fonte da imagem: Pinterest

Más notícias nos rodeiam por toda parte. Se você rolar os feeds das suas redes sociais, ligar a TV para ver o jornal ou até mesmo andar pela fila do caixa no mercado, você será confrontando com notícias ruins: guerras e ameaças de guerras. Assassinato. Injustiça. Luto. Em circunstâncias normais, as más notícias já estavam nos rodeando por toda parte. Agora, em meio a uma pandemia, elas são nossas amigas próximas — e constantes.

Nós nos acostumamos com esse tipo de má notícia em nossa sociedade conectada. Sua distância de nós nos ajuda a lidar com elas de uma forma um pouco melhor. Podemos nos entristecer à primeira vista (ou quando a ouvimos pela primeira vez), mas logo superamos aquilo com o rolar de nosso polegar. O grande volume de más notícias, já é suficiente para nos dessensibilizar com o horror delas.

Entretanto, há outro tipo de notícia ruim com a qual é difícil de lidar: a pessoal. Ela é inesperada. Pode ser fatal. Uma consulta de rotina no médico se transforma numa ida ao hospital. A esposa volta de casa e descobre que seu marido a abandonou, levando seu amor e suas posses com ele. O telefone toca e nos informa sobre a morte de um pai, um amigo, um primo. Um emprego, antes tão seguro, simplesmente desaparece em meio à agitação econômica. Em um instante, o mundo se torna confuso e cheio de terror. A vida muda na presença de uma má notícia.

Pegos de Surpresa Por Uma Má Notícia

Eu tive minha cota de más notícias na vida adulta. Eu estive na sala de ultrassom quando o técnico não foi capaz de achar o batimento cardíaco. Eu levei uma criança no médico apenas para descobrir que ela na verdade precisava de cirurgia, ou de terapia prolongada ou então precisaria dar entrada no hospital. Eu ouvi médicos explicando a fragilidade da minha própria vida. Eu recebi e-mails decepcionantes e cartas de rejeição. É por isso que este verso tem sido meu mantra nesses últimos dois anos:

         “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor.” (Salmos 112:7)

Mas mesmo com todas essas chegadas inesperadas de notícias ruins, houve uma que eu não estava preparada para ouvir: “Você tem câncer”. Eu passei a maior parte da última década tentando aceitar o que parecia ser um ciclo sem fim de más notícias. Essa foi uma que me deixou cambaleante, buscando desesperada por fé enquanto o futuro parecia desolador.

Talvez eu seja capaz de lidar com uma situação difícil quando estou preparada mentalmente para ela, mas, quando sou pega de surpresa por uma má notícia, me percebo sem chão. Eu enfrentei várias circunstâncias realmente assustadoras, mesmo para aqueles ao redor de nós que são cheios de fé. Talvez você também tenha enfrentado — seja um diagnóstico médico que põe sua vida em risco, uma necessidade súbita por uma cirurgia, doença atrás de doença ou múltiplos alarmes falsos. Deus continua a me forçar a reconsiderar a resposta do meu coração diante de uma notícia ruim.

O Ponto Decisivo

Um momento em particular do ano passado foi o ponto decisivo para mim. Tivemos um susto com um de nossos meninos que poderia ter resultado numa cirurgia de emergência. Não conseguia nem imaginar que ele poderia sair do hospital sem fazer a cirurgia. Estava preparada para o pior, porque muitas vezes parece que recebemos a “carta” do pior cenário possível. Depois de meses de visitas ao hospital, cirurgias, exames surpresas e várias despesas médicas, eu estava convencida, novamente, de que nossa família voltaria ao hospital.

Mas não voltamos.

Ainda não consigo parar de reviver esse momento na minha cabeça. Eu quero o tipo de confiança que o salmista tem nos Salmos 112 — isto é, não ter medo de uma má notícia, mas, em vez disso, me amparar no Senhor. Aos poucos o Senhor tem trabalhado isso em mim. Em cada consulta médica, nas quais estou segurando ansiosamente minha respiração enquanto o médico olha meu filho, eu sou forçada a acreditar nesse versículo novamente.

E então Deus me deu uma nova chance de viver esse versículo, mas, dessa vez, eu não saí do consultório médico com boas notícias. Eu saí de lá com um diagnóstico de câncer e a necessidade de uma cirurgia repentina. Naqueles dias e semanas amedrontadores, enquanto eu esperava o diagnóstico final e a recuperação da cirurgia, Deus colocou esse versículo em meu coração novamente. “Nele você pode confiar. Más notícias virão, mas nele você pode confiar”. Mesmo que eu tenha acreditado no pior, agora consigo ver que nesses momentos de sofrimentos prolongados Deus está trabalhando algo mais profundo em mim, algo que eu não teria entendido se não tivesse sido pega de surpresa pelo sofrimento.

Nós podemos confiar em Deus. Mesmo quando as más notícias chegam. Essa é a parte difícil desses Salmos — ele nos força a lidar com a incerteza da vida, mas o faz do ponto de vista privilegiado da confiança no Senhor.

Um Mundo Feito por Nós

O salmista fala de sua própria experiência. Ele vê o bom fruto que é produzido na pessoa que confia no Senhor. Ele prospera na terra (Salmos 112.2-3). E porque ele confiou no Senhor, sua vida abençoa diretamente aqueles ao seu redor (Salmos 112.9-10). O salmista pode fazer uma afirmação ousada como a dos Salmos 112.7 porque ele viu o que uma vida de confiança pode fazer numa pessoa. E ele quer que nós tenhamos essa vida também.

