Nota da Tradutora:
Esta é uma série de sermões pregados em janeiro de 2016 pelo pastor John MacArthur.
O título remonta a um antigo provérbio chinês, que diz: ‘uma geração planta as árvores e a geração seguinte desfruta de sua sombra.’
Nestes sermões, o pastor John MacArthur ensina, à luz da Palavra de Deus, como podemos ser plantadores destas ‘árvores’, através da prática dos princípios bíblicos na criação dos nossos filhos.
Neles, John MacArthur passeia pelas Escrituras, tratando do caráter cristão. E, assim, são sermões que devem ter a atenção não só daqueles que estão criando filhos ou pretendem fazê-lo. Mas, é um banquete espiritual para todo o servo de Deus que queira aprender na Palavra a como purificar seu caminho (Sl.119:9).


Deus planejou que a sociedade existisse a partir das famílias. Deus criou a família. Deus criou o homem e a mulher e disse: “Construam famílias!”
Isso foi estabelecido por Ele desde o início. Logo em Gênesis 1. Mais tarde, Ele reiterou o mesmo comando a Noé e seus filhos após o dilúvio, no nono capítulo do Gênesis.

As famílias foram planejadas por Deus com a missão de transmitir os princípios de verdade e justiça, de geração em geração. Famílias são as unidades que oferecem a disciplina e instrução, e, portanto, criam a civilização. Elas mantêm a sociedade equilibrada.

Elas oferecem, como um provérbio chinês diz: “sombra para os filhos” – ou seja, uma geração planta uma árvore; a próxima geração goza de sua sombra.

Estamos vivendo em uma época em que se pode questionar se existem árvores sendo plantadas para as gerações futuras. Há uma geração de jovens, mesmo os chamados jovens cristãos de hoje, que têm medo de trazer filhos ao mundo.

Nossa cultura não só permite a destruição da família, mas ainda ajuda e trabalha para essa destruição. Nossa sociedade faz leis visando a destruir a família; podemos vê-las o tempo todo.

Estamos vivendo em uma cultura onde todos os tabus foram abolidos. Só há um tabu para os liberais, e esse é a moralidade bíblica. Fornicação e adultério são abundantes em um nível de pandemia; e para aquelas pessoas que se casam, o divórcio é uma opção fácil para tirá-las do casamento.

Estamos todos cientes do fato de que temos uma rejeição total à liderança masculina. Temos uma cultura feminilizada, mães que trabalham fora, crianças que retornam da escola para lares sem os pais ou que ficam em casa sob a supervisão de outras pessoas, como babás, enquanto seus pais passam o dia fora trabalhando. Temos aborto, milhões de crianças sendo mortas no ventre de suas mães.

Isso vem acontecendo há décadas. Pornografia não só é abundante, mas é protegida por leis de liberdade de expressão. Temos uma mídia dominante que polui as mentes das pessoas com entretenimento que está corrompido. E, se não bastasse, temos a internet através da qual as pessoas podem se explorar, corromper-se, e corromper a outros. É pandemia.

A cultura não irá oferecer qualquer solução; ela só irá agravar a corrupção. E, é bom que se diga,isso é o que este mundo pecaminoso escolheu, como é declarado em Romanos 1:24a: “Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia…”.

A rejeição à autoridade de Deus trouxe o juízo de Deus para este mundo. E o juízo é deixá-lo seguir o curso de suas concupscências.

De acordo com Romanos 1, quando Deus julga uma sociedade, haverá uma revolução sexual, seguida de uma revolução homossexual, seguida de mentes reprováveis, onde não há caminho de volta, porque o pensamento se tornou totalmente corrompido.

[Assim, o pecado é a causa do juízo de Deus. E o juízo é mais pecado. Deus retira as restrições e deixa o homem manifestar o que tem de pior e mais corrupto dentro dele. Quando esses homens encararem a condenação eterna, saberão o motivo.] (Esse assunto é bem explicado pelo pastor John Macarthur no sermão “Quando Deus Abandona uma Nação“.)

E se você tivesse que identificar onde o pensamento é mais agressivamente corrupto, você provavelmente há de responder que, além do mundo do entretenimento, a corrupção maior advém das universidades, que têm a responsabilidade de educar a próxima geração.

Esta cultura não oferece nenhuma solução; e, na verdade, essa cultura está agora sob o julgamento de Deus e marcha a um ritmo acelerado para o inferno. Eu entendo porque as pessoas olham para tudo isso e se perguntam como será para seus filhos e seus netos…

Aparentemente, muitos na igreja não estão dispostos a intensificar e proporcionar às pessoas uma verdadeira compreensão bíblica das relações sexuais, casamento e da família.

Então, o que eu quero fazer para você e para todos nós é só analisarmos o que nos é ensinado na Palavra de Deus e montar um entendimento, uma estrutura para compreendermos o matrimónio, família, e criação de filhos à maneira que Deus projetou.

Abra sua Bíblia no sexto capítulo de Efésios, porque eu só quero definir essa passagem em sua mente, e, então nós analisaremos diversas outras partes das Escrituras. Eu não tenho ideia o quão longe nós vamos chegar. Mas, aviso que tenho muito a dizer.

Efésios 6: 1 a 4: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Isso é um resumo do que o Novo Testamento ensina.

Você encontra uma passagem quase idêntica no terceiro capítulo de Colossenses também. Mas nada disso é novo. Esta é uma reiteração e clarificação do que o Antigo Testamento diz. Deus já havia estabelecido o seu padrão para a família.

Como eu disse, é difícil hoje para a igreja definir esse assunto com a precisão que a Bíblia exige, porque a igreja, a igreja contemporânea, está muito ansiosa por absorver o mundo, e por fazer com que as pessoas do mundo se sintam confortáveis com o que ela prega.

Assim, retornar aos claros, precisos, exatos e exigentes comandos bíblicos a respeito do casamento e da família iria ameaçar igrejas que estão tentando capturar o mundo.

Quero lhes falar sobre cinco princípios que são fundamentais…

Continua…

_________________

John_macarthur*Esse artigo faz parte de uma série de sermões publicada no site da Grace to You, traduzido e sintetizado pelo site Rei Eterno, reproduzido aqui sob autorização da tradutora.

**John MacArthur, Jr. é pastor da Grace Community Church em Sun Valley, na Califórnia, e autor de diversos livros, entre eles Abaixo a Ansiedade, A Morte de Jesus, Crer É Difícil, Criação ou Evolução, Doze Mulheres Notáveis, Como Educar seus Filhos segundo a Bíblia, Como Obter o Máximo da Palavra de Deus, Como ser Crente em um Mundo de Descrentes, O Caminho da Felicidade, O Livro sobre Liderança, O Poder da Integridade, todos da Editora Cultura Cristã.