Ainda não leu a Parte 1? Leia Aqui.
Ainda não leu a Parte 2? Leia Aqui.

Quinto princípio: paternidade é plano de Deus para o homem. 
Não ter filhos é a exceção no plano de Deus, não a regra.

Isso significa também que o casamento é plano de Deus para o homem. Deus nos projetou como criaturas sexuais, seres sexuais, e o desejo sexual só pode ser satisfeito em uma união entre um homem e uma mulher através de um casamento feito para a vida toda.

[Isto é, em oposição à cultura dominante moderna em que as pessoas se casam sem o compromisso de se manterem casadas até a morte].

Em 1 Coríntios, capítulo 7, Paulo diz: “Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher”. Ele está se referindo a tocar de uma forma sexual. Mas, isso vai ser muito difícil para a maioria, e, então, ele diz: “Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.”

Ora, não é muito sábio ter um monte de gente com desejos sexuais vivendo solteira. Isto é, quando as pessoas decidem não querer casar, isso é um grande problema. Você não tem o casamento. Você não tem filhos. O que você tem é a imoralidade.

Paulo continua a dizer no versículo 9: “Mas, se não podem conter-se, [ou, se não podem controlar seus desejos] casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.”

Nós vivemos atualmente numa sociedade de pessoas individualistas e materialistas que empurram o casamento para algum futuro em que elas já tenham se realizado profissionalmente, ou que tenham adquirido determinada posição, etc. Porém, isso produz imoralidades maciças em todas as direções. E é um sinal de egoísmo, de individualismo.

Quase 50% da população dos EUA com mais de dezoito anos é solteira. E o modelo de família mais comum nos EUA, desde o ano 2000, é formada por uma pessoa, que vive só. Milhões de pessoas solteiras que vivem sós. Esse tipo de comportamento tem aumentado 100% desde 1990. Quase 50% de todos os nascimentos agora são frutos de pessoas solteiras.

90% dos norte-americanos nesta pesquisa da Harris Poll declararam: “A sociedade deve valorizar todos os tipos de famílias igualmente, todos os tipos de famílias de forma igual. Não importa se eles são um homem e uma mulher, se eles são casados ou não, ou se eles são do mesmo sexo. ”

E estes 90% de americanos entrevistados nessa pesquisa acreditam que o tipo ou modelo de família não exerce qualquer influência sobre os filhos gerados nelas. (!!!)

Portanto, a solução para o governo dos EUA está em ceder à imoralidade, comportamento sexual desviado, homossexualidade e luxúria desenfreada, que dominam nossa cultura. E, a propósito, as pessoas passaram a ter direito de fazerem os bebês e depois matá-los (aborto).

Como cristãos e como igreja, precisamos liderar o mundo na defesa do casamento e filhos como a bênção mais preciosa de Deus em toda a vida humana.

Olhe, em primeiro lugar, o casamento é a graça da vida, certo? É o que o Novo Testamento diz. Em segundo lugar, os filhos são uma bênção do Senhor e você deve criá-los da maneira correta. Quando eles forem velhos, eles vão demonstrar por qual maneira foram formados por seus pais.

Este é o desígnio de Deus. Os cristãos não podem aderir ao individualismo e materialismo dessa geração e não quererem se casar. É normal, para um cristão, querer se casar, constituir família, ter filhos.

Agora, vamos voltar para Efésios 6, versos 1 a 3: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”

Preciso dizer: as crianças precisam ser ensinadas a obedecer.Elas não vêm para o mundo prontas para fazerem isso. Elas já chegam ao mundo como reprovados filhos de Adão. São pequenas, belas e fofas. Mas, são ímpias.

Elas chegam ao mundo como pecadores caídos e ostentam a natureza adâmica e a culpa adâmica. As crianças precisam ser ensinadas a obedecer.

