não termina aí. Você tem um lugar para ir com os seus pecados e os seus medos! Jesus passou pela dor, tristeza, solidão, terror, a fim de que pecadores como você não tenham que passar. Ele pagou a dívida pelo pecado, para que o Pai possa olhar para pecadores como nós e não ver o nosso pecado, mas ver apenas Seu Filho que viveu perfeitamente de acordo com a lei. Ele vê Seu Filho que cumpriu sua tarefa, provando que Ele era Deus. E ele vê o seu Filho, que passou pela prova final ao ressuscitar dos mortos. Por meio Dele, só por meio Dele, você pode passar em sua
prova final.

Deus te chama. Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Ele convida você: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:6-7). E Ele fornece um caminho; Ele oferece o Espírito Santo àqueles que pedem (Lucas 11:13). Não espere. Arrependa-se dos seus pecados (Atos 17:30). Crê no Senhor Jesus Cristo, que pode te salvar, e você será salvo (Atos 5:31; 16:31).

_____________________

Mary Beeke pic*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Abril/2014) , traduzido com permissão do editor.

**Mary Beeke é esposa do Dr. Joel Beeke e mãe de Calvin, Esther e Lydia. Ela trabalhou como enfermeira e professora, e tem mestrado em educação especial. Desde 1989 é dona-de casa e esposa de pastor.

*** Tradução: Arielle Pedrosa