*Fonte: https://bit.ly/2xc7PJI

O que você gosta de fazer de divertido? Talvez você goste de brincar de pique-pega no parquinho ou esconde-esconde em seu porão. Talvez você prefira jogar jogos de tabuleiro ou colorir um desenho ou jogar um jogo em um dispositivo eletrônico. Outros ainda podem gostar de se esconder ou de “guerra do polegar”. Todas as crianças gostam de brincar de alguma forma, embora as atividades escolhidas por elas possam ser diferentes. O brincar é uma parte importante do crescimento, e podemos aprender muitas lições ao brincar: lições sobre ganhar e perder, tratar os outros com bondade e servir ao Senhor de todo o coração.

Eu me pergunto o que você pensaria sobre um garoto que foi direto ao trabalho? Nada está escrito sobre este menino jogando ou se juntando a seus amigos para diversão e jogos. Em vez disso, ele trabalhou para o Senhor no tabernáculo. O nome desse menino era Samuel e lemos sobre ele nos livros bíblicos que receberam o nome dele.
Isso não significa que Samuel nunca tenha jogado os jogos de infância que outras crianças jogaram. Mas a Bíblia se concentra no chamado de Samuel para servir ao Senhor desde sua juventude. Você pode perguntar o que isso significa para você. “Como posso servir ao Senhor agora? Eu sou jovem demais? ”“ O que eu tenho que Deus usaria? Há pessoas mais velhas que podem fazer tudo. ”“ Por que eu tenho que servir ao Senhor agora? Não posso me divertir e servi-Lo mais tarde? ”Nenhuma dessas ou outras perguntas impediram Samuel de servir ao Senhor e também não precisam impedir você de fazer isso.

Deus nos chama para não buscar popularidade ou a maior diversão que podemos ter, mas para servi-Lo. O serviço de Deus não era “legal” nem popular nos dias de Eli, o sumo sacerdote. Seus filhos eram ímpios, fazendo coisas ruins bem na frente do local de culto (1 Samuel 2:12, 22-25; 3: 13-14). Era um tempo espiritualmente morto em Israel (a igreja daqueles dias). No entanto, de repente, esse menino, Samuel, foi chamado para servir a Deus fielmente. Este coração voltado ao serviço é evidente na forma como ele escutou a voz de Eli e a respondeu quando achou que a tivesse escutado.

Você tem muitas oportunidades para servir ao Senhor agora. Só porque essas oportunidades podem ser pequenas, isso não significa que elas não sejam importantes. Como você pode servir ao Senhor naquilo que deseja? Muitas vezes, as crianças acham que precisam de certos aparelhos eletrônicos, jogos, roupas ou brinquedos. É fácil querer coisas porque nossos amigos as têm ou querem. Nós também as queremos! Mas você deseja o que Deus quer que você tenha? Como sabemos o que Deus quer que nós tenhamos? Muitas vezes é o que nossos sábios pais sabem que é bom para nós, o que geralmente significa não dar tudo que você pede. Em vez de desejar que tivéssemos mais coisas, Deus gostaria que nos concentrássemos mais em como podemos servi-Lo, como Samuel fez.
Você pode servir ao Senhor sendo cuidadoso em como você gasta seu tempo. É fácil pensar em diversão, jogar jogos de computador, ouvir música ou assistir esportes ou filmes. Estes podem ser relaxantes e preencher o nosso tempo quando estamos entediados. Mas eles te satisfazem? Você foi feito para essas coisas? Em vez disso, você pode usar seu tempo jogando de forma sadia com os outros. Ou você pode fazer uma arte ou cartão para alguém que esteja sofrendo ou solitário; você poderia levar para eles e conversar com eles. Você também pode ler um bom livro que possa lhe ensinar uma lição importante e motivá-lo a servir ao Senhor. Pense em alguém de sua classe que é solitário ou excluído. Você pode pensar em maneiras de ser um amigo para ele? Aproveite o tempo para visitar alguém que possa olhar ou falar de maneira diferente de você, ou que tenha uma cadeira de rodas ou um andador. Como você pode usar seu tempo para aprender uma habilidade útil com a qual você pode servir aos outros? Seus relacionamentos lhe dão oportunidades para servir. Você já perguntou a seus pais como você pode ajudar? Você já passou algum tempo com um irmão ou irmã mais nova, mesmo que seus amigos estejam pedindo para você ir brincar? Você está disposto a interromper uma conversa quando se torna negativa sobre alguém? Você defende alguém diferente ou que sofre bullying?

O mais importante aqui não é sobre Samuel, mas sobre o Senhor. Samuel não pôde lidar com o pecado de Israel nem com o pecado do seu próprio coração. O Espírito Santo deu a ele um coração disposto a ouvir o Senhor e estar ansioso para levar a mensagem de Deus e fazer Sua obra. Também precisamos do Senhor Jesus, que serviu a Deus fielmente durante toda a Sua vida e na Sua morte. Ele providenciou tudo para que sirvamos verdadeiramente a Deus! Este serviço começa nos corações quando eles são feitos novos e vivos pelo Espírito Santo. Continua na vida de crianças e adultos quando eles buscam perdão e seguem o caminho de Cristo para servir a Deus. Fala, Senhor, que teus jovens servos ouvem (1 Samuel 3:10)!
_____________________
*Texto publicado originalmente em ingles no site http://www.bsgtonline.com/read/ . Traduzido aqui mediante permissão do editor.
**O Rev. Don Overbeek é pastor da Congregação Heritage Reformed de Bradford, Ontário.
*** Tradução: Tchai Mussi