Quando fiz faculdade, com 94 alunos em minha classe, me surpreendeu grandemente ao ver que dos quase 20 alunos que se diziam cristãos, ao final de 6 anos, 17 desses não se identificavam mais assim. A estatística americana não é muito diferente, o autor do livro fala que “70-88% dos adolescentes cristãos deixam a igreja no segundo ano de faculdade…imagine a comoção dos pais, se 90% dos nossos filhos ainda não tivessem aprendido a ler ao saírem do ensino médio” (trecho do capítulo 1). Esses números mostram a realidade em que vivemos; pense, querida, que, apenas pensando em números, a chance de seu filho de desviar durante a faculdade é de 8-9 em cada 10!

O Pr Voddie Baucham, pai de oito filhos, fala de forma muito clara, objetiva e desafiadora como é uma família realmente comprometida com Deus e como seus pais devem educar seus filhos. Vida cristã não é algo que se inicia na igreja. O viver verdadeiramente cristão se inicia no Lar.

Nos capítulos 2 a 7 o autor usa como base Deuteronômio 6.4-9:

“Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.  Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”

Cada trecho da Escritura é apresentada de forma histórica e contextualizada, com exemplos práticos a serem pensados em nosso lar. Sempre fico encantada ao ler esses versículos e pensar em como a Bíblia é atual (ou melhor, atemporal) em seu ensino para educação dos nossos filhos.

“A família guiada pela fé é mais que apenas uma família com um pai melhor. É uma renovação completa de estilo de vida e cosmovisão. Cremos que Deus nos chama para adorá-lo sem rivais, construir nossos lares sobre a fundação do amor bíblico, adotar uma cosmovisão bíblica, ensinar a Palavra em nossos lares, marcar nossas casas como território de Deus e manter a prosperidade sob controle.”- trecho do cap 9.

A Bíblia não é um livro de sugestões! Ela é nossa regra de fé e prática! Deus deu preceitos eternos e eles não “saíram de moda”! No meu lar, Deus usou grandemente esse livro como instrumento para que voltássemos ao evangelho real e intencional em nossa rotina.

Um capítulo que lemos e relemos algumas vezes, e que já foi discutido em nossa igreja, foi o capítulo 3: Aprenda a amar.

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” Dt 6.5

Baucham fala sobre os mitos contemporâneos que o amor é uma ‘força aleatória, irresistível, incontrolável ou sensual’ e como, influenciados pela nossa cultura, temos tirado nosso foco da verdadeira Essência do Amor que é o próprio Deus: “Deus é amor” 1 Jo 4.8b

“Felizmente, há um caminho melhor. Deus nos deu uma definição de amor que transcende o mito. Esse amor é traduzível, visto que é o mesmo, seja amor em relação a um cônjuge, a um filho, a um irmão, ou a Deus. É também confortador, pois não é volátil ou frágil como o mito. Esse amor suporta, supera e triunfa. Melhor ainda: esse amor satisfaz completamente.” trecho do capítulo 2

Este amor verdadeiro é protetivo, é um ato de vontade, acompanhado de emoção (acompanhado, não controlado por ela!), que leva à ação em favor de seu objeto – “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” João 14.15

Ainda, ao final de cada um dos capítulos temos o Entrando em ação que são questionamentos a serem discutidos com seu cônjuge, filhos ou sozinhas mesmo; esses questionamentos nos dão a oportunidade de crescimento familiar e meditação em como, juntos, podemos ser uma Família Guiada pela Fé.

Queridas irmãs, nossa sincera oração é para que Deus levante Seu exército a partir das nossas casas, que criemos nossos filhos educando primeiramente a nós mesmas segundo a sua Palavra e, que daí então, tenhamos a capacitação para fazer o necessário para criar filhos e filhas que andem com Deus dia-a-dia e O amem de todo o coração!

Com amor

Equipe MP

_____________________

Voddie Baucham Jr é pastor da Grace Family Baptist Church [Igreja Batista Família da Graça] em Spring, Texas (EUA). Autor de O que ele deve ser…se quiser casar com minha filha. Baucham também é professor de teologia e conferencista. Ele e sua esposa, Bridget, têm oito filhos.