fonte da imagem: Pinterest

As mulheres cristãs que viviam ali naquela cidade e naquela ilha, tendo em vista os pensamentos, os testemunhos, as fábulas judaicas e os desvios da verdade, estavam marchando numa direção tal, que agora elas não valorizavam mais a vida comum do lar. Elas não valorizavam mais o exemplo e as instruções das mulheres mais experimentadas. Elas tinham um total desprezo pela família. Daí a necessidade então de Paulo trazer esses ensinamentos e de urgir para que Tito se esmerasse no ensino da verdade. Percebem, minhas queridas? Antes de nós entendermos o que o Senhor Jesus Cristo requer de você quando fala que você precisa ser séria no seu viver e sensata, existem três coisas que vocês precisam genuinamente aprender antes de chegarmos lá. Vocês vão perceber que tudo isso está elencado nos três primeiros versículos do capítulo primeiro.

A primeira coisa que você precisa aprender nessa noite é que mulheres precisam de doutrina. Você precisa aprender a valorizar a doutrina. E de onde é que nós tiramos isso? Vejam o versículo 1: “Tu, porém,”. Observe o chamativo, o vocativo na direção de Tito, e ele diz: “fala o que convém a sã doutrina.”. Ensine, em outras palavras, aquilo que é correto. A expressão “sã doutrina” quer dizer, nada mais, nada menos, que “ensine coisas saudáveis para as mulheres da sua congregação”. E, observe que, na sequência, o primeiro alvo desses ensinos, no versículo 2, é com relação aos homens. Percebe? O apóstolo Paulo, utilizando de uma ferramenta gramatical, simplesmente oculta a sua primeira ordem de tal maneira que nós poderíamos ler no versículo 2 o seguinte: “Tu, porém, ensina ensinos saudáveis. Com relação aos homens idosos, [ensine que] sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sábios na fé, no amor e na constância. Quanto as mulheres idosas, [ensine que]”. Percebe? A Escritura Sagrada nos revela nessa noite que vocês mulheres são chamadas pelo Senhor Jesus Cristo a aprender teologia. Lembram-se de Maria e de Marta? A história é muito conhecida e todas vocês sabem quem escolheu a melhor parte, não é? Aquela que se sentou aos pés de Cristo. Aquela que se sentou para ouvir os ensinamentos do Senhor Jesus.

Percebem, meus irmãos? Infelizmente, às vezes circula no nosso meio um verdadeiro descrédito no que diz respeito ao conhecimento doutrinário. Existe um verdadeiro desprezo no que diz respeito a se aprofundar na Palavra do Senhor, e, talvez, até uma compartimentalização desse aprendizado doutrinário. “Não, esse negócio de doutrina… Isso é só para os professores de escola dominical”, “Isso é só para os presbíteros”, “Só os pastores devem ensinar doutrina”. Não! Vocês mulheres são chamadas, convocadas pelo Espírito Santo de Deus, através desse texto, a escutarem a doutrina e a serem ensinadas. Mas tem outra coisa muito interessante nesse comando aqui da Escritura. Quem é que deveria ensinar as mulheres? Tito. É muito comum entre nós uma falácia terrível, e ela pode ser organizada mais ou menos da seguinte maneira: “Só mulheres podem ensinar outras mulheres”. Ou então você, mulher, pode estar passando por situações muito específicas no que diz respeito ao seu contexto de vida, e automaticamente na sua mente vem a ideia: “Poxa, preciso falar com uma outra mulher, porque só ela pode simpatizar e entender o que eu estou passando. Só ela pode me instruir”. Percebe como nessa noite esse texto claramente desmente esse tipo de pensamento? Talvez você esteja dizendo: “Ué, pastor, mas mais adiante o texto não vai dizer que as mulheres idosas devem instruir as mais jovens?” Sim. Segura aí um minutinho que daqui a pouco a gente vai chegar nessa parte do texto. Entretanto, independentemente se mulheres mais velhas devem instruir as mais jovens ou não, fica claro pra mim e pra você nessa noite que, quanto às mulheres idosas, quem deveria instruí-las era Tito, o ministro do Senhor levantado naquela igreja para ser o doutrinador dos membros do Reino de Deus.

Meus irmãos, o motivo pelo qual vocês precisam certamente valorizar a doutrina é que somente através do conhecimento teológico e doutrinário que nós podemos lutar contra heresias, rebater as mentiras de Satanás que são abraçadas por esse mundo e de fato desnudar as vãs filosofias deste século. É somente através da doutrina que nós podemos conhecer o nosso Deus a fundo, o Deus que nós amamos. É somente através de doutrina que nós podemos ainda mais nos dedicar e adorar ao Senhor Jesus Cristo. É somente através de doutrina que nós podemos conhecer e nos aprofundar na obra do Seu Santo Espírito. Mas, nessa noite, entenda que o Senhor Jesus Cristo levantou oficiais nas suas congregações locais para instruir vocês. Ele levantou presbíteros docentes e presbíteros regentes para que vocês fossem ensinadas nos caminhos do Senhor.

