“Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?” (2Cr 1.10)

A igreja espera ter um pastor sábio!

Pode até ser que essa afirmação soe estranha, mas é verdadeira. Toda igreja espera ter um pastor sábio, que demonstre tal sabedoria em palavras e atos.

Porém, se a sabedoria esperada for definida por perspectivas humanas, pastor e igreja se frustrarão. Mas, se a sabedoria for buscada em sua fonte, o perfeito e santo Deus, quantos frutos serão colhidos e quão abençoada será essa comunidade.

O significado de sabedoria nos dicionários da língua portuguesa, em geral, aponta para uma pessoa que detém um conjunto de conhecimentos, aplicando-os com prudência e moderação. No entanto, a Palavra de Deus ultrapassa o conceito limitado que os homens têm sobre a sabedoria à parte de sua fonte.

A sabedoria é ressaltada nas Escrituras Sagradas como sendo uma virtude de altíssimo nível, a qual deve existir em todo aquele que teme ao Senhor Deus. O próprio Deus é a fonte da sabedoria e, para a manifestação de sua glória no meio do seu povo, o Senhor a concede liberalmente (cf. Pv 2.6; Tg 1.5).

Os textos bíblicos, em especial no livro dos Provérbios, nos ensinam que a sabedoria se revela em diversas características, tais como: humildade (Pv 11.2), domínio próprio (Pv 29.11), prudência (Pv 1.4-5) etc.

Além dessas e de tantas outras, quero enfatizar um aspecto interessante da sabedoria divina revelada nas Escrituras Sagradas, a qual é demonstrada no uso das palavras.

O exemplo do Pregador em Eclesiastes demonstra bem isso: “O Pregador, além de sábio, ainda ensinou ao povo o conhecimento; e, atentando e esquadrinhando, compôs muitos provérbios. Procurou o Pregador achar palavras agradáveis e escrever com retidão palavras de verdade (Ec 12.9-10).

Ensinando sobre isso, George H. Wilson escreve:

“As palavras (tanto escritas quanto faladas) são o principal meio pelo qual o sábio transmite sua riqueza de conhecimento adquirida durante anos de observação, experiência e reflexão (Pv 1.1–6; 10.13, 31–32). Pois ‘a língua do sábio adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia’ (Pv 15.2; cf. 15.7). O que importa para o sábio é a qualidade do discurso e não a quantidade de palavras”.[1]

Como foi dito no início, a igreja espera por um pastor sábio, desejando ver e usufruir dessa sabedoria nas diversas ocasiões existentes na vida da comunidade.

Portanto, é preciso orar por seu pastor, suplicando ao Senhor que os abençoe com sabedoria vinda do trono da graça para que os seus servos manifestem essa graça aos que o ouvem (Ef 4.29).

A figura do pastor é definida, dentre outras coisas, por ouvir o povo de Deus – suas angústias, temores, questionamentos – e, a partir das Escrituras Sagradas, responder com sabedoria, ensinando, confrontando, corrigindo, consolando e edificando.

Por vezes, a opinião do pastor é solicitada por irmãos que estão em dúvida sobre comprar, ou não algum bem; em outras ocasiões, o pastor é requisitado para dar conselhos a famílias em conflito, ou em luto. Quanta sabedoria é demandada do pastor para responder questionamentos ardilosos de alguns, bem como para confrontar um irmão faltoso.

Enfim, ainda que as Escrituras Sagradas nos exortem a nos aconselhar mutuamente (cf. Cl 3.16), Deus deu pastores à Igreja para velarem por cada alma do corpo de Cristo e guia-la ao Autor e Consumador da Fé, Jesus (At 20.28; Hb 12.2; 13.17; 1Pe 5.1-4). Por isso, é preciso orar por seu pastor, pedindo ao Senhor que lhe conceda sabedoria.

De maneira prática, o pastor John Crotts escreve que: “a verdadeira sabedoria é mais do que se sentar sob uma árvore e filosofar sobre a vida. Ela envolve o trabalho árduo da habilidade. O sábio homem hábil busca a verdade inspirada do livro de Deus e, então, cuidadosamente procura aplicar essas verdades às situações da vida real”.[2]

É preciso orar por seu pastor para que o conhecimento de Deus lhe seja agradável à alma, pois “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre (Sl 111.10; Pv 2.10).

Todos os pastores devem inserir em suas orações a Deus a súplica semelhante à de Salomão, pedindo ao Senhor sabedoria para conduzir seu povo.

Querida irmã, ore por seu pastor, pois ele foi colocado por Deus como guia da igreja que você pertence, com o objetivo de conduzi-la em toda verdade de Deus. Peça ao Senhor que o encha de sabedoria e, com a graça daquele que não muda, você e seus irmãos colherão frutos abençoadores e edificantes.


[1] Wilson, G. H. (2011). Sabedoria. W. A. VanGemeren (Org.), Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento (1a edição, Vol. 4, p. 1129). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.

[2] CROTTS, John. Homens sábios: A sabedoria dos Provérbios para homens. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2005, p.25.

O Pastor Felipe Quirino, tem 33 anos, é casado com Marcele Quirino, pai de Danilo (09 anos) e Miguel (06 anos). É pastor auxiliar da Primeira Igreja Presbiteriana de Itajaí-SC, servindo na plantação da Igreja Presbiteriana de Balneário Camboriú. Formou-se em Teologia no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (JMC) em São Paulo.

O Pastor Felipe Quirino, tem 33 anos, é casado com Marcele Quirino, pai de Danilo (9 anos) e Miguel (6 anos). É pastor auxiliar da Primeira Igreja Presbiteriana de Itajaí-SC, servindo na plantação da Igreja Presbiteriana de Balneário Camboriú. Formou-se em Teologia no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (JMC) em São Paulo.