Eu estava no fundo do supermercado quando eu ouvi um choro alto. À medida que eu me aproximava da fila do caixa o barulho ficou mais alto. Eu tentei não ficar encarando, mas não pude deixar de notar uma menina de aproximadamente quatro anos de idade deitada no chão, esperneando e agitando os braços. Ela continuava gritando, “eu quero aquela boneca!” Ela tremia com ira. Lágrimas fluíam dos seus olhos esbugalhados e rolavam por suas bochechas vermelhas. Sua mãe terminou rapidamente o que tinha para fazer, pegou sua filha, e seguiu empurrando o carrinho. A menina chutava e batia na sua mãe e continuava chorando e gritando. A mãe não cedeu. A menina não ganhou a boneca. Ela não estava nem um pouco feliz.

Outra vez eu estava numa loja aguardando na fila. Uma criança na minha frente queria algum docinho. A mãe disse: “Não.” O menino ficou triste, abaixou a cabeça e derramou algumas lágrimas. Mas logo ele se aconchegou à sua mãe e parecia calmo. Ele estava feliz. Qual era a diferença entre essas duas crianças? Ambas queria muito algo. Ambas as mães disseram, “Não.” A menina ficou irada porque ela não conseguia imaginar a sua vida sem aquela boneca. Ela sentia que merecia tê-la. Ela estava irada com sua mãe por não ter lhe dado a boneca. Ela não ligava se estava ou não obedecendo à sua mãe. Ela não conseguia ver o amor da mãe através de um “Não.” Ela não estava preocupada com a comoção que causou. Imaginava que, no fim das contas, a sua birra lhe conseguiria o brinquedo. Mas o menino sabia que o chocolate não derreteria na sua boca tão cedo, e embora isso o tenha deixado triste, ele aceitou. No fundo ele sabia que precisava obedecer. Então ele seguiu adiante. Ele buscou o conforto da sua mãe porque sabia que ela o amava, mesmo que ela não tivesse lhe dado aquilo que ele queria.

Como você reage quando não pode ter algo que deseja muito? Você se ira? Ou você obedece? Você sabe o que deve fazer. Mas talvez você faça o que você quer fazer. Vamos ver o que Deus pensa dessa situação. E vamos tentar entender a nós mesmos e avaliar as nossas ações. 

Os dez mandamentos são nosso guia para a vida. Deus requer que você honre seu pai e sua mãe. Isso não é sempre fácil, mas quando Deus diz, devemos fazer. Mas ouça, Deus é tão bondoso que Ele promete longa vida e bênçãos quando você honra seus pais. 

O décimo mandamento diz, “Não cobiçarás.” Isso simplesmente significa que não devemos querer o que não temos. Deus quer que estejamos contentes com o que Ele provê para nós. 

Agora, se o seu pai disser, “Você pode fazer um trabalho extra para ganhar dinheiro e comprar aquele brinquedo”, e você estiver motivado a fazer isso, tudo bem, desde que você não esteja desejando algo pecaminoso. 

Provérbios diz que quando controlamos a nós e a nossa ira, somos melhores do que um soldado forte que toma uma cidade (Pv. 16:32). Mas quando nós não nos controlamos, somos como uma cidade derribada que não tem muros (Pv. 25:28). Quanto mais cedo aprendemos isso, mais felizes seremos. Fale a si mesmo, “Meus pais me amam, então eles estão fazendo o melhor pra mim. A ira vai me trazer mais problemas. Eles não irão mudar de ideia de todo jeito. Eles me darão brinquedos ou bombons outra hora. Me sinto mal quando faço algo que meus pais não aprovam. Sou mais feliz quando os obedeço.

Jesus deixou um exemplo maravilhoso para nós. Ele crescia em graça diante de Deus e dos homens. Jesus era obediente, então sua família e amigos O respeitavam e gostavam de estar com Ele. Um bom nome é mais valioso do que ter muito dinheiro ou brinquedos. 

Mas todos nós pecamos. Até nós adultos temos dificuldade de controlar nosso próprio espírito. Então como venceremos?

Somente com a ajuda de Deus. Quando você desobedecer seus pais, ou cobiçar, ou perder o controle, confesse o seu pecado a Deus e aos seus pais. Você precisa resolver a situação. Deus promete que, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” ‭‭1 João‬ ‭1:9.‬ ‭

Jesus Cristo morreu na cruz para salvar pecadores como você e eu. Ore pelo poder do Espírito Santo para que possa verdadeiramente se arrepender do seu pecado e crer em Jesus Cristo. Então você irá amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo. E você terá a força de Deus para obedecer seus pais, para ser contente com o que Deus te dá, e para controlar as suas emoções. E você será feliz. 

**Mary Beeke é esposa do Dr. Joel Beeke e mãe de Calvin, Esther e Lydia. Ela trabalhou como enfermeira e professora, e tem mestrado em educação especial. Desde 1989 é dona-de casa e esposa de pastor.

Tradução: Mara Davis