Resenha:

Publicado pela Editora Fiel em 2013, este precioso livro é uma coletânea de trechos de escritos e sermões de vários pregadores do Evangelho, que viveram em diferentes épocas. Seu objetivo é fornecer ao crente uma visão biblicamente acurada sobre a enfermidade e a morte. Cada capítulo aborda aspectos diferentes deste tema. Dentre seus autores estão: João Calvino, Richard Baxter, John Owen, J. I.Packer, Martinho Lutero e John Piper, dentre outros gigantes.
É impressionante observar as evidências de uma fé arraigada nas promessas de Deus, esboçada em forma de confiança na hora de lancinantes adversidades. Lendo este livro fiquei a pensar no quanto o nosso conhecimento a respeito das verdades mais profundas do Evangelho nos preparam para os infortúnios, a doença e, por fim, para a morte.
Os nossos pais na fé, aqueles grandes homens que nos antecederam, tinham uma visão bem diferente da nossa quanto à morte. Nós evitamos falar sobre ela e, por vezes, nos ofendemos quando somos lembrados de que ela é uma das poucas certezas da vida. Parece que a morte se tornou um assunto proibido, quase vergonhoso em nossos dias. Mas os escritores deste livro não pensam assim.
“De cada um de nós, de fato, seria esperado aspirar e visar à imortalidade celestial durante todo o curso da vida.” João Calvino
De fato, a preparação para a morte é a tônica destes autores. Eles nos incentivam, ao longo de todo livro, a pensar e meditar no porvir e na brevidade e efemeridade de nossa peregrinação por este mundo. Lutero chega a dizer:
“A maneira de morrer confortavelmente é morrer diariamente! Esteja frequentemente ensaiando, por assim dizer, para morrer… Esteja frequentemente refletindo sobre a sua conduta e considerando em qual curso de vida você deseja se encontrar quando a morte detiver você; e aja em conformidade. Quando você realizar os deveres de sua posição na vida, ou estiver empregado em atos de adoração, pense consigo mesmo que talvez esta seja a última oportunidade; e, portanto, faça isso como se você nunca mais fosse fazer esse tipo de coisa.”
Outra temática do livro é ajudar os crentes a enfrentar as dores que antecedem a morte. Em mais de um capítulo somos convencidos de que as enfermidades e perigos que passamos nesta vida pavimentam a dura estrada rumo aos céus. Através destes tipos de provações Deus muda a forma de nos relacionarmos com Ele.
“Na doença a alma começa a se vestir para a imortalidade… A doença é, em algum sentido, elegível, porque é a oportunidade e o ambiente propício para o exercício de algumas virtudes. Ela é aquela agonia em que os homens são provados por uma coroa. Coloque o homem em uma perseguição, deixe-o andar em uma tempestade, deixe os seus ossos se quebrarem pela tristeza, e as suas pálpebras penderem pela doença, deixe o seu pão ser mergulhado em lágrimas, e todas as filhas da música se abaterem; deixe Deus começar uma briga contra ele, e ser amargo nas expressões de sua ira ou sua disciplina; então, Deus prova a sua fé… Quando a doença criou a dificuldade, então, a graça de Deus criou um triunfo e, ao duplicar o seu poder, criou novas proporções de uma recompensa; e, assim, ela mostra a sua maior glória quando possui a maior dificuldade para dominar, as maiores fraquezas para suportar, as tentações mais fortes contra as quais lutar, pois Deus ama que sua força seja vista em nossa fraqueza e em nosso perigo.” Jeremy Taylor
Talvez você seja levado a pensar que não precisa desta leitura neste momento de sua vida. Talvez Deus esteja te abençoando com saúde e longevidade. Pode ser que nenhum parente seu esteja diante de um câncer terminal ou tenha sofrido um debilitante acidente. Pode ser que você considere que a morte está muito distante de seu caminho. Temo lhe dizer que este pode ser um terrível engano, e que ainda hoje, um telefonema mude todo o rumo da vida confortável e estável que você programou para esta semana.
Entretanto, se aprouver ao Senhor manter as coisas em harmonia, saúde e paz por mais algum tempo em sua vida, aproveite esta preciosa dádiva para se preparar. Neste mundo caído, tudo pode mudar drasticamente como num piscar de olhos. E se a dor está longe de você agora, não seja leviano com esta bênção concedida a você pelo Senhor! Aproveite a bonança para se preparar para os dias de tempestade. Conheça profundamente ao Senhor e as dispensações de Sua providência reveladas em Sua Santa Palavra. Prepare-se com o conhecimento do Santo. Saber quem Deus é e como Ele agiu ao longo das eras, fortificará sua fé e aquecerá seu coração quando as coisas não estiverem tão bem quanto estão hoje.
Este livro é um excelente instrumento para esta preparação, um inestimável presente para a Igreja brasileira.

Com Amor,

Equipe MP