Nota: Na semana passada publicamos um breve texto sobre a importância da memorização. Hoje estamos postando aqui a explicaçao do sistema de memorização do site Simply Charlotte Mason, traduzido para português pelo site Familia de Trigo. Esse sistema facilitará colocar em prática com sua família o belo hábito perdido de memorização da Palavra de Deus.

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Salmo 119:11

As instruções e o vídeo abaixo descrevem um sistema fácil de usar que ajudará os membros da sua família a desenvolverem o hábito de memorizar e relembrar as Escrituras. Ao gastar apenas cinco ou dez minutos por dia, você e seus filhos podem aprender e reter centenas de versículos!

Etapa1
Obter/confeccionar uma caixa de cartões de índice e quarenta e um divisores com guias que se encaixem dentro dela.

Etapa 2
Rotule os divisores da seguinte forma e coloque-os na caixa por esta ordem:

  • 1- Diário
  • 1- Dia Par
  • 1- Dia Ímpar
  • 7- (Dias da semana) Domingo, segunda-feira, etc.
  • 31 – (Dias do mês) 1-31

Etapa 3
Escreva em cartões ou papéis os versos que você deseja memorizar. Selecione um versículo e coloque atrás do divisor “Diário”. Você trabalhará na memorização deste primeiro. (Empilhe o restante dos versículos a serem aprendidos na frente do divisor Diário para aprender mais tarde.)

Quando você memorizar o versículo da aba “Diário”, mova-o para trás o divisor “Dia par” ou “Dia ímpar”. Conforme os divisores par e ímpar preencherem, mova os cartões para os dias da semana, substituindo o versículo dessas abas pelo versículo decorado mais recentemente, da aba “diário”.
Quando as abas dos dias da semana também estiverem completas com 1 versículo cada dia, mova-os para os dias do mês a cada novo avanço dos cartões.

Etapa 4
A cada dia você dirá os versos por trás de quatro divisores:

Diário
Ímpar ou par
Dia da semana
Dia do Mês

Então, se hoje é terça-feira, dia 3, você vai dizer os versos por trás de Diário, Dia ímpar, terça-feira, e 3.

Tenha em mente que apenas o verso atrás de “Diário” é um novo que você está memorizando; Todos os outros são apenas revisão. Usando o sistema todos os dias do mês, você vai rever todos os versículos que você conhece todos os meses do ano! Recomendamos colocar versos que você sabe muito bem atrás do dia 31, uma vez que é revisado com menos frequência.

Nota do Mulheres Piedosas:

Aqui em casa estamos fazendo esse sistema de memorização há 1 mês e meio. Minha filha de 4 anos já memorizou 6 versículos e 6 perguntas do catecismo para crianças (Em média 1 novo a cada semana). 🙂 Nós estamos memorizando com ela e esse momento se tornou uma rotina deliciosa após o culto doméstico em nosso lar. Nossa filha ama e nós também!

Recebemos a nossa caixinha de uma amiga nos Estados Unidos (por isso está em Inglês), mas segue o modelo que ela fez pra gente, serve como inspiração na hora de vocês confeccionarem o de vocês também! 🙂
Espero que seja útil!

Com amor,
Flávia Silveira

 

 

 

 

 

 

 

___________

Esse sistema de memorização foi publicado originalmente no site Simply Charlotte Mason. Traduzido para o português pelo blog Familia de Trigo, reproduzido aqui com autorização.