Ainda não leu a Parte 1? Leia Aqui.
Ainda não leu a Parte 2? Leia Aqui.
Ainda não leu a Parte 3? Leia Aqui.

Em Lucas 2:52, há uma declaração interessante no que diz respeito ao nosso Senhor, que nos fornece alguns aspectos que podemos considerar a respeito dos filhos: “E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça diante de Deus e dos homens.”

Filhos devem ser governados, devem ser disciplinados, ensinados, porque lhes faltam quatro atributos: eles não nascem com sabedoria, estatura, falta-lhes o favor de Deus, e eles não têm o favor dos homens.

Em outras palavras, eles são deficientes em suas mentes, são deficientes (no sentido de não estarem completos) fisicamente, eles são deficientes socialmente, e eles são deficientes espiritualmente – e isso é tudo. Eles são simplesmente deficientes.

É preciso um esforço sem trégua, direcionado a fazê-los desenvolver e vencer essas deficiências, de modo que eles vão recebendo sabedoria, crescimento físico e graça (o favor de Deus, o favor dos homens).

Deus se preocupa com o aspecto social da vida, com o aspecto físico, mental. Então, você deseja que seus filhos sejam obedientes. Mas, você deve entender que, quando eles vêm para o mundo, eles são deficientes.

Suas habilidades sociais são inexistentes. Eles só querem ganhar tudo no grito. Eles lutam e discutem. Eles fazem em público coisas que você não quer que eles façam. Eles não têm habilidades sociais.

Eles também não têm compreensão espiritual. Eles são fracos e vulneráveis, atirados para lá e para cá. Eles não têm sabedoria e nem discernimento. Então, o que você tem nos braços é um pequeno pecador, reprovado, adâmico, que é totalmente deficiente em todas as áreas da existência.

E sua responsabilidade diante de Deus, e para que você venha a ter grande alegria através dos seus filhos, é eliminar essas deficiências. Se você não fizer isso, você vai ter como resultado o tipo de homem de Provérbios 30:11, que  “amaldiçoa seu pai e que não bendiz a sua mãe.”

Você formará o tipo de homem ou mulher que “zomba do pai e despreza a mãe.” Provérbios 30:17 diz: “Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão.”

Então, o que você faz como pai? Você tem a responsabilidade, a alegria, o privilégio, e a autoridade para criar filhos para que sejam obedientes. Isso significa que você tem que ser o instrumento que Deus usa para ajudá-los a crescer em sabedoria, estatura, graça para com Deus e para com os homens.

Você quer que seu filho – vamos voltar a Efésios – obedeça. Ensine seu filho a obedecer! Esse é o único mandamento dado aos filhos em toda a Bíblia: obedecer aos pais. Nada é mais importante na vida de um filho do que a obediência aos pais.

“Obedeçam” (Ef.6:1) é a palavra grega ‘hupakou’, que significa literalmente “ouvir de cabeça baixa, se submeter.” É um imperativo presente, deixando claro de que a obediência deve ser constante, habitual.

E eu vou apenas dizer: é assim que, em certo sentido, o papel dos pais é muito simples. Tudo o que você está tentando fazer é criar um filho obediente, uma criança que aprende a obediência, porque as consequências da desobediência são dolorosas.

Mas há um outro aspecto. “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor”. O que significa isso, “no Senhor”? Colossenses 3:20 acrescenta: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.” O que isso significa? Significa obedecer aos pais como se estivesse obedecendo a Cristo.

Isso é uma coisa incrível. Você irá ensinar seus filhos a obedecer, não por causa de você, mas por causa de Deus. A sua autoridade é uma autoridade delegada; é passada para você do céu.

Por que os filhos devem obedecer? Porque “isso é agradável (cl 3:20)”, “isso é justo (Ef 6:1)”. A palavra é “díkaion”, justo. Significa “isso é o certo, o correto”. As crianças que desobedecem desonram o Senhor, violam a lei de Deus.

A exceção ao dever de obediência dos filhos aos pais se dá apenas quando os pais lhes derem ordens contrárias à Palavra e autoridade do próprio Deus, porque os filhos têm que estar dispostos a desagradarem aos pais, se estes requererem deles algo contrário a Deus. É esse o sentido de aborrecer, odiar, renunciar aos pais colocado por Jesus em Lucas 14 e Mateus 10.

Mas, fora essa exceção, o primeiro dever de um filho é obedecer. Então, você deve ensinar seus filhos a obedecer. E se você fizer isso, quando eles forem velhos, eles ainda serão obedientes.

O segundo dever dos filhos, então, no versículo 2 de Efésios 6 é: “Honra teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa).” “Obedecer” é ato, ação. “Honra” é a atitude.

Você não quer apenas a obediência de seus filhos. Você não quer uma criança furiosa te obedecendo com um coração bravo, duro. A obediência de uma criança deve conter honra, e que, é claro, vem desde os Dez Mandamentos em Êxodo 20:12.

Você está criando uma criança que vai aprendendo a obedecer aos pais porque vai aprendendo que os pais têm autoridade delegada do Senhor para tornar a vida o mais abençoada possível para eles. Ao mesmo tempo, devem ter uma atitude de honra para com o pai e a mãe.

Patricia e eu costumávamos conversar muito quando estávamos criando nossos filhos sobre a disciplina para a correção das suas atitudes. Nós disciplinamos nossos filhos muito mais pelas atitudes deles do que por suas ações, porque eles eram mais propensos a pensar que só seriam pegos através de seus atos.

Disciplina como consequência de uma atitude pecaminosa é tão importante quanto a disciplina para corrigir um ato do seu filho. Você deve praticar isso, se quiser um filho obediente e reverente para com os pais como representantes de Deus, com autoridade delegada para criá-los para conhecerem e amar a Deus e viverem na plenitude de Sua bênção.

Honrar os pais é o quinto mandamento de Éxodo 20. E é o primeiro mandamento que tem a ver com as relações humanas. Os quatro primeiros têm a ver com Deus. Este é o primeiro que tem a ver com relacionamento humano. O primeiro nível, a primeira experiência de relacionamento humano é entre pais e filhos.

Isso é tão essencial porque vem com uma promessa. Veja o versículo 3 de Efésios 6: “Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”. Este é o primeiro mandamento com promessa. Filhos piedosos, filhos obedientes que honram seus pais, não terão sua vida encurtada por castigo; eles não vão ter a suas vidas encurtadas pelo julgamento divino.

Eles vão viver uma vida longa, abençoada. Isso é o que você quer para seus filhos, certo? Esse é o seu desejo para os seus filhos. E embora este mandamento de honrar os pais tivesse algumas implicações apenas sobre a nação de Israel, ele se aplica à igreja também.

Continua…

_________________

John_macarthur*Esse artigo faz parte de uma série de sermões publicada no site da Grace to You, traduzido e sintetizado pelo site Rei Eterno, reproduzido aqui sob autorização da tradutora.

**John MacArthur, Jr. é pastor da Grace Community Church em Sun Valley, na Califórnia, e autor de diversos livros, entre eles Abaixo a Ansiedade, A Morte de Jesus, Crer É Difícil, Criação ou Evolução, Doze Mulheres Notáveis, Como Educar seus Filhos segundo a Bíblia, Como Obter o Máximo da Palavra de Deus, Como ser Crente em um Mundo de Descrentes, O Caminho da Felicidade, O Livro sobre Liderança, O Poder da Integridade, todos da Editora Cultura Cristã.