Certamente, aprender doutrinas com o blog Mulheres Piedosas é algo muito bom, mas Deus não levantou o blog para pastorear vocês. Eu não tenho a menor ideia de quantos e-mails por semana esse blog recebe com dúvidas pastorais, com perguntas a respeito de como viver, de como andar ou de que decisão tomar. E o que nós percebemos é que é exatamente esse tipo de procedimento que vai de encontro com aquilo que está revelado para nós nessa noite, aqui nesse texto. Deus levantou Tito, e o Espirito Santo de Deus o conclama a pastorear aquelas mulheres e a instruí-las em como elas deveriam andar. Da mesma maneira, o Senhor Jesus Cristo levantou os pastores das suas igrejas para que eles ensinem vocês. E talvez você diga: “Ué, pastor, esse tipo de conhecimento eu não tenho na minha igreja”. Você já pediu ao seu pastor? Você já se aproximou de algum presbítero? Já o chamou para tomar um café com você na sua casa, talvez com sua família, e o arguiu a respeito das suas dúvidas teológicas? Não, minhas irmãs. Não é bom que isso seja assim. Não é bom que nós desviemos o papel que o Senhor Jesus Cristo levantou para homens específicos no meio da igreja para qualquer outra coisa que seja, seja para pastores de outras igrejas ou para outras mulheres – não que elas não devam ser consultadas. Mas, certamente, os líderes da igreja, os líderes homens, não devem ser desprezados como se porventura eles não pudessem simpatizar com os problemas que as mulheres passam. Certamente o Senhor Jesus Cristo não delegou a blogs e ao Youtube a sua instrução teológica. Ele delegou aos oficiais que Ele levantou nas suas igrejas. Por isso, cobrem deles, peçam a eles que sejam seus instrutores. Mas entenda, você precisa aprender a amar doutrina. Doutrina não é coisa de intelectual. Doutrina não é coisa de pessoas que estão voltadas para a academia. Doutrina é o que o Senhor Deus revelou e o que todo crente deve saber. Está registrado na Sua Palavra. Devemos nos corar de vergonha quando desprezamos aquilo que o nosso Deus revelou pra nós. Portanto, esmere-se em aprender. Adquira boa literatura. Não sabe o que comprar? Peça algumas sugestões ao seu pastor ou aos seus presbíteros, mas ame doutrina.

A segunda coisa que esse texto com certeza vai fazer você aprender é que você precisa aprender a amar a velhice. Veja o texto. Mais uma vez no versículo 3 nós vemos que, quanto às mulheres idosas, isto é, no que diz respeito ao que você deve ensinar às mulheres idosas, da mesma forma que você ensina aos homens idosos, ensine que elas “sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas”.  Envelhecer é algo detestado, não somente nessa sociedade, mas ao longo de toda a história da humanidade. Envelhecer é encarado como algo ruim. A beleza se esvai, a pele se enruga, os cabelos já não têm mais a mesma cor e o mesmo brilho, a não ser que você utilize algumas técnicas artificiais para dar um tcham diferente. As pessoas odeiam a velhice, como se ela fosse algo sem crédito, sem valor. Mas o que você, mulher cristã, precisa aprender é que a Escritura convoca exatamente essas senhoras mais velhas para se levantarem e serem exemplo para as mais novas. Em outras palavras: vocês precisam aprender a amar o envelhecimento. Vocês precisam aprender a amar a velhice. Sim, deixem que o mundo rejeite essas palavras. Deixem que essas palavras soem difíceis, chatas e amargas para eles – eles que rejeitam a experiência, que rejeitam o longo caminhar com Cristo. Mas, no seio da igreja, que a velhice seja amada, respeitada, e que vocês, mulheres, anseiem, ano após ano, por envelhecerem no seu Senhor. Envelhecerem em mais conhecimento Dele. Envelhecerem em mais amor a Ele. E, à medida que vocês envelhecem, mais e mais valiosas vocês ficam, porque vocês passam a ser utilizadas como exemplo para outras que vêm atrás de vocês.

CONTINUA>>>

_______________________

Pr. Breno Macedo é Bacharel em engenharia eletrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em divindade (M.Div) pelo GPTS em Greenville, South Carolina, mestre em teologia histórica e sistemática (Th.M.) e doutorando pelo Puritan Reformed Theological Seminary, Grand Rapids, Michigan. Casado com Roberta e pai dos 3 lindos filhos.

  • Esse texto é uma transcrição da primeira palestra proferida em nosso I Congresso Mulheres Piedosas, que aconteceu de 13 a 15 de outubro de 2016 no Auditório do Colégio Presbiteriano Mackenzie em Brasilia, DF.
  • Revisão por: Milena Ribeiro | Transcrição por: Caroline R. Scofield