A palavra grega usada para ‘filhos’ nesse texto de Efésios é  ‘tekna’, que significa todo filho que ainda está debaixo da autoridade dos pais, que ainda não iniciou sua vida adulta. A palavra ai não se refere a bebês ou crianças pequenas, pois eles ainda não têm capacidade para sequer compreenderem isso. A ordem dada no verso 1 de Efésios 6 se refere àqueles que têm idade suficiente para raciocinar.

E, a propósito, este é o único mandamento na Bíblia para os filhos, repetido várias vezes: “obedecei a vossos pais no Senhor.” Este tipo de obediência é extremamente essencial para a civilização. A sociedade se mantém coesa, ordenada, segura, quando os filhos obedecem a seus pais.

Na verdade, esta ordem está inserida nos mandamentos em Êxodo 20:12, que diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”Em outras palavras, se você não fizer isso, você pode morrer.

E isso é reiterado no próximo capítulo de Êxodo, capítulo 21, versículo 15: “Aquele que ferir a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.” Verso 17: “Quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe certamente será morto.”

Tratava-se da pena de morte para um filho que ferisse ou amaldiçoasse o pai. Repetido em Levítico 20:9: “Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele.”

Isto demonstra a seriedade da questão da obediência. Para formar uma geração de pessoas que podem construir uma sociedade digna, é necessário que os filhos obedeçam aos pais. Isso é absolutamente fundamental.

Olhe para o livro de Provérbios por um minuto, e deixe-me mostrar-lhe algumas coisas aqui, para continuarmos o nosso estudo da Bíblia.

Provérbios é realmente um conjunto de verdades transmitidas dos pais e mães para os filhos, mas particularmente dos pais a seus filhos. Veja o versículos 8 e 9, do capítulo 1: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.”

Em outras palavras, há beleza em um filho que recebe instrução dos pais e obedece. No capítulo 2:1-2, encontramos: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento.”

O capítulo 3 começa da mesma maneira: “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” (3:1-2).

Capítulo 4:1-4: “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.”

No capítulo 4 novamente, versículo 10: “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.”

Capítulo 5:1: “Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido.”

Capítulo 7, mais uma vez: “Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.” (vv.1-2).

O mesmo capítulo, versículo 24: “Agora pois, filhos, dai-me ouvidos, e estai atentos às palavras da minha boca.”

No capítulo 8, versículo 32: “Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.”E vai assim durante toda esta seção maravilhosa.

Você encontra no capítulo 12, versículo 1: “Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.” Não só você deve obedecer, mas você deve aceitar de bom grado a disciplina que conduz você ao caminho da obediência.

Capítulo 13, versículo 1: “O filho sábio aceita a disciplina de seu pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão.” Há pouca dúvida de que este é o cerne de todo este livro de Provérbios. Tão importante.

Capítulo 15, versículo 5: “Um tolo rejeita a disciplina de seu pai, mas o que atenta à repreensão é sensato.” Você quer ser um filho sensato? Você quer crescer e ser um adulto ordenado? Então, ouça a instrução de teu pai e aceite a disciplina de seu pai.

E mais um, no capítulo 28, versículo 7: “O que guarda a lei é filho sábio”. O lado negativo, de acordo com a Lei, no Velho Testamento: se o você amaldiçoar seus pais, se você atacar seus pais, pena de morte. O lado positivo: ouvi-los, aprender com eles, aceitar a disciplina que vem com instruções.

Continua…

_________________

John_macarthur*Esse artigo faz parte de uma série de sermões publicada no site da Grace to You, traduzido e sintetizado pelo site Rei Eterno, reproduzido aqui sob autorização da tradutora.

**John MacArthur, Jr. é pastor da Grace Community Church em Sun Valley, na Califórnia, e autor de diversos livros, entre eles Abaixo a Ansiedade, A Morte de Jesus, Crer É Difícil, Criação ou Evolução, Doze Mulheres Notáveis, Como Educar seus Filhos segundo a Bíblia, Como Obter o Máximo da Palavra de Deus, Como ser Crente em um Mundo de Descrentes, O Caminho da Felicidade, O Livro sobre Liderança, O Poder da Integridade, todos da Editora Cultura Cristã.