Eu passei muito tempo criando cenários em minha cabeça para que, quando as más notícias chegassem, eu estivesse preparada. Mas o que o salmista está dizendo é totalmente diferente de uma confiança “planejada”.

Qualquer pessoa pode ter uma confiança “planejada”, se enraizada num ambiente controlado (ou em um que se imagina controlar). É apenas quando o imprevisto chega que percebemos que, na verdade, estávamos confiando num mundo feito por nós, e não no Deus que é soberano sobre tudo. Quando produzo cenários na minha cabeça, sou incapaz de viver a vida frutífera sobre a qual o salmista fala: uma vida de confiança no Senhor, a qual leva a uma vida que abençoa aqueles ao redor de mim.

Nossa Realidade Imutável

         Para chegar nesse ponto de confiança, não significa que precisamos fingir que o pior não pode acontecer a nós. Significa simplesmente que estamos confiando numa realidade imutável, incapaz de ser alterada quando as más notícias chegarem.

         Nós sabemos que o mundo é um lugar perigoso. Sabemos que a vida num mundo caído significa que nosso pior pesadelo pode acontecer a qualquer momento. O antídoto contra o medo pelo pior não é ignorar a realidade. Isso não irá nos amparar quando recebermos aquela ligação ou aquele diagnóstico. Em vez disso, o coração do salmista está enraizado em Deus, que nunca muda. Então, não importa o que aconteça, ele confiará em Deus.

As más notícias podem vir, mas não iremos temê-las. A razão disso está em quem Deus é, e não no que podemos controlar. O salmista é capaz de se manter firme por causa de algo que está fora dele mesmo. As notícias ruins podem chegar, mas ele está ancorado no Senhor. Sua confiança está em Deus, então, mesmo quando a tempestade de más notícias se agitar ao redor dele, ele estará firme e seguro.

A Palavra Imutável de Deus

O que é dito sobre o Senhor que ajudou o salmista a confiar Nele quando ele pensou nas más notícias? No começo dos Salmos, nos é dito que uma vida abençoada é aquela que se compraz nos mandamentos de Deus (Salmos 112.1). Essa é uma mensagem narrada por todo o livro de Salmos. Os Salmos 1 começam assim:

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1.1-2)

Os salmistas não disfarçam a realidade da vida num mundo caído. Eles geralmente enfrentam a vida de cabeça erguida. Algumas vezes eles fazem isso com uma porção de questões feitas a Deus. Algumas vezes eles fazem isso com uma confiança irresoluta. Outras vezes eles misturam tudo, porque a vida pode ser uma bagunça confusa de confiança e luto. Mas a rocha de alicerce que os faz continuar é seu prazer na Palavra de Deus.

Eles meditam nela. Eles a conhecem. Eles são sustentados por ela. E, como resultado, eles não temem quando as más notícias chegam. Eles não naufragam sua fé quando o sofrimento os aflige. E eles esperam em Deus, sabendo que um dia eles irão louvá-lo, mesmo que não estejam naquele momento (Salmos 42.5, 11; 43.5).

Afinidade com o Sofrimento

Eu gostaria de dizer que passei a pior parte na luta contra meu medo pelas más notícias. Estou melhorando, mas meu coração ainda parece parar quando entro no consultório médico. Talvez ele sempre pare. O câncer parece fazer isso com uma pessoa. O mundo é um lugar perigoso e, mesmo que eu confie que Deus permanecerá fiel em meio a qualquer tempestade, eu não amo notícias ruins. Tenho certeza que você também não.

Entretanto, os Salmos nos ajudam a sabermos que não estamos sozinhos. Não somos os primeiros a receber um diagnóstico difícil ou um resultado incerto. Não somos os primeiros a encarar o longo túnel do sofrimento, perguntando-se como Deus irá resolver tudo aquilo. Mas somos reunidos junto a uma grande nuvem de testemunhas que acharam Deus suficiente para sustentá-los por todo o caminho até o final. Essa é nossa âncora quando as notícias ruins nos assustam.

Quando estamos com medo do resultado do diagnóstico, lembramo-nos de que Deus é bom para todos (Salmos 145.9). Quando o medo não nos deixa, lembramo-nos dos Salmos 46.1: “Deus é […] socorro bem-presente nas tribulações”. Quando não parece que andaremos com o Senhor na terra dos viventes (Salmos 27.13), lembramo-nos de que os Salmos começam assim: “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos” (Salmos 1.6). A forma que os salmistas enfrentam essa situação é conhecendo Deus, e a forma pela qual eles conhecem Deus é conhecendo sua Palavra.

Más notícias nos rodeiam por toda parte. Elas irão chegar até nós. E com elas chega também uma multidão de medos. Mas como os Salmos 2 nos lembram, há um Rei governando todas as coisas. Ele nos liberta do medo e nos dá palavras para enfrentarmos nossa batalha. Notícias ruins podem nos assustar, mas elas nunca nos destruíram de fato.


Courtney Reissig Photo

* Courtney Reissig é esposa, mãe e mora em Little Rock, Arkansas, nos Estados Unidos. É autora de “Teach Me to Feel: Worshiping Through the Psalms in Every Season of Life” [Ensine-me a Sentir: Adorando Através dos Salmos em Cada Estação da Vida] e “Feminista sem saber: como voltar a amar o plano de Deus para as mulheres”.

** Esse texto foi originalmente publicado no blog Desiring God e traduzido com a permissão do autor.

*** Tradução: Rebeca Falavinha.