Fonte da imagem: Pinterest

Esta é minha última devocional em nossa séria sobre Efésios 4.1-3. Nas últimas 4 semanas, nós examinamos o que é andar de maneira digna, em humildade, mansidão e paciência como corpo de Cristo. 

Nossa última e final qualidade de caráter é UNIDADE e existe apenas uma coisa que eu quero dizer sobre esse tópico: unidade não é o mesmo que uniformidade.

Uniformidade é quando um grupo de pessoas compartilham as mesmas preferências em seu estilo de vida. Costumamos nos aproximar mais dessas pessoas – aquelas que votam nos mesmos candidatos, que trabalham no mesmo tipo de trabalho, que gostam de assistir os mesmos tipos de programas e que curtem os mesmos tipos de hobbies que a gente.

Uniformidade não é inerentemente errada; Deus criou cada um de nós com preferências específicas e essas preferências irão atrair pessoas similares para nosso círculo social, mas eis o que precisamos compreender: uniformidade não pode ser o alvo na igreja de Cristo. Aliás, as Escrituras comunicam claramente que não haverá uniformidade entre os cristãos. 1 Coríntios 12 é provavelmente o primeiro tratado nesse tópico – “Ora, os dons são diversos… também há diversidade nos serviços… E há diversidade nas realizações.” (vv. 4-6); “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” (v.14); “Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?” (v.19).

A unidade é única porque depende do Espírito Santo. Enquanto a uniformidade é construída com base na preferência individual, a unidade é construída com base em Cristo. O mesmo Senhor que habita no meu coração é o Deus que habita no seu e o Espírito de Deus irá literalmente concordar consigo mesmo dentro do coração dos cristãos quando colocamos de lado nossas preferências pessoais e nossas diferenças sem significância.

A igreja pode e até deveria ser um grupo homogêneo de cristãos, trabalhando para o Evangelho, mas esse tipo de unidade não é intuitiva para pecadores e requer amor, paciência e domínio próprio – todas as qualidades de caráter que não temos naturalmente.

Se você e eu quisermos experimentar unidade verdadeira, precisamos tirar proveito da abundante graça de Cristo para que possamos oferecer a mesma graça para nossos irmãos e irmãs. Por causa da cruz, essa graça é disponibilizada para você a cada manhã.

Deus abençoe.

Paul Tripp

Perguntas para reflexão

  1. Quais são algumas de suas preferências, gostos e dons pessoais?
  2. Quais são algumas das preferências, gostos e dons em outros que não te interessam?
  3. Quais as maneiras em que essas diferenças poderiam causar conflitos desnecessários e sofrimento?
  4. Por que a diversidade no corpo de Cristo é bela?
  5. O que você pode fazer para participar na unidade do Espírito?

_________________

*Paul Tripp  é pastor, escritor e renomado conferencista internacional. Ele é casado com Luella, com quem tem quatro filhos adultos: Justin, Ethan, Nicole e Darnay.

**Tradução por Ligian Oliveira e revisão por: Ana Karolina Hotti

***Esse texto foi traduzido e reproduzido com autorização do autor e está disponível em Paul Tripp