oraçãoCerca de dois mil anos atrás, um bebê nasceu e foi colocado em uma manjedoura. O que havia de tão especial com esse bebê? Ele era como qualquer outro bebê judeu. Ninguém prestou atenção aos seus pobres pais, Maria e José; ninguém abriu a sua casa para eles. Ninguém estava com eles enquanto Maria dava à luz o seu primeiro filho; este bebê recém-nascido passou sua primeira noite em uma casa de animais. Por que essa história foi escrita na Bíblia? Por que é importante para nós conhecermos essa história? Acho que você sabe as respostas a essas perguntas. Este bebê era Jesus, nascido na família de Maria e José em Belém. Este bebê era o Messias prometido milhares de anos antes. Ele foi enviado por Deus Pai para pagar o preço pelos pecados de Seu povo. Quando Ele nasceu, Ele assumiu a nossa natureza humana, mas sem pecado. Este bebê, desprezado e já rejeitado antes mesmo de nascer, era o Filho de Deus. Ele deixou Seu glorioso reino no céu e veio a esta terra pecaminosa para sofrer e morrer pelos pecados que nunca cometeu.

Embora a maioria das pessoas não parecessem se importar com Jesus, houve alguns que amaram a Sua vinda. E então, uma noite nos campos perto de Belém, Deus enviou anjos do céu para louvarem e glorificarem um bebê recém-nascido. Eles cantaram: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lucas 2.14) para alguns pobres pastores nos campos em redor, que cuidavam de suas ovelhas durante a noite. Você pode imaginar como deve ter sido ver e ouvir esse coro celestial?

Os pastores devem ter ficado chocados ao ouvir a mensagem do anjo do Senhor: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.”(versículos 10-12). O quê? Um Salvador que é Cristo, o Senhor – e deitado numa manjedoura? Será que os pastores balançaram a cabeça em descrença e disseram: “O Messias? Numa manjedoura? Não pode ser!” Não, eles acreditaram nas palavras do anjo, e, deixando seus rebanhos de ovelhas, correram para Belém para encontrar o bebê. Eles não se incomodaram de ver Jesus envolto em panos, e deitado numa manjedoura para o gado. Eles não se afastaram quando viram seus pais, que certamente não estavam vestidos com roupas ricas e tinham tomado abrigo com animais. Os pastores só viram o Salvador! O Espírito Santo os ajudou a ver e entender que esse bebê, embora fosse pobre e desprezado, era seu Redentor e Messias. Os pastores estavam tão felizes que queriam que todos soubessem a boa notícia. “E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino” (versículo 17). Por onde passaram, os pastores contaram às pessoas sobre o nascimento do Salvador. Como você acha que as pessoas reagiram à notícia? Será que se apressaram para Belém para adorar o Messias que veio para salvar os pecadores? Você sabe a resposta, não é? ” Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores” (versículo 18). Nós não lemos sobre uma única pessoa (exceto os sábios do oriente) que foram visitar o bebê em Belém. As pessoas se perguntavam sobre esta estranha notícia, mas eles não fizeram nada sobre ela. E isso mostra que elas realmente não se preocuparam com o bebê na manjedoura.

“Que pessoas terríveis”, você diz. “Como elas podem ser tão tolas? Eu certamente iria e encontraria o bebê e me prostraria diante Dele para adorá-Lo!” Você iria? Dê uma boa olhada em sua vida e em seu coração. Todo Natal, você ouve a notícia do bebê, Cristo, o Senhor, nascido em Belém. Todos os domingos, você ouve a boa notícia da salvação. Todos os dias, você ouve a Palavra de Deus lida ou a lê por si mesmo. Os pastores ouviram apenas uma mensagem; você ouve esta mensagem inúmeras vezes. Qual é a sua resposta? O que você faz com esta notícia? Você simplesmente se pergunta sobre as coisas que ouve? Você nunca fazer nada sobre elas? Você adora o bebê na manjedoura?

“Como posso ir a Jesus?”, Você pergunta. “Ele não está mais na manjedoura de Belém.” Isso é verdade, querido. O bebê na manjedoura cresceu e se tornou homem – plenamente homem e plenamente Deus – que morreu na cruz e ressuscitou três dias depois. Então, Ele subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. Como você vai até Jesus hoje? Você pode ir a Ele em oração, por meio da fé operada pelo Espírito Santo. Você pode dobrar suas mãos, fechar os olhos, dobrar os joelhos e orar para Jesus. Ele te ouve quando você ora, onde quer que esteja. Não seja como aquelas pessoas tolas em Belém que ouviram a notícia gloriosa sobre o Salvador, mas nunca fizeram nada a respeito. Em vez disso, seja como os pastores, que correram para a manjedoura para adorar o Messias recém-nascido. Peça ao Pai para torná-lo Seu filho e para lavar todos os seus pecados por meio de Cristo. Peça a Ele para lhe dar um coração cheio de amor por Ele, dispostos a servi-Lo e fugir do pecado. Não espere outro dia. ” Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.” (versículo 15b).

2014-12-11

 

____________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Dezembro de 2010
), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Arielle Pedrosa