fonte da imagem

Série: Paixão pela Pureza – Um chamado para viver a santidade bíblica em meio a uma geração corrompida

Os céus proclamam a glória de Deus,

e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

Um dia discursa a outro dia,

e uma noite revela conhecimento a outra noite.

Não há linguagem, nem há palavras,

e deles não se ouve nenhum som;

no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz,

e as suas palavras, até aos confins do mundo.

Aí, pôs uma tenda para o sol,

o qual, como noivo que sai dos seus aposentos,

se regozija como herói, a percorrer o seu caminho.

Principia numa extremidade dos céus,

e até à outra vai o seu percurso;

e nada refoge ao seu calor.

A lei do Senhor é perfeita

e restaura a alma;

o testemunho do Senhor é fiel

e dá sabedoria aos símplices.

Os preceitos do Senhor são retos

e alegram o coração;

o mandamento do Senhor é puro

e ilumina os olhos.

O temor do Senhor é límpido

e permanece para sempre;

os juízos do Senhor são verdadeiros

e todos igualmente, justos.

São mais desejáveis do que ouro,

mais do que muito ouro depurado;

e são mais doces do que o mel

e o destilar dos favos.

Além disso, por eles se admoesta o teu servo;

em os guardar, há grande recompensa.

Quem há que possa discernir as próprias faltas?

Absolve-me das que me são ocultas.

Também da soberba guarda o teu servo,

que ela não me domine;

então, serei irrepreensível

e ficarei livre de grande transgressão.

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração

sejam agradáveis na tua presença,

Senhor, rocha minha e redentor meu!

Salmo 19.1-14

Você está numa jornada. Conforme você trilha os caminhos da vida, você se depara com muitas encruzilhadas.  Você está diante delas e tem que decidir que rumo tomar. Você sabe que cada decisão tem implicações para o futuro. Algumas decisões são fáceis de fazer, outras são desafiantes e difíceis. Eu gostaria de dar a vocês dois princípios que devem ser os fundamentos para sua vida e para todas as decisões que você faz. Como uma jovem como você pode ser piedosa, apaixonadamente piedosa, em meio a uma cultura que é o verdadeiro oposto?

Os dois princípios que desejo enfatizar podem ser resumidos cada um em uma palavra: BONDADE e AMOR. Gostaria de traçar esses dois princípios dentro de quatro áreas da vida:

1. Encontre seu fundamento.

2. Siga a Deus.    

 3. Ame a Deus e a seu próximo.

4. Viva inteiramente.

1. Encontre seu fundamento. Jesus contou a parábola do construtor sábio e do tolo. O homem que construiu sua casa sobre a rocha é como a pessoa que ouve e pratica a palavra de Deus, porque quando o vento e a chuva atingem a casa, ela fica firme. Mas, o homem que construiu a casa na areia é como a pessoa que ouve as palavras de Deus, mas não as pratica, então quando o vento e as chuvas vêm, a casa desmorona e cai.

Você está ouvindo e praticando a palavra de Deus? Você se arrependeu de seus pecados e creu no Senhor Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo? Você foi lavada pelo sangue do Cordeiro. Se sim, sua vida está construída na sólida Rocha, Jesus Cristo, e não importa que tempestades da vida venham sobre você, sua casa permanecerá firme! Você está firme no Deus poderoso. Ele vive e reina para sempre. Você não tem uma vida fácil assegurada. As tempestades virão, mas você está debaixo das sombras de Suas asas. Quando você cair, Ele vai te levantar. Quando você tropeçar, Ele te guiará. Você está segura em Seus braços de amor. Porém, se você tem ouvido a Palavra de Deus e não a tem praticado até agora? Você está vivendo perigosamente. Sua casa está construída na areia e ela não poderá resistir às tempestades da vida. Como Jonathan Edwards diz: “Você está pendurado em uma teia de aranha, balançando sobre o abismo do inferno”. A qualquer momento sua vida pode acabar e você pode ser lançado no abismo eterno! Você não pode continuar assim. Mesmo se você está caminhando às vezes com Deus e outras vezes com o mundo — você ainda está vivendo perigosamente — você não pode ter os dois. No entanto, ouça: Há esperança! Você está viva! Você tem a Palavra de Deus! E Deus é bondoso e misericordioso! Ele não tem nenhum prazer na morte do perverso, mas deseja que você se converta dos seus caminhos e viva! Ele diz em Isaías 55.6-7: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Peça a Ele o Espírito Santo. Volte-se para Jesus. Arrependa-se dos seus pecados e creia nEle! Você precisa nascer de novo!

Como os dois princípios da bondade e do amor se relacionam com nosso fundamento? O evangelho é exatamente sobre isso. Bondade e amor são os fundamentos do Evangelho de Jesus Cristo. É assim. Deus é bom. Deus é perfeitamente santo. Ele nos fez bons no princípio. Mas nós caímos no pecado através de Adão e Eva no Jardim do Éden, quando eles comeram do fruto proibido. Sendo Deus perfeitamente santo, Ele não pode suportar nosso pecado. Ele expulsou Adão e Eva do Jardim. Ele poderia tê-los mandado para o inferno imediatamente para ficarem junto de Satanás que tinha acabado de enganá-los. Mas, Ele tinha um propósito mais elevado em mente. Ele tinha nos feito originalmente para termos doce comunhão com Ele (não para sermos deuses com Ele), mas para sermos dependentes e submissos a Ele, em comunhão. Então Ele ofereceu um plano de redenção, um caminho de volta. É aqui que o amor entra — belo e condescendente amor. O amor de um Deus santo por um povo pecador. Ele não pode simplesmente virar o rosto para o pecado — o salário do pecado é a morte — o pecado tem que ser punido. Então Deus o Pai enviou Seu único Filho, Jesus Cristo, para essa terra, para continuar Deus, mas, para ser homem ao mesmo tempo, para viver entre nós por 33 anos, para sofrer e morrer para pagar por nossos pecados. Ele voltou à vida, para que possamos viver com Ele para sempre! Essas são as Boas Novas do Evangelho! Então, se somos salvas pelo sangue de Jesus através do poder do Espírito, então nós amamos a Deus! E amamos o que é bom, porque amamos a Deus e Ele é pura bondade. Nós ainda pecamos, mas, o pecado não tem poder sobre nossas vidas. E ficamos tristes e pesarosas quando pecamos, porque sabemos que isso entristece o Deus que amamos. Então nos arrependemos outra vez e vamos ao pé da cruz pedindo por perdão. Você ama a Deus e ama a bondade?

    2. Siga a Deus. Se o seu fundamento está sobre a Rocha Jesus Cristo, avante! Sigamos a Deus em toda a vida. O que está ao seu redor todos os dias? Você se envolve com o melhor cenário possível? Você busca meios de ser influenciada pelas forças do bem? Eu espero que sim. A cultura ao nosso redor é forte. É fácil ser influenciada por ela. A cultura é anticristã e a cristandade é contracultura. Não podemos esperar ser aceitas ou amadas pelo mundo ao nosso redor. Jesus nos disse que eles O odiavam, então também nos odiariam. Mas, tudo bem. Esse é um preço pequeno a pagar se Jesus deu sua vida para salvar você. Se Ele morreu por você e por mim, o mínimo que podemos fazer é viver para Ele!

Você quer viver de acordo com a verdade? Ou de acordo com mentiras? E se você perguntasse a um rapaz o caminho daqui até Recife e ele confidencialmente te falasse o caminho. Mas, ele não dissesse para você que uma ponte no caminho estava quebrada e tinha caído num vale? Então você pergunta para outra pessoa e ela te dá outro caminho, mas, ele é mais longo e tem muito vento e você tem que desviar de rochas e buracos. Você diria para si mesma: “O primeiro rapaz parece ter bastante certeza e o caminho parece mais fácil do que o do segundo, então eu vou acreditar no primeiro e seguir o caminho”. Eu esperaria que você fizesse mais perguntas para achar a resposta certa. Também espero que você deseje viver sua vida buscando pela verdade e vivendo por ela, e não de acordo com mentiras. Satanás é um mentiroso. Ele é mentiroso desde o início. Suas mentiras contradizem até mesmo umas às outras. Mas ele não liga, contanto que você se desvie, é isso o que ele quer.

Mas Deus quer o que é bom para você. A Palavra de Deus é verdadeira. Jesus veio a esse mundo como testemunho de que Deus é real. Ele realizou milagres e ensinou com autoridade. João escreveu em seu evangelho, capítulo 20.31: “Estes [descrição dos milagres de Jesus], porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

…Continua