Às vezes dizemos que as crianças são cheias de promessas. Em certo sentido, isso era verdade sobre Isaque, como o filho da promessa. O que nos é dito sobre ele, e o que podemos aprender dos seus anos de juventude e aplicar em nossas vidas?

Isaque traz alegria

Seu nome significa “riso” (Gêneses 21:6). Houve momento de riso na antecipação ao nascimento de Isaque (Gêneses 17:17; 18:12), e houveram momentos em que parecia impossível que Sara tivesse um bebê. Mas para Deus não há impossíveis (Lucas 1:37). O nascimento de Isaque provou que Ele é o Deus todo poderoso, que pode fazer por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, o Deus que pode transformar tristeza em alegria (João 16:20). Você fica triste, especialmente quando peca e não tem paz? O grande Filho de Isaque foi à cruz para remover o pecado, e Ele traz alegria e paz aos pecadores que buscam refúgio nEle. (Lucas 2:29).

Isaque carrega fardos

  Chegou o dia em que Abraão foi provado. Ele foi enviado para sacrificar seu amado filho Isaque no Monte Moriá (Gêneses 22:1-2). Abraão obedeceu em fé, e Isaque o acompanhou. Embora Isaque não soubesse exatamente o que aconteceria no topo do Monte Moriá, ele estava disposto a carregar a lenha na subida. Não deve ter sido fácil para Isaque, mas ele carregou o fardo que lhe havia sido dado. Nós devemos fazer o mesmo (Gálatas 6:5; Lamentações 3:27). Esses jugos e fardos têm o propósito de nos fortalecer e nos moldar, para nos ensinar a servir, e nos leva a recorrer ao Senhor Jesus, o grande Carregador de fardos (Mateus 11:28-30).  

Isaque pergunta pelo Cordeiro

Enquanto Isaque e Abraão estavam subindo o Monte Moriá, Isaque se volta para o seu pai e pergunta: “Onde está o cordeiro?” (Gênesis 22:7). É bom que os filhos tenham um vínculo com os seus pais para fazerem perguntas e conversarem com eles sobre seus problemas. É bom quando pai e filho podem conversar sobe o culto ao Senhor e, nesse caso, subirem juntos a montanha para adorar. E é bom quando as crianças podem perguntar aos seus pais sobre o Cordeiro: Quem Ele é? Onde Ele está? O que Ele veio fazer?

Isaque segue pela fé

   Quando Abraão responde a pergunta de Isaque com as palavras: “Meu filho, Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto”, Isaque não diz: “Isso é tudo o que você pode dizer, papai?” Você poderia esperar que ele descesse correndo montanha abaixo. Mas ele não faz isso. Ele segue em fé, da mesma maneira que o Senhor Jesus diria mais tarde: Se alguém quer ser meu discípulo, tome a sua cruz, negue-se a si mesmo e me siga”. (Mateus 16:24). Será que nós conhecemos fé assim – a fé de um discípulo que nem sempre compreende os caminhos do Senhor, mas está disposto a se submeter e seguir, pronto a se entregar?

Isaque se entrega

Quando eles chegam ao topo, Abraão constrói um altar. Depois, ele dispõe a lenha no altar, e então Isaque percebe que ele seria o sacrifício. Ele não poderia ter resistido? Provavelmente. Ele era um jovem rapaz, mais forte do que seu pai idoso. Mas Isaque se entregou: ele se permitiu ser amarrado, e ele viu seu pai com uma faca nas mãos. Isaque conhecia o seu pecado e que Deus seria justo em condená-lo à morte. Você se entregaria voluntariamente? O Senhor Jesus fez isso, e desse modo encheu o apóstolo Paulo de espanto: “Ele me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:20).

Isaque recebe um substituto

   Isaque não precisou morrer. Deus realmente proveu um sacrifício. Isaque pôde ser desamarrado e o substituto tomou sua posição e morreu em seu lugar. (Gênesis 22:13)

   Isso aponta claramente para o sacrifício substitutivo do Senhor Jesus. Ao passo que Isaque pôde ser poupado, Cristo não foi, Ele carregou os pecados do Seu povo (Romanos 8:32 e Isaías 53:6). Ele sofreu; O justo pelos injustos, para nos conduzir a Deus (I Pedro 3:18).

   Não houve um anjo para impedir a sua morte. A faca da ira de Deus não apenas pairou sobre Ele, mas caiu sobre Ele e o perfurou – para que pecadores, como Isaque, pudessem ser libertos.

   Você não acha que Abraão e Isaque realmente adoraram naquele lugar? (Gênesis 22:5). Você já aprendeu a adorar pela fé na cruz de Cristo, o nosso grande Substituto? 

Rev. Lawrence J. Bilkes é pastor da Ebenezer Free Reformed Church em Dundas, Ontário – Canadá. Revista The Banner of Sovereign Grace Truth Edição de Julho/Agosto de 2017