Deus nos chama a segui-lo

Fonte da Imagem: cleofas

Quando Jesus chamou os discípulos para o seguirem, isso marcou uma reviravolta em suas vidas. Pense nisso – em um dia ensolarado e brilhante no Mar da Galiléia, dois irmãos, Pedro e André, largaram suas redes de pesca e seguiram Jesus. Dois de seus amigos, Tiago e João, vieram também. Então havia Mateus, que recolheu sua banca de coleta de impostos pela última vez e seguiu Jesus. Um por um, doze homens empacotaram suas coisas e disseram adeus para o velho e olá para o novo!

 Eles não sabiam o que aconteceria em sua nova vida, mas eles sabiam de uma coisa: Eles queriam seguir Jesus Cristo. Os discípulos descobriram que seguir a Jesus não era apenas um evento único, era um modo de vida. Os três anos seguintes foram um tempo especial de Deus aumentando sua fé e entendimento. O Senhor os preparava para uma vida inteira de serviço, transformando-os para pensarem e agirem como Cristo. Em Seu plano, eles tinham um importante trabalho do Reino para fazer!

Esse treinamento nem sempre foi fácil – eles eram perturbados por multidões insistentes, líderes raivosos, uma agenda exaustiva de viagens, e eram normalmente hostilizados em muitos dos lugares para onde iam.  Houve muitas vezes em que eles ficaram confusos com o que Jesus disse e com a maneira como Ele os liderou. Às vezes eles temiam por suas vidas, preocupando-se com o mar que poderia engoli-los, ou mais tarde, que pudessem ser mortos. E quando o seu próprio Mestre morreu na cruz, eles sentiram como se o seu mundo inteiro tivesse desmoronado.

Deus nos chama para crescermos

Embora seu mundo tivesse desmoronado, sua fé não. Durante todo tempo em que estiveram com Jesus, Ele vinha aumentando a fé deles. E você sabe o que ele costumava usar? As coisas difíceis em suas vidas: as tempestades, os momentos em que parecia que eles não tinham o suficiente, as preocupações com o que estava para acontecer. Os problemas nunca foram fáceis, mas eles tinham um propósito grandioso: fortalecer sua fé em Deus. Depois que Jesus subiu ao céu, os discípulos dependeram de Sua Palavra e Espírito para fortalecê-los e direcioná-los, e eles se tornaram ainda mais ousados em seu testemunho.

Pense sobre Pedro, o pescador que deixou suas redes no Mar da Galiléia e seguiu Jesus. Embora ele tivesse deixado suas redes e seguido, Deus queria que ele crescesse! Muitas vezes Pedro falava precipitadamente ou fazia a coisa errada. Pouco a pouco, o Senhor trabalhou a confiança e a fé em Cristo, no lugar da autoconfiança e descrença que haviam na mente e no coração de Pedro. Ele estava transformando Pedro de um pescador rude, durão, e autoconfiante em alguém que falava a verdade com ousadia, sabedoria e amor. Foi Pedro quem se levantou no Pentecoste e pregou a Palavra com poder. Mais tarde, Pedro escreveu cartas para encorajar os crentes a se alegrarem com o sofrimento, porque era isso que Deus estava usando para aumentar a fé deles: “para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim de sua fé: a salvação de vossa alma.” (1Pedro 1:7-9).

Pedro os estava lembrando de que as coisas difíceis em suas vidas foram, de fato, transformadas em boas coisas pelo poder de Deus. Ele tinha visto isso acontecer em sua própria vida.

Seguindo Jesus Cristo hoje

Suponho que você não tenha redes de pesca ou um balcão de cobrança de impostos, mas Jesus está chamando você para uma vida completamente nova quando Ele o chama para segui-lo. Ele ainda está fazendo discípulos! Assim como foi com os doze discípulos, Ele chama todos aqueles que o seguem a uma vida inteira de aprendizado e crescimento.

Você já se perguntou por que o Senhor não faz todas as coisas dolorosas desaparecerem de sua vida? Eu acho que houve muitas vezes que os discípulos se perguntaram isso também. Muitos de nós enfrentamos coisas difíceis que não parecem nem um pouco boas. Tenho certeza de que você pode encontrar algo assim em sua própria vida! Talvez você esteja doente, com dificuldades na escola, ou se sinta sozinho. Será que o Senhor está chamando você para ir a Ele com seus problemas?

Ao invés de deixar seus problemas para trás, o Senhor o convida a ir a Ele com os seus problemas. Ele não apenas carregará seus problemas para você, mas também os usará para fazer sua fé crescer e florescer. “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)

Carregamos nossos fardos olhando para Jesus. E enquanto o seguimos, Ele nos ensina a depender de Sua Palavra (A Bíblia!) e do Espírito: dois presentes que nos transformam e fortalecem nossa fé.  Enquanto o seguimos, como os discípulos, descobrimos que nossos problemas não mais nos esmagam. Eles ainda podem ser difíceis, mas o poder de Deus em nossas vidas é ainda mais forte.  

**Kara Dedert é dona de casa, mãe de cinco filhos, e membro da Heritage Reformed Church de Grand Rapids.

Meditações para Crianças. Revista The Banner of Sovereign Grace Truth. Edição de Maio/Junho de 2019. Tradução: Joelma Magalhães