Querendo nós ou não, nossos filhos estão constantemente absorvendo as informações que são colocadas diante deles, seja isso feito por nós ou por outros, seja dentro ou fora de casa. Por meio delas, eles aprendem como interpretar a vida e a realidade que os cerca. A percepção desse fato deve nos alertar, como pais, a preocupar-nos em “moldar” nossos filhos, de maneira que pensem e ajam de acordo com os princípios e absolutos advindos da Bíblia, e não do mundo. É com essa chamada que começa o livro “Instruindo o Coração da Criança”, de Tedd Tripp, no qual o autor, logo no início, faz uma brilhante afirmação: “a sala de aula do mundo é enganosa” — e é por isso que é tão importante que nossos filhos sejam ensinados ativamente a interpretarem a realidade baseados na Palavra de Deus.
Esse ensino feito pelos pais no lar é intitulado pelo autor de “instrução informativa”. Por meio dele, de forma planejada ou nas experiências diárias comuns, poderemos incutir algumas verdades fundamentais em nossas crianças, como a importância de uma vida de oração e de nos submetermos aos caminhos de Deus. O autor ainda lembra os pais de que nossa esperança não está em nós mesmos: devemos sempre ter em mente que é o poder de Deus por meio do evangelho que realiza a mudança interior em nossos filhos, assim como um dia realizou em nós. Nesse sentido, Tedd Tripp também mostra como é importante os pais serem eles primeiro modelos de deleite em Deus para que, após isso, possam passar as verdades eternas para seus filhos.
Após introduzir a importância da instrução formativa, o autor partirá para detalhar alguns pontos que devem ser observados conforme a praticamos e, ao final, também falará sobre a disciplina corretiva. Aqui vale ressaltar o que Tedd Tripp diz sobre o coração e o princípio bíblico da semeadura e da colheita. Quanto ao primeiro ponto, o autor ressalta diversas vezes a necessidade de nos concentrarmos nas atitudes e motivações do coração da criança, não só em seu comportamento externo, afinal, comportamentos ímpios advêm de atitudes ímpias do coração e vice-versa. Paralelamente a isso, de acordo com o princípio bíblico da semeadura e colheita, que é o segundo ponto, o autor mostra como de nada vale infligirmos consequências negativas aos comportamentos ruins da criança com o intuito apenas de fazê-la agir corretamente. Ela precisa entender como as consequências, sejam temporais ou eternas, são da forma que são pois Deus as designou assim, ou seja, não trata-se de algo que nós, pais, infligimos por conta própria. Enquanto isso, nós, pais, devemos aprender a usar as consequências sempre num propósito maior de atingir o coração da criança, que é o âmago do comportamento.
Essas são apenas algumas pinceladas que mostram a riqueza de conteúdo do livro. Certamente é uma leitura que vale a pena, pois é recheada de textos bíblicos, embasando cada afirmação, ao mesmo tempo em que traz dicas práticas para os pais. Ao final, por exemplo, quando Tedd Tripp fala sobre a disciplina corretiva, várias formas de diálogo nos são apresentadas como forma de nos orientar nesse momento. O ponto alto do livro, certamente, é chamar a atenção dos pais para a necessidade de instruirmos biblicamente em todo o tempo nossos filhos, fora dos momentos de disciplina e de forma intencional, para que não sejam levados pelas ideias e valores errados da cultura predominante. Por fim, deixo aqui uma citação do autor de encorajamento a todos os pais cristãos: “não pastoreamos nossos filhos para que eles deem certo, mas para que sejamos fieis à obra que Deus nos confiou”. Espero que você também seja edificada com essa leitura.
Com Amor
Equipe MP.
Autor do Livro: Tedd Tripp é pastor da Grace Fellowship Church, em Hazleton, Pensilvânia, desde 1983. Dr. Tedd é graduado pelo Geneva College (BA em História), pelo Philadelphia Theological Seminary (MDiv) e pelo Westminster Theological Seminary (DMin), com ênfase em Aconselhamento Pastoral.