Referência: 2 Reis 11-12 e 2 Crônicas 22-24
“Traição! Traição!” A rainha Atalia gritou. Mas já é tarde demais; os soldados a cercaram e a arrancaram do templo. Fora do templo, ela foi morta. Por que isso aconteceu?
Quando a rainha Atalia se apossou do trono como rainha, ela tomou um papel que era apenas para aqueles da linhagem do rei Davi. Você sabe o que ela fez com a linhagem de Davi? Ela matou todos eles… pelo menos era isso que ela pensava. Mas Deus protegeu a linhagem de Davi, a linhagem através da qual o Messias nasceria. Se Atalia, essa ajudante má do demônio, tivesse realizado o seu desejo, o Senhor Jesus jamais poderia ter nascido. Mas nosso poderoso Senhor estava no controle. Nosso Deus poderoso governa sobre todas as coisas – sobre a sua vida também. Podemos confiar Nele.
Vejamos como Ele está no controle na vida de Joás. Uma mulher passa correndo; parece que ela está com pressa. Onde ela está indo? Ela está indo ao quarto das crianças no palácio. Essa mulher é Jeoseba, casada com Joiada, o sumo sacerdote. Ela fala com a babá de um pequeno príncipe. Joás é o seu nome. Ele tem um ano de idade. Jeoseba e a babá saem rapidamente do palácio com Joás. Elas vão ao templo. Ali, Jeoseba esconde o pequeno Joás com sua babá num quarto especial. Eles fecham o templo do Senhor, e Joás é salvo, protegido pelo Senhor.
Por sete anos, Joás cresce escondido. A rainha Atalia não sabe que ele vive. Agora, sete anos depois, Joiada, o sumo sacerdote, está coroando o pequeno rei. Que celebração especial! Ele havia instruído os guardas do templo a proteger o rei. Quando Atalia ouve os gritos de alegria ela vai ao templo. E ela fica muito chateada com o que ela vê. Ela grita: ‘Traição! Traição!” Ela sabe que não pode mais ser rainha; ela sabe que ela roubou o trono. Mas o Senhor dá de volta à linhagem de Davi – e à linhagem do Rei Jesus.
O povo e o rei fazem uma aliança com o Senhor: eles prometem servir somente a Ele. As pessoas sentem-se aliviadas. A primeira coisa que fazem é remover os ídolos da rainha Atalia. “Fora com esses! Nós temos um rei da linhagem de Davi, como o Senhor prometeu. Todavia, o Senhor precisa ser servido!”
O jovem rei teme ao Senhor. Joiada, o sumo-sacerdote, é uma sábia figura paterna para ele. Joás quer reformar o templo, porque no reinado de Atalia ele foi arruinado. Joás fala com os sacerdotes sobre isso, mas eles não dão ouvidos. Os sacerdotes não são honestos. Eles querem o dinheiro para si mesmos. Depois de um longo período, Joás pergunta o que aconteceu com a reforma do templo. Ele faz um grande cofre para as pessoas colocarem dinheiro para que o templo ainda possa ser reformado. Joás temeu ao Senhor, mas não por toda a sua vida. Joiada, o sumo-sacerdote, envelheceu – 130 anos – e já estava próximo da sua morte. Ele fez muito bem a Joás e ao povo de Judá.
Sem dúvida ele disse a Joás: “Rei Joás, continue servindo ao Senhor!” Mas os anos se passaram e Joás se esqueceu do Senhor. Ele começou a servir os ídolos. Que triste! Ele começou tão bem! Zacarias, o filho de Joiada, o sumo-sacerdote, foi até o rei. “Vossa Majestade, você precisa servir ao Senhor.” Mas Joás não quer ouvir. Em vez disso, ele fala para os seus servos o apedrejarem. O que começou tão bem, termina tão tristemente. O Senhor livrou a vida de Joás. Ele ajudou Joás a reformar o templo. Ainda assim, Joás se virou contra o Senhor. Ele morreu uma morte triste.
Que advertência, crianças, para servir ao Senhor somente. Ele é Deus; Ele protegeu a linhagem do Rei Jesus! E se Jesus não tivesse nascido, você jamais poderia ser salvo. Mas Jesus veio, e Ele é o único Salvador do pecado. Através do Seu Espírito Santo, Ele pode te fazer desejar servi-Lo – e te manter servindo a Ele até o fim.
Questões para revisão
- Joás tinha sete anos quando se tornou rei e serviu ao Senhor. Quantos anos você tem? Você está servindo ao Senhor?
- Por que era tão importante que Joás fosse mantido vivo?
- O que Joás fez no final da sua vida? De quem nós precisamos para servirmos ao Senhor?
**Rev. Pieter van der Hoek é pastor da Heritage Reformed Congregation em Burgessville, Ontário – Canadá.
Revista Banner of Sovereign Grace Truth. Edição de Julho/Agosto de 2017 Tradução: Mara Davis