Ser Narniano não é para todos. Mas se você já é, tenho certeza que se beneficiará da leitura de “O que Aprendi em Nárnia”.

Douglas Wilson, com sua sensatez e objetividade, nos leva a ver ensinamentos e importantes lições no modo narniano a partir do qual Lewis controi seu mundo. Douglas também mostra como há ali diversos paralelismos com nossa vida espiritual.

“Esta é uma das principais razões por que estimulo as crianças a ler as histórias de Nárnia repetidas vezes. Elas não são apenas divertidas de ler; há, também, muitíssimas coisas importantes a serem aprendidas nelas. Se não crescem lendo livros como esse, as crianças vão ler (ou, como é bem provável, assistir) outra coisa. Outra coisa preencherá a lacuna — e pode não ser o tipo correto de história, de modo algum.”

Boas histórias são aquelas que nos ensinam, e Douglas Wilson nos leva a refletir sobre assuntos como autoridade, confissão de pecados, nobreza, disciplinas espirituais, graça perfeita e amor por Deus, além de nos fazer nos apaixonar por enredos com capítulos.

Todos esses temas mostram como C. S. Lewis faz um paralelo do mundo e personagens fantásticos de Nárnia com nosso mundo e nossas dificuldades reais. Por isso mesmo Douglas ressalta fortemente como podemos aprender com histórias e delas obter exemplos (mesmo que não reais) a serem seguidos.

“Os filósofos por muito tempo têm tentado transformar a ética — o estudo do certo e do errado — em mero exercício intelectual abstrato. Têm tentado (e falhado) mostrar como alcançar definições de bem e mal apenas com base na razão. Lewis nos mostra um caminho diferente. Você diferencia o certo do errado, o bem do mal e o sábio do tolo com base nos relacionamentos e lealdades básicos de sua vida. O relacionamento principal é com Jesus Cristo, e os secundários são com seus pais, professores e pastores.”

Não recomendo a leitura desse livro antes de você conhecer e se familiarizar com Nárnia. As lições são aprendidas a partir do reconhecimento das características de cada um dos personagens de Lewis. Porém, depois da fazê-la, você tirará lições preciosas do livro de Douglas que poderão ser usadas muitas vezes em seu lar.

Tenho certeza que sua família será abençoada com essa leitura.

Indicamos esse livro, após a leitura de Lewis, tanto para leitura em voz alta quanto para quem deseja se aprofundar no mundo narniano.

Se topar nossa sugestão, boa leitura.

Equipe MP