Provavelmente você é como eu sou — gosta de uma boa história. Seja um drama na TV, um filme de sucesso ou um romance bestseller, nós tendemos a entrar numa fila por uma história envolvente.

Fonte da Imagem : Wikipédia

Talvez você esteja sentado em um restaurante ou ao redor de uma fogueira, e seus amigos começam a contar histórias: cada uma é melhor que a outra e começa a parecer uma competição. Parece que as pessoas tentam contar a melhor história de todas, então você pesquisa no seu catálogo mental de histórias pessoais para ver se tem alguma que possa ganhar o dia.

Talvez alguém lhe conte uma história fantástica e você mal possa esperar pela oportunidade de contá-la a alguém. Todos nós amamos uma boa história.

Sua história não fará história

A realidade honesta é que a maioria de nossas histórias não se torna livros de história. Depois que morremos, a maioria de nossas histórias pessoais morre conosco, esquecidas exceto talvez por poucas fotografias e memórias guardadas pelos nossos amados mais próximos. As chances de nossos feitos na vida serem preservados em uma biografia são de poucas a nenhuma.

Desencorajador? Não deveria ser. Pelo contrário, se você é um filho de Deus, você foi convidado para uma história muito maior — a grande história da redenção — que agora é sua biografia.

Melhor do que qualquer ato impressionante que você possa realizar nessa vida, sua história de vida é uma biografia de sabedoria e graça escrita por Outro. Cada reviravolta no roteiro é para melhor, cada curva que Ele escreve é adequada, cada novo personagem ou evento inesperado é uma ferramenta de sua graça e cada novo capítulo promove o Seu propósito.

Oséias 14.9 proclama “Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos”. É quase que um eufemismo grotesco dizer que os caminhos do Senhor são melhores. Como não seriam? Ele é infinito em sabedoria e graça!

Você foi acolhido na melhor história de todas pela graça e graça somente. E o melhor de tudo, essa história que é sua biografia tem um fim que nunca acaba.

A melhor história nunca acaba

A maioria das grandes histórias é grandiosa porque, através de personagens, relacionamentos, situações e locais, elas o levam a um final incrível. Quando alguém está falando com você sobre um bom filme que acabou de ver ou um ótimo livro que acabou de ler, muitas vezes é dito: “Você não vai acreditar no final!”.

A grande história redentiva, por outro lado, é a melhor história justamente porque não tem fim. A única história que você precisa conhecer, entender e entregar seu coração é esperançosa, encorajadora e transforma vidas porque oferece duas coisas maravilhosas que nenhuma outra pode oferecer.

Primeiro, ela o oferece um lugar na história, um lugar que foi planejado para você muito antes de a história ser escrita; mas ela também oferece algo que é difícil para a mente do homem compreender e sua imaginação visualizar. Ela oferece a você uma vida que nunca, nunca acaba.

Nós estamos tão acostumados com a morte, que infelizmente pensamos nela como uma parte normal da vida. As coisas morrem, as pessoas morrem —  fim. Entretanto, a morte não é o fim dessa história. A maravilhosa história da redenção de Deus, que está escrita para você nas páginas da sua Bíblia, é radicalmente diferente, porque nessa história a morte morre.

Sim, você leu correto. O personagem principal da história de Deus (que é sua história se você é seu filho) veio ao mundo e derrotou o pecado e a morte, e porque Ele o fez, Ele nos oferece o que nenhum outro personagem em nenhuma outra história pode oferecer — vida real e vida eterna no porvir.

 Que história você está lendo?

Lembre-se mais uma vez hoje que você tem uma história, mas não é autobiográfica. Há um autor da sua história, mas o autor não é você. Você foi acolhido em um drama épico, mas você nunca será o herói. Você recebeu um reino, mas você nunca será seu monarca.

O preço de sua entrada nessa história foi o sofrimento e a morte de Jesus Cristo. Ele venceu a morte para estabelecer, pela graça, a história dele em sua vida. Hoje Ele reina por você e continuará a fazê-lo até que o último inimigo de sua alma e de seu reino seja derrotado.

Então ele te convocará para o capítulo final — um capítulo que nunca tem fim — onde a paz e a justiça reinarão para sempre e sempre. Essa é a história de sua fé e sua vida. Agora a história desse plano redentivo e eterno é sua biografia.

Por que você desejaria uma autobiografia quando pode ter a história que o próprio Deus escreveu?

Conforme eu meditava em minha história, entrelaçada à grande história da redenção, não pude evitar correr para as palavras de Jeremias 9.23-24.

“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”.

Abaixo está uma meditação em forma de verso que escrevi para lembrar a mim mesmo de gloriar-me no Senhor e não em minha própria história. Conforme avançar na leitura, faça para si essas duas perguntas: (1) De que forma você tem sido tentado a dar crédito a si mesmo por sua história, quando a glória é de Deus? e (2) Que aspectos específicos da grande história da redenção você pode celebrar hoje?

Fiz uma avaliação

há muito necessária,

há muito postergada,

humilhante,

convincente,

corretiva.

Tenho que admitir

que de muitas formas —

às vezes brando,

outras vezes ousado —

dei a mim o crédito pelo que

não posso

assimilar,

executar,

alcançar,

ou por mim mesmo realizar.

Não tenho sozinho

sucessos,

realizações,

resultados,

prêmios

ou posições

que tenha produzido

por mim mesmo.

Não há nada que eu tenha feito

por minha própria força.

Não há nenhuma habilidade que eu use

que não venha

de Ti.

Tudo ao redor de mim

que precisou estar no lugar

para que pudesse fazer

o que fiz

existe debaixo de tua soberania,

não da minha.

Todos que me ensinaram,

me assistiram,

me aconselharam,

comigo cooperaram,

me empregaram,

me amaram,

me guiaram,

me resgataram,

me ensinaram,

me sustentaram,

comigo ficaram,

contra mim ficaram,

comigo se importaram ou

trabalharam

a minha vida vieram

trazidas todas por

Ti.

Eu cheguei a lugares

que não planejara.

Eu fiz coisas

que nunca previra.

Eu vivi situações

que não foram minha sábia escolha.

Tenho sido surpreendido regularmente pelas reviravoltas

de minha própria história.

Não tive

o caráter,

a vontade,

a ambição,

a coragem,

a paciência,

o compromisso,

a perseverança,

a humildade,

a disciplina,

o contentamento,

ou visão

de um herói.

Como fiz uma

avaliação,

aqui está o resultado:

há só um herói na minha história,

só um que merece

o crédito,

a honra,

a celebração,

a estima

e o louvor.

Claramente o herói és

Tu.

Meus sucessos são o resultado de

tua soberania,

tua generosidade,

tua fidelidade,

e tua graça.

Tu és o

autor,

expeditor,

e cumpridor da minha história.

Não há nada

que eu tenha feito

que pudesse ter sido sem

Ti.

Não há razão para eu me

gloriar.

A avaliação me traz aqui —

se for para me gloriar,

me gloriarei em

Ti.

_________________


Paul Tripp  é pastor, escritor e renomado conferencista internacional. Ele é casado com Luella, com quem tem quatro filhos adultos: Justin, Ethan, Nicole e Darnay.

Tradução por: Juliana Fontoura|Revisão por: Sara Mendonça

Texto original: https://www.desiringgod.org/articles/you-are-not-the-author-of-your-story