mulher lendo 3Clique para ler parte 1 e parte 2.

O verdadeiro discernimento bíblico não é desenvolvido por osmose. É cultivado ao longo do tempo, enquanto um crente amadurece na fé. Nos últimos dias nós temos considerado os ingredientes essenciais para o discernimento, incluindo uma oração consistente, a busca da sabedoria divina, a integridade moral,, e a necessidade de um ensinamento e professores biblicamente fieis. Mas nenhum desses elementos podem funcionar apropriadamente separados da habitação do Espírito Santo.

Depender do Espírito Santo

O Espírito de Deus é em ultima análise o verdadeiro discernidor. É o seu papel de nos guiar em toda verdade (João 16.13). Primeira epístola aos Coríntios 2.11 diz, “as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.”Paulo continua a escrever:

Ora, nós não temos recebido…o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não e palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus,porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém, o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.” (1 Coríntios 2:12-15)

Discernimento, por fim, depende do Espírito Santo. Enquanto somos preenchidos e controlados pelo Espírito de Deus, Ele nos faz pessoas com discernimento.

Estudar as Escrituras

Isso não pode ser subestimado: O verdadeiro discernimento requer estudo diligente das Escrituras. Nenhum dos outros passos indicados previamente são suficiente apartados deste. Ninguém pode ser verdadeiramente uma pessoa com discernimento sem anusear bem a Palavra de Deus. Todo o desejo do mundo não pode torna-lo sábio se você não estuda a Escritura. A oração para o discernimento não é o suficiente. A obediência sozinha não vai bastar. Bons modelos também não farão isso. Nem o Espírito Santo vai te dar discernimento apartado da Sua Palavra. Se você realmente quer ser sábio, você deve diligentemente estudar a Palavra de Deus.

A Palavra de Deus é onde você vai aprender os princípios para o discernimento. É lá que você aprenderá a verdade. Somente lá você pode seguir o caminho da maturidade.

Discernimento floresce apenas em um ambiente de estudo bíblico e ensino fiéis. Note que em Atos 20, quando Paulo estava deixando os presbíteros da igreja de Éfeso. Ele os alertou sobre as influencias mortais que os ameaçariam em sua ausência (Atos 20.28-31). Ele os incitou a estarem em guarda , em alerta. Como? Somente a Palavra de Deus: “Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados” (Atos 20:32).

Vamos olhar mais uma vez, mais de perto, para 2 Timóteo 2:15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”Note o que esse mandato a Timóteo implica. Primeiro, isso sugere que a pessoa que sabe discernir deve ser capaz de distinguir entre a Palavra da Verdade e os “falatórios inúteis e profanos” mencionados no versículo 16. Isso pode parecer óbvio. Mas isso não pode ser tido como certo. A tarefa de separar a Palavra de Deus da insensatez humana na verdade emite um desafio formidável para muitos hoje. Um olhar para um absurdo proliferado hoje nas igrejas e na mídia cristã irá confirmar isso. Ou note as pilhas crescentes de livros “cristãos” divulgando cenários estranhos. Nós devemos evitar tal loucura e nos dedicar a Palavra de Deus. Nós temos que ser capazes de distinguir entre a verdade e o erro.

Como? “Seja diligente”. Ser diligente descreve um trabalhador dando máximo esforço em seu trabalho. Isso descreve alguém conduzido por um compromisso com a excelência. “Ser diligente para se apresentar aprovado a Deus.” A frese grega literalmente fala de estar ao lado de Deus como um colaborador digno de se identificar com ele.

Além disso, Paulo diz que este trabalhador aprovado “não tem do que se envergonhar.” A palavra “envergonhar” é muito importante para todo o ponto de Paulo. Qualquer trabalhador desleixado deveria estar envergonhado da baixa qualidade do trabalho. Mas um servo do Senhor, manuseando a Palavra da Verdade descuidadamente, tem infinitamente mais do que se envergonhar.

O que Paulo sugere nessa passagem é que nós estaremos envergonhados perante o próprio  Deus se nós falharmos ao lidar com a Palavra da Verdade com discernimento. Se nós não conseguimos distinguir a verdade dos falatórios inúteis e profanos, se nós não conseguimos identificar e refutar falsos mestres, ou se nós não conseguimos lidar com a Verdade de Deus com habilidade e entendimento, nós deveríamos estar envergonhados.

E se quisermos dividir a Palavra da Verdade corretamente, então nós devemos ser muito diligentes sobre estuda-la. Não há atalho algum. Somente quando dominarmos a Palavra de Deus somos feitos “ perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra” (2 Timóteo 3:17). Essa é a essência e o objetivo do discernimento.

_________________

John_macarthur*Esse artigo faz parte de uma série publicada no site da Grace to You, traduzido e postado mediante expressa autorização. Leia o artigo original aqui.

**John MacArthur, Jr. é pastor da Grace Community Church em Sun Valley, na Califórnia, e autor de diversos livros, entre eles Abaixo a Ansiedade, A Morte de Jesus, Crer É Difícil, Criação ou Evolução, Doze Mulheres Notáveis, Como Educar seus Filhos segundo a Bíblia, Como Obter o Máximo da Palavra de Deus, Como ser Crente em um Mundo de Descrentes, O Caminho da Felicidade, O Livro sobre Liderança, O Poder da Integridade, todos da Editora Cultura Cristã.

*** Tradução: Giulia Almeida