O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é AABCA05A-8B28-41E2-BED3-3793BFFFAB2C-267x300.jpeg
Imagem: “A leiteira” – Johannes Vermeer
  1. Amar apesar dos pecados

Vou começar com uma obviedade: assim como você, seu marido vai pecar. Muitas vezes. O problema é que quando ele pecar, isso não vai parecer tão óbvio assim – e para que sua reação também não seja pecaminosa, seu coração será desafiado a amá-lo nessas situações. Veja bem, isso não quer dizer ignorar os pecados, mas sim agir com misericórdia. Porque “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Lucas 6.31.

Alguns pecados do seu marido serão persistentes e acredito que esses sejam os que mais irão desafiá-la. Por mais que você o conheça bem, conforme a vida “for acontecendo”, haverá situações inéditas em que as facetas dos pecados já conhecidos irão incomodá-la com maior intensidade.

O amor de seu marido por você aumentará à medida que você for paciente e misericordiosa em situações difíceis. O exercício da misericórdia a tornará mais parecida com nosso Senhor. Não estou dizendo, com isso, que seja algo simples para nós.

Mas o tratamento que der a seu marido poderá auxiliá-lo a se arrepender de seus pecados e falhas, e assim o casamento de vocês será aperfeiçoado dia após dia – é claro que isso vale para o pressuposto de que seu marido também seja cristão.

Quando conseguir falar de forma bondosa com meu marido sobre suas falhas, ainda que algumas não cheguem a ser pecados em si, verá que ele se empenhará com boa vontade em melhorar, e o resultado será bem mais proveitoso do que quando agir com rispidez.

  1. Falar a Verdade em Amor

“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4.15)

Falar a verdade amorosamente é um grande desafio no casamento. Ainda mais nos primeiros anos, em que estão se conhecendo, aprendendo um sobre o outro.

Há o desejo de crescer juntos no conhecimento de Cristo e glorificar a Deus por meio de nossa família, mas para isso, aparar as arestas individuais e conjugais, é essencial para crescermos.

Tanto você quanto seu cônjuge pecarão. Contra Deus e um contra o outro. Não nutrir a expectativa errada quanto à “perfeição” do casamento, lembrando que são dois pecadores que disseram sim (referência ao livro Quando Pecadores Dizem Sim, Dave Harvey), nos ajuda a entender que o pecado irá aparecer e que temos maneiras bíblicas de lidar com isso. No livro Esposa Excelente, Martha Peace escreve sobre isso:

O verdadeiro amor bíblico “regozija-se com a verdade” (1Coríntios 13.6). A repreensão bíblica da esposa piedosa não é somente um ato de amor, mas (se for feita de modo apropriado, e ele a receber humildemente) fortalecerá o amor do marido para com sua esposa: “Repreende o sábio, e ele te amará” (Provérbios 9.8).

A exortação é necessária para um casamento crescer no Senhor, mas não deve ser a regra. Não sejamos juízas de nossos maridos, apontando tudo o que achamos que eles fazem de errado. Precisamos usar esse recurso com sabedoria. Um detalhe extremamente importante nesse item, é que quando se trata de lidar com pecados, quem vem primeiro, somos nós. Olhar primeiro para a nossa página do livro ou como diz em Mateus 7.3-5, tirar primeiro a trave do nosso olho é o primeiro passo para falar a verdade em amor.

ALEGRIAS

  1. Compartilhar a vida

Que delícia é ter um companheiro para compartilhar a vida nesta terra: dormir juntinhos, passear, orar um pelo outro com especial afeto e prioridade, compartilhar propósitos, ver um filminho em uma sexta à noite, ter planos com nossa pessoa favorita, rir até faltar ar.

São tantas coisas boas. E não é só nas alegrias que você perceberá a bênção de ter um companheiro. Nos dias cinzentos, o abraço, a voz, o consolo do seu marido lhe darão o suporte que você precisa para ser forte.

Ter um companheiro temente a Deus vai tornar a caminhada nesta terra mais feliz: você terá o suporte necessário para desenvolver sua feminilidade com alegria e tranquilidade. Você terá um coração fora de você que se importa verdadeiramente com o estado de sua alma. Essa é uma das maiores alegrias desta terra!

Sabe outra coisa bem legal? Vocês se tornarão cada vez mais parecidos um com o outro. Claro, que alguns gostos pessoais são imutáveis. Mas, digo parecidos no modo de viver e ver a vida: cada vez mais, a opinião de vocês sobre os mais variados assuntos passará a ser a mesma. Vocês se alegrarão com as mesmas situações, se entristecerão com as mesmas injustiças. Tchãraaaam! Vocês são um só! E é tão gostoso ter o pedacinho de você pulsando em outro coração! E assim será: “completai o minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.” Filipenses 2.2

CONTINUA…

Camila e Juliane são amigas a cerca de 10 anos.

(À direita na foto): Camila Fernandes tem 27 anos, é casada há 1 ano com  Felipe Fernandes. Congregam na Igreja Presbiteriana de Poá-SP.  Exerce a profissão de Arquiteta. 

(À esquerda na foto): Juliane Oliveira tem 27 anos, é casada há 4 anos com o Wellington. Congregam na Igreja Presbiteriana de Poá-SP, onde é professora das crianças na Escola Dominical. Exerce a profissão de advogada, e de cozinheira amadora no tempo